TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

DIRETORIA DE CONTROLE DOS MUNICÍPIOS - DMU

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PROCESSO

PCP 08/00129300
   

UNIDADE

município DE Laguna
   

RESPONSÁVEL

Sr - Célio Antonio - Prefeito Municipal
   
ASSUNTO Reinstrução das contas prestadas pelo Prefeito Municipal referente ao ano de 2007, por determinação do Conselheiro Relator do Processo, nos termos do art. 52 da Lei Complementar nº 202/2000
   
RELATÓRIO N° 4.183/2008

INTRODUÇÃO

O MUNICÍPIO de Laguna, está sujeito ao regime de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial deste Tribunal de Contas, nos termos da Constituição Federal, art. 31; da Constituição Estadual, art. 113; da Lei Complementar Estadual nº 202, de 15/12/2000, arts. 50 a 54; da Resolução nº TC 06/2001, 13/12/2001 (RITC), arts. 82 a 94; e da Resolução nº TC 16/94, de 21/12/1994, arts. 20 a 26.

Em atendimento às disposições dos arts. 20 a 26 da Resolução nº TC 16/94 e art. 22 da Instrução Normativa TC nº 02/2001, bem como, a Instrução Normativa nº 04/2004, art. 3º, I, a Prefeitura encaminhou, por meio documental, o Balanço Anual do exercício financeiro de 2007 - autuado como Balanço Consolidado do Município (Processo nº PCP 08/00129300) e o Balanço da Prefeitura Municipal, referente a Prestação de Contas do Prefeito, protocolado sob o n.º 4.175, de 27/02/08, bem como bimestralmente, por meio eletrônico, as informações dos registros contábeis e de execução orçamentária.

A análise das contas em questão procedeu-se através de exame de consistência dos documentos e informações acima mencionados, bem como, verificação dos aspectos constitucionais e legais que norteiam a Administração Pública Municipal, com abrangência e particularidades próprias da metodologia aplicada.

II - DA MANIFESTAÇÃO DO PREFEITO MUNICIPAL

Procedido o exame das contas do exercício de 2007 do Município, foi emitido o Relatório no 2.646/2008 de 15/08/2008, integrante do Processo no PCP 08/00129300.

Referido processo seguiu tramitação normal, tramitado a Exma. Auditora Relatora, que decidiu devolver à DMU para que esta encaminhasse ao Responsável à época, Sr. Célio Antônio, no sentido de manifestar-se sobre as restrições contidas no citado Relatório, nos termos do art. 52 da Lei Complementar nº 202/2000 e art. 57, § 3º do Regimento Interno, o que foi efetuado através do ofício no DMU/TC 12.514/2008, de 21/08/2008.

Considerando que a Exma. Auditora Relatora, em seu despacho, determinou que o Responsável se manifestasse especificamente acerca da restrição contida no item A.5.1.1.1, do citado Relatório, nesta oportunidade, somente será analisada por esta Instrução referida restrição, ainda que tenha o Responsável se manifestado sobre as demais.

Assim, retornaram os autos a esta Diretoria para a devida reinstrução.

III - DA REINSTRUÇÃO

Nestes termos, procedida a reinstrução, apurou-se o que segue:

II - ANÁLISE

A.1 - planEJAMENTO

A.1.1 - Tramitação das Leis Orçamentárias

A.1.1.1 - Plano Plurianual - PPA

O Projeto do Plano Plurianual do Município, para os exercícios financeiros de 2006/2009, foi encaminhado para apreciação do Poder Legislativo em 31/10/2005. O Poder Legislativo, por sua vez, devolveu o Projeto para sanção do Poder Executivo em 01/12/2005, resultando na Lei no 1.125, de 08/12/2005, restando NÃO CUMPRIDO o disposto no art. 35, § 2o, inciso I, do ADCT.

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.1.1.3)

O Projeto das Diretrizes Orçamentárias do Município, para o exercício em exame, foi encaminhado para apreciação do Poder Legislativo em 28/04/2006. O Poder Legislativo, por sua vez, devolveu o Projeto para sanção do Poder Executivo em 21/06/2006, resultando na Lei no 1.155, de 03/07/2006, restando CUMPRIDO o disposto no art. 87, § 6o, inciso I, da LOM.

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.1.1.2)

A.1.1.3 - Orçamento Anual (Fiscal e Seguridade Social) - LOA

O Projeto do Orçamento Anual (Fiscal e Seguridade Social) do Município, para o exercício em exame, foi encaminhado ao Poder Legislativo para apreciação em 30/10/2006. O Poder Legislativo, por sua vez, devolveu o mesmo ao Poder Executivo para sanção em 20/12/2006, resultando na Lei no 1.181, de 21/12/2006, restando NÃO CUMPRIDO, pelo Poder Executivo disposto no art. 87, § 6º, inciso II, da Lei Orgânica Municipal.

A Lei Orçamentária Anual, para o orçamento fiscal, estimou a receita em R$49.149.137,46 e fixou a despesa em R$ 49.149.137,46.

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.1.1.3)

A.1.2 - Realização de Audiências Públicas

O parágrafo único do art. 48, da Lei Complementar Federal no 101/00 prescreve que a Administração Municipal deverá realizar audiências públicas para elaboração e discussão do Projeto do Plano Plurianual.

Assim, tendo como local de divulgação Jornal de Circulação Municipal, a audiência foi realizada no dia 27/06/2005, nas dependências do Auditório da Câmara Municipal de Laguna, EM CUMPRIMENTO ao disposto no ordenamento acima.

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.1.2.1)

A.1.2.2 - Diretrizes Orçamentárias - LDO

O parágrafo único do art. 48, da Lei Complementar Federal no 101/00 prescreve que a Administração Municipal deverá realizar audiências públicas para elaboração e discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Assim, tendo como local de divulgação o Mural Público, a audiência foi realizada no dia 28/03/2006, nas dependências do AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LAGUNA, EM CUMPRIMENTO ao disposto no ordenamento acima.

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.1.2.2)

A.1.2.3 - Orçamento Anual - (Fiscal e Seguridade Social) - LOA

O parágrafo único do art. 48, da Lei Complementar Federal no 101/00 prescreve que a Administração Municipal deverá realizar audiências públicas para elaboração e discussão do Projeto da Lei Orçamentária Anual.

Assim, tendo como local de divulgação Jornal de Circulação Municipal, a audiência foi realizada no dia 18/10/2006, nas dependências da AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LAGUNA, EM CUMPRIMENTO ao disposto no ordenamento acima.

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.1.2.3)

A.1.3 - Orçamento Fiscal

O Orçamento Fiscal do Município, aprovado pela Lei nº 1.181, de 21/12/2006, estimou a receita e fixou a despesa em R$ 49.149.137,46, para o exercício em exame.

A dotação "Reserva de Contingência" foi orçada em R$ 240.000,00, que corresponde a 0,49 % do orçamento.

Os créditos autorizados podem ser assim demonstrados:

Créditos Orçamentários Valor (R$)
Créditos Orçamentários 49.149.137,46
Ordinários 48.909.137,46
Reserva de Contingência 240.000,00
   
(+) Créditos Adicionais (1) 19.518.840,55
Suplementares 17.139.646,35
Especiais (2) 2.379.194,20
   
(-) Anulações de Créditos 17.768.695,35
Orçamentários/Suplementares 17.768.695,35
   
(=) Créditos Autorizados (3) 50.899.282,66

Como recursos para abertura de Créditos Adicionais, foram utilizados os seguintes:

Recursos para abertura de créditos adicionais Valor (R$) %
Recursos de Excesso de Arrecadação 80.650,00 0,41
Recursos de Anulação de Créditos Ordinários 18.446.945,35 93,07
Recursos de Convênios 1.293.245,20 6,52
T O T A L (1) 19.820.840,55 100,00

(1) A divergência apresentada de R$ 302.000,00, entre o total dos créditos adicionais (R$ 19.518.840,55) e o valor dos recursos para abertura de créditos adicionais (R$ 19.820.840,55), encontra-se registrada no item B.1.1, deste Relatório).

(2) A divergência, de R$ 26.299,00, apurada entre o total dos Créditos Adicionais Especiais, registrados no Anexo 12 - Balanço Orçamentário da Lei nº 4.320/64 (R$ 2.352.895,20) e o valor informado pela Unidade, no Sistema e-Sfinge, (R$ 2.379.194,20) está evidenciada no item B.1.2, deste Relatório).

(3) A divergência, de R$ 12.000,00, apurada entre o total dos Créditos Autorizados, registrados no Anexo 12 - Balanço Orçamentário da Lei nº 4.320/64 (R$ 50.911.282,66) e o valor autorizado na Lei Orçamentária nº 1.181/2006, mais suas alterações, (R$ 50.899.282,66), está evidenciada no item B.1.3, deste Relatório.

Os créditos adicionais abertos no exercício examinado atingiram o montante de R$ 19.518.840,55, equivalendo a 39,71% do total orçado. Daqueles créditos, os suplementares representam 87,81% e os especiais 12,19%.

As anulações de dotações efetuadas foram da ordem de R$ 17.768.695,35, equivalendo a 36,15% das dotações iniciais do orçamento.

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.1.3.1)

A execução orçamentária do Município pode ser demonstrada, sinteticamente, da seguinte forma:

Previsão/Autorização

Execução Diferenças
RECEITA 49.149.137,46 37.500.394,26 (11.648.743,20)
DESPESA 50.899.282,66 36.720.383,70 (14.178.898,96)
Superávit de Execução Orçamentária * 780.010,56
Fonte: Balanço Orçamentário

* A divergência de R$ 80.071,35, apurada entre a variação do Saldo Patrimonial Financeiro (R$ 860.081,91) e o Resultado da Execução Orçamentária (Superávit no valor de R$ 780.010,56), refere-se à cancelamento de Restos a Pagar .

Considerando o Orçamento Centralizado (Prefeitura Municipal) e o conjunto do orçamento das demais Unidades tem-se a seguinte execução orçamentária:

  EXECUÇÃO
RECEITAS  
Da Prefeitura 24.170.314,07
Das Demais Unidades 13.330.080,19
TOTAL DAS RECEITAS 37.500.394,26

DESPESAS  
Da Prefeitura 23.581.995,62
Das Demais Unidades 13.138.388,08
TOTAL DAS DESPESAS 36.720.383,70
SUPERÁVIT 780.010,56

Obs.: Na apuração da Receita tanto da Prefeitura como das Demais Unidades foram consideradas as Transferências Financeiras Concedidas e Recebidas, conforme dados do Balanço Financeiro - Anexo 13 da Lei nº 4.320/64 da Unidade Prefeitura Municipal.

Resultado Consolidado

O confronto entre a receita arrecadada e a despesa realizada resultou no Superávit de execução orçamentária da ordem de R$ 780.010,56, correspondendo a 2,08% da receita arrecadada.

Salienta-se que o resultado consolidado Superávit de R$ 780.010,56 é composto pelo resultado do Orçamento Centralizado - Prefeitura Municipal, Superávit de R$ 588.318,45 e do conjunto do Orçamento das demais Unidades Municipais Superávit de R$ 191.692,11.

Impacto do Resultado da Execução Orçamentária da Prefeitura no Orçamento Consolidado

O Orçamento Centralizado (Prefeitura Municipal) teve como resultado o Superávit de execução orçamentária de R$ 588.318,45, face ao confronto da Receita Arrecadada de R$ 24.170.314,07 (ajustada pela dedução das transferências financeiras líquidas realizadas de R$ 6.740.754,60), e a Despesa Realizada R$ 23.581.995,62.

O Superávit de execução orçamentária em questão corresponde a 1,57% da Receita Arrecadada do Município.

Dessa forma, conclui-se que o Resultado da Execução Orçamentária da Prefeitura R$ 588.318,45, interferiu Positivamente no Resultado da Execução Orçamentária do Município.

A Prefeitura e as demais unidades gestoras municipais produzem um resultado superavitário

UNIDADES RESULTADO VALORES R$
PREFEITURA SUPERÁVIT 588.318,45
DEMAIS UNIDADES SUPERÁVIT 191.692,11
TOTAL SUPERÁVIT 780.010,56

O resultado do orçamento consolidado, Superávit de R$ 780.010,56 deu-se em razão do resultado positivo do orçamento centralizado (Prefeitura Municipal), Superávit de R$ 588.318,45, sendo aumentado face ao desempenho positivo em conjunto das demais unidades gestoras municipais, Superávit de R$ 191.692,11.

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.2.1)

A.2.2 - Receita

No âmbito do Município, a receita orçamentária pode ser entendida como os recursos financeiros arrecadados para fazer frente às suas despesas.

A receita arrecadada do exercício em exame atingiu o montante de R$37.500.394,26, equivalendo a 76,30 % da receita orçada.

A.2.2.1 - Receita por Subcategoria Econômica

As receitas por subcategoria econômica e a participação absoluta e relativa de cada uma delas no montante da receita arrecadada, são assim demonstradas:

RECEITA POR SUBCATEGORIA ECONÔMICA

2005

2006

2007

  Valor (R$) % Valor (R$) % Valor (R$) %
Receita Tributária 4.859.656,18 17,88 6.470.402,56 21,32 7.918.874,53 21,12
Receita de Contribuições 105.944,98 0,39 889.808,86 2,93 2.034.475,98 5,43
Receita Patrimonial 270.308,72 0,99 208.386,98 0,69 143.260,65 0,38
Receita de Serviços 142.119,86 0,52 175.399,60 0,58 90.098,59 0,24
Transferências Correntes 18.676.900,81 68,73 20.369.102,61 67,10 23.776.772,50 63,40
Outras Receitas Correntes 3.120.976,01 11,48 2.191.512,56 7,22 2.814.071,05 7,50
Transferências de Capital 0,00 0,00 50.000,00 0,16 722.840,96 1,93
TOTAL DA RECEITA ARRECADADA 27.175.906,56 100,00 30.354.613,17 100,00 37.500.394,26 100,00

Participação Relativa da Receita por SubCategoria Econômica na Receita Arrecadada - 2007

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.2.2.1)

A.2.2.2 - Receita Tributária

A receita tributária compreende os ingressos financeiros oriundos dos tributos de competência do próprio município.

Quadro Demonstrativo da Receita Tributária

RECEITA TRIBUTÁRIA

2005

2006

2007

  Valor (R$) % Valor (R$) % Valor (R$) %
Receita de Impostos 3.752.479,80 77,22 5.231.438,02 80,85 6.561.883,50 82,86
IPTU 1.700.771,29 35,00 2.186.011,06 33,78 2.347.859,76 29,65
IRRF 203.775,01 4,19 376.270,54 5,82 298.853,11 3,77
ISQN 1.515.343,94 31,18 2.195.799,78 33,94 3.312.811,04 41,83
ITBI 332.589,56 6,84 473.356,64 7,32 602.359,59 7,61
Taxas 1.097.621,67 22,59 1.238.287,43 19,14 1.353.020,32 17,09
Contribuições de Melhoria 9.554,71 0,20 677,11 0,01 3.970,71 0,05
             
TOTAL DA RECEITA TRIBUTÁRIA 4.859.656,18 100,00 6.470.402,56 100,00 7.918.874,53 100,00
             

Participação Relativa dos Impostos na Receita Tributária - 2007

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.2.2.2)

A.2.2.3 - Receita de Contribuições

As receitas de contribuições compreendem o somatório das receitas de contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de intervenção nas respectivas áreas.

Quadro Demonstrativo da Receita de Contribuições

RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES

2007

Valor (R$) %
Contribuições Sociais 0,00 0,00
Contribuições Econômicas 2.034.475,98 5,43
Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública - COSIP 2.034.475,98 5,43
Outras Contribuições Econômicas 0,00 0,00
     
Total da Receita de Contribuições 2.034.475,98 5,43
     
TOTAL DA RECEITA ARRECADADA 37.500.394,26 100,00

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.2.2.3)

A.2.2.4 - Receita de Transferências

A receita de transferências é constituída pelos recursos financeiros recebidos de outras Pessoas de Direito Público, basicamente dos governos Federal e Estadual, e de Pessoas de Direito Privado.

Quadro Demonstrativo da Receita de Transferências

RECEITA DE TRANSFERÊNCIAS

2005

2006

2007

  Valor (R$) % Valor (R$) % Valor (R$) %
TRANSFERÊNCIAS CORRENTES 18.676.900,81 68,73 20.369.102,61 67,10 23.776.772,50 63,40
Transferências Correntes da União 11.819.837,61 43,49 13.282.401,82 43,76 14.786.058,74 39,43
Cota-Parte do FPM 7.999.576,76 29,44 8.730.681,86 28,76 10.062.964,80 26,83
(-) Dedução de Receita para formação do FUNDEB - FPM (1.199.936,16) (4,42) (1.309.610,89) (4,31) (1.633.461,17) (4,36)
Cota do ITR 6.493,03 0,02 6.981,88 0,02 21.377,57 0,06
(-) Dedução do Imposto Territorial Rural para formação do FUNDEB - ITR 0,00 0,00 0,00 0,00 (996,76) 0,00
Transferências Financeiras do ICMS - Desoneração L.C. N.º 87/96 58.768,92 0,22 35.027,52 0,12 37.664,17 0,10
(-) Dedução de Receita para Formação do Fundeb - ICMS Desoneração - L.C. N.º 87/96 (8.815,32) (0,03) (5.254,09) (0,02) (6.274,82) (0,02)
Transferências de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Naturais 101.301,42 0,37 127.645,83 0,42 124.564,58 0,33
Transferência de Recursos do Sistema Único de Saúde - SUS - Repasses Fundo a Fundo (União) 3.791.291,82 13,95 4.519.842,42 14,89 5.065.469,30 13,51
Transferência de Recursos do FNAS 504.691,56 1,86 396.693,58 1,31 441.638,01 1,18
Transferências de Recursos do FNDE 381.238,86 1,40 564.113,54 1,86 602.735,19 1,61
Demais Transferências da União 185.226,72 0,68 216.280,17 0,71 0,00 0,00
Outras Transferências da União 0,00 0,00 0,00 0,00 70.377,87 0,19
             
Transferências Correntes do Estado 3.581.834,12 13,18 3.947.447,87 13,00 4.499.159,47 12,00
Cota-Parte do ICMS 2.914.414,35 10,72 3.094.101,27 10,19 3.445.876,44 9,19
(-) Dedução de Receita para formação do Fundeb - ICMS (437.161,93) (1,61) (464.114,93) (1,53) (540.167,04) (1,44)
Cota-Parte do IPVA 924.716,85 3,40 1.132.344,42 3,73 1.387.085,56 3,70
(-) Dedução do IPVA para formação do FUNDEB - IPVA 0,00 0,00 0,00 0,00 (77.762,45) (0,21)
Cota-Parte do IPI sobre Exportação 104.653,91 0,39 114.070,14 0,38 113.109,75 0,30
(-) Dedução de Receita para formação do Fundeb - IPI s/ Exportação (15.363,32) (0,06) (17.101,46) (0,06) (16.966,34) (0,05)
Cota-Parte da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE 0,00 0,00 0,00 0,00 123.111,82 0,33
Outras Transferências do Estado 54.340,00 0,20 36.030,44 0,12 21.723,93 0,06
Transferências de Recursos do Estado para Programa de Saúde - Repasse Fundo a Fundo 36.234,26 0,13 52.117,99 0,17 43.147,80 0,12
             
Transferências dos Municípios 0,00 0,00 4.386,45 0,01 0,00 0,00
Outras Transferências dos Municípios 0,00 0,00 4.386,45 0,01 0,00 0,00
             
Transferências Multigovernamentais 2.673.996,75 9,84 2.681.979,21 8,84 3.095.887,85 8,26
Transferências de Recursos do Fundeb 0,00 0,00 2.681.979,21 8,84 3.095.887,85 8,26
Transferências de Recursos da Complementação da União ao Fundeb 2.673.996,75 9,84 0,00 0,00 0,00 0,00
             
Transferências de Instituições Privadas 140.000,00 0,52 245.040,00 0,81 17.286,00 0,05
             
Transferências de Pessoas 9.640,00 0,04 33.531,00 0,11 5.101,44 0,01
             
Transferências de Convênios 451.592,33 1,66 174.316,26 0,57 1.373.279,00 3,66
             
TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL 0,00 0,00 50.000,00 0,16 722.840,96 1,93
             
TOTAL DAS RECEITAS DE TRANSFERÊNCIAS 18.676.900,81 68,73 20.419.102,61 67,27 24.499.613,46 65,33
             
TOTAL DA RECEITA ARRECADADA 27.175.906,56 100,00 30.354.613,17 100,00 37.500.394,26 100,00

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.2.2.4)

A.2.2.5 - Receita de Dívida Ativa

A dívida ativa origina-se dos créditos da fazenda pública lançados e não arrecadados até a data de seus vencimentos. A arrecadação a título de dívida ativa, no exercício em exame, foi da ordem de R$ 2.053.214,77, conforme demonstrado no quadro abaixo:

Quadro Demonstrativo da Receita de Dívida Ativa

RECEITA DÍVIDA ATIVA

2005

2006

2007

  Valor (R$) % Valor (R$) % Valor (R$) %
Receita da Dívida Ativa Tributária 937.233,99 100,00 937.597,15 100,00 * 2.053.214,77 100,00
Receita da Dívida Ativa Não Tributária 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00
             
TOTAL DA RECEITA DA DÍVIDA ATIVA 937.233,99 100,00 937.597,15 100,00 2.053.214,77 100,00

* A divergência, de R$ 359.213,95, entre a Receita de Dívida Ativa (R$ 2.053.214,77), registrada no Anexo 10 - Comparativo da Receita Orçada com a Arrecada e o valor da Baixa por Cobrança da Dívida Ativa (R$ 2.412.428,72) no Anexo 15, está evidenciada no item B.2.1, deste Relatório.

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.2.2.5)

A.2.2.6 - Receita de Operações de Crédito

Durante o exercício não houve operações dessa natureza.

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.2.2.6)

A despesa orçamentária é aquela realizada pela administração pública para a manutenção e o funcionamento dos serviços públicos, bem como, para a produção, aquisição ou constituição de bens que integrarão o patrimônio público ou para uso da comunidade, devidamente autorizada por lei.

A despesa realizada no exercício em exame do Município atingiu o montante de R$ 36.720.383,70 equivalendo a 72,14% da despesa autorizada.

As despesas por função de governo e as participações absoluta e relativa, de cada uma delas no montante da despesa empenhada, são assim demonstradas:

DESPESA POR FUNÇÃO DE GOVERNO

2005

2006

2007

  Valor (R$) % Valor (R$) % Valor (R$) %
01-Legislativa 1.196.057,14 4,62 1.331.418,26 4,40 1.310.551,61 3,57
02-Judiciária 5.638,78 0,02 0,00 0,00 9.421,06 0,03
04-Administração 5.950.197,05 22,97 6.529.416,81 21,56 8.762.686,02 23,86
06-Segurança Pública 134.010,59 0,52 142.914,90 0,47 162.644,17 0,44
08-Assistência Social 1.022.319,61 3,95 1.024.559,98 3,38 1.004.844,52 2,74
10-Saúde 7.098.315,78 27,41 8.170.230,74 26,97 10.342.300,06 28,17
12-Educação 5.917.108,12 22,85 7.570.179,68 24,99 7.916.426,95 21,56
13-Cultura 780.002,35 3,01 1.037.599,36 3,43 977.339,22 2,66
15-Urbanismo 1.544.172,39 5,96 2.289.749,57 7,56 3.559.573,48 9,69
16-Habitação 11.820,56 0,05 8.667,62 0,03 0,00 0,00
17-Saneamento 9.143,61 0,04 0,00 0,00 43.907,67 0,12
18-Gestão Ambiental 0,00 0,00 9.554,91 0,03 125.930,78 0,34
20-Agricultura 22.756,34 0,09 61.946,73 0,20 45.814,32 0,12
21-Organização Agrária 16,00 0,00 0,00 0,00 647,64 0,00
22-Indústria 0,00 0,00 0,00 0,00 433,89 0,00
23-Comércio e Serviços 33.456,07 0,13 60.165,86 0,20 201.342,47 0,55
24-Comunicações 3.362,49 0,01 265,64 0,00 0,00 0,00
26-Transporte 3.059,88 0,01 5.938,58 0,02 0,00 0,00
27-Desporto e Lazer 114.135,74 0,44 114.570,38 0,38 383.145,86 1,04
28-Encargos Especiais 2.054.562,20 7,93 1.933.065,71 6,38 1.873.373,98 5,10
             
TOTAL DA DESPESA REALIZADA 25.900.134,70 100,00 30.290.244,73 100,00 36.720.383,70 100,00

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.2.3.1)

A.2.3.2 - Demonstrativo das Despesas Empenhadas por Elemento segundo os Grupos de Natureza de Despesa

As despesas empenhadas por elementos são assim demonstradas

:

DESPESA POR ELEMENTOS

2005

2006

2007

  Valor (R$) % Valor (R$) % Valor (R$) %
DESPESAS CORRENTES 23.556.706,63 90,95 27.786.597,61 91,73 35.156.069,26 95,74
Pessoal e Encargos 12.402.576,80 47,89 15.447.072,33 51,00 18.594.880,09 50,64
Aposentadorias e Reformas 691.116,97 2,67 697.085,23 2,30 663.658,62 1,81
Pensões 364.420,04 1,41 450.814,17 1,49 491.024,81 1,34
Contratação por Tempo Determinado 55.590,58 0,21 76.512,71 0,25 110.932,00 0,30
Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil 7.070.909,90 27,30 8.692.314,75 28,70 11.439.562,94 31,15
Obrigações Patronais 1.405.760,34 5,43 2.151.503,18 7,10 2.806.599,76 7,64
Outras Despesas Variáveis - Pessoal Civil 1.531.719,03 5,91 1.919.008,73 6,34 1.834.430,38 5,00
Outras Despesas de Pessoal Decorrentes de Contratos de Terceirização 28.882,68 0,11 784.783,12 2,59 412.916,81 1,12
Sentenças Judiciais 51.542,14 0,20 69.571,72 0,23 22.253,52 0,06
Despesas de Exercícios Anteriores 1.005.281,30 3,88 178.162,08 0,59 237.068,75 0,65
Indenizações Restituições Trabalhistas 197.353,82 0,76 427.316,64 1,41 576.432,50 1,57
Juros e Encargos da Dívida 9.740,53 0,04 0,00 0,00 0,00 0,00
Outros Encargos sobre a Dívida por Contrato 9.740,53 0,04 0,00 0,00 0,00 0,00
Outras Despesas Correntes 11.144.389,30 43,03 12.339.525,28 40,74 16.561.189,17 45,10
Diárias - Civil 105.445,16 0,41 91.713,75 0,30 153.924,33 0,42
Auxílio Financeiro a Estudantes 215.266,98 0,83 251.439,89 0,83 145.696,63 0,40
Material de Consumo 2.133.078,96 8,24 1.724.409,64 5,69 2.458.959,92 6,70
Material de Distribuição Gratuita 458.612,80 1,77 392.493,08 1,30 478.708,18 1,30
Passagens e Despesas com Locomoção 14.891,12 0,06 5.457,05 0,02 5.266,85 0,01
Serviços de Consultoria 62.525,82 0,24 72.202,00 0,24 89.397,65 0,24
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 403.141,07 1,56 514.927,22 1,70 445.307,36 1,21
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 6.178.750,35 23,86 7.301.869,71 24,11 9.276.912,04 25,26
Contribuições 271.150,00 1,05 512.694,09 1,69 265.948,20 0,72
Subvenções Sociais 417.605,49 1,61 505.291,54 1,67 1.038.564,77 2,83
Auxílio-Alimentação 43.595,69 0,17 48.000,00 0,16 103.277,00 0,28
Obrigações Tributárias e Contributivas 182.340,63 0,70 204.634,76 0,68 250.008,52 0,68
Outros Auxílios Financeiros a Pessoas Físicas 31.118,52 0,12 11.592,11 0,04 18.958,94 0,05
Auxílio-Transporte 10.461,90 0,04 9.571,92 0,03 52.465,87 0,14
Sentenças Judiciais 54.192,59 0,21 71.528,37 0,24 311.014,53 0,85
Despesas de Exercícios Anteriores 227.239,28 0,88 561.139,34 1,85 1.294.122,44 3,52
Indenizações e Restituições 334.972,94 1,29 60.560,81 0,20 172.655,94 0,47
             
DESPESAS DE CAPITAL 2.343.428,07 9,05 2.503.647,12 8,27 1.564.314,44 4,26
Investimentos 1.536.484,04 5,93 1.923.115,57 6,35 1.095.632,41 2,98
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 215.148,14 0,83 0,00 0,00 0,00 0,00
Obras e Instalações 195.832,21 0,76 1.302.039,13 4,30 597.332,31 1,63
Equipamentos e Material Permanente 1.125.503,69 4,35 621.076,44 2,05 498.300,10 1,36
Amortização da Dívida 806.944,03 3,12 580.531,55 1,92 468.682,03 1,28
Principal da Dívida Contratual Resgatado 806.944,03 3,12 580.531,55 1,92 468.682,03 1,28
             
Total da Despesa Empenhada 25.900.134,70 100,00 30.290.244,73 100,00 36.720.383,70 100,00

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.2.3.2)

A.3.1 - Movimentação Financeira

O fluxo financeiro do Município no exercício foi o seguinte

:
Fluxo Financeiro Valor (R$)
SALDO DO EXERCÍCIO ANTERIOR 1.529.917,58
Caixa 59.473,44
Bancos Conta Movimento 25.866,93
Aplicações Financeiras 456.204,12
Vinculado em Conta Corrente Bancária 988.373,09
   
(+) ENTRADAS 51.557.302,21
Receita Orçamentária 37.500.394,26
Extraorçamentárias 13.976.836,60
Realizável 1.734.120,78
Restos a Pagar 2.278.640,81
Depósitos de Diversas Origens 2.754.638,38
Serviço da Dívida a Pagar 468.682,03
Transferências Financeiras Recebidas - entrada 6.740.754,60
Acréscimos Patrimoniais (Cancelamento Restos a Pagar) 80.071,35
   
(-) SAÍDAS 49.511.913,15
Despesa Orçamentária 36.720.383,70
Extraorçamentárias 12.791.529,45
Realizável 1.731.625,57
Restos a Pagar 1.127.595,55
Depósitos de Diversas Origens 2.722.871,70
Serviço da Dívida a Pagar 468.682,03
Transferências Financeiras Concedidas - Saída 6.740.754,60
   
SALDO PARA O EXERCÍCIO SEGUINTE 3.575.306,64
Caixa 78,66
Banco Conta Movimento 27.099,33
Vinculado em Conta Corrente Bancária 2.194.817,19
Aplicações Financeiras 1.353.311,46

Fonte: Balanço Financeiro

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.3.1)

OBS.: Por sua vez, as disponibilidades financeiras da Unidade Prefeitura Municipal apresentaram-se da seguinte forma:

Disponibilidades Valor (R$)
Bancos c/ Movimento 19.101,02
Vinculado em C/C Bancária 1.102.456,38
Aplicações Financeiras 1.239.892,93
TOTAL 2.361.450,33

A.4 - Análise Patrimonial

A.4.1 - Situação Patrimonial

A situação patrimonial do Município no início e no fim do exercício está assim demonstrada:

Situação Patrimonial Início de 2007 Final de 2007
  Valor (R$) % Valor (R$) %
Ativo Financeiro 1.552.880,48 4,55 3.595.774,33 9,43
Disponível 541.544,49 1,59 1.380.489,45 3,62
Vinculado 988.373,09 2,89 2.194.817,19 5,76
Realizável 22.962,90 0,07 20.467,69 0,05
       
Ativo Permanente 32.589.847,37 95,45 34.530.354,45 90,57
Bens Móveis 4.616.627,68 13,52 5.127.029,78 13,45
Bens Imóveis 3.865.382,38 11,32 4.170.373,65 10,94
Créditos 24.107.837,31 70,61 (1) 25.232.951,02 66,18
       
Ativo Real 34.142.727,85 100,00 38.126.128,78 100,00
       
ATIVO TOTAL 34.142.727,85 100,00 38.126.128,78 100,00
       
Passivo Financeiro (2) 1.656.496,58 4,85 (2) 2.839.308,52 7,45
Restos a Pagar (3) 1.058.562,57 3,10 2.208.397,88 5,79
Depósitos Diversas Origens (3) 597.934,01 1,75 630.910,64 1,65
       
Passivo Permanente 3.437.666,35 10,07 2.968.984,32 7,79
Débitos Consolidados 3.437.666,35 10,07 2.968.984,32 7,79
       
Passivo Real 5.094.162,93 14,92 5.808.292,84 15,23
       
Ativo Real Líquido 29.048.564,92 85,08 32.317.835,94 84,77
       
PASSIVO TOTAL 34.142.727,85 100,00 38.126.128,78 100,00

Fonte: Balanço Patrimonial

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.4.1)

OBS.: O Passivo Financeiro da Unidade Prefeitura Municipal apresentou como saldo final o montante de R$ 1.955.217,14, distribuído da seguinte forma:

PASSIVO FINANCEIRO Valor (R$)
Restos a Pagar Processados 959.456,16
Restos a Pagar não Processados 543.188,02
Depósitos de Diversas Origens 452.572,96
TOTAL 1.955.217,14

A.4.2 - Variação do Patrimônio Financeiro

A.4.2.1 - Variação do Patrimônio Financeiro Consolidado

A variação do patrimônio financeiro do Município é assim demonstrada:

Grupo Patrimonial Saldo inicial Saldo final Variação
Ativo Financeiro 1.552.880,48 3.595.774,33 2.042.893,85
Passivo Financeiro 1.656.496,58 2.839.308,52 (1.182.811,94)
Saldo Patrimonial Financeiro (103.616,10) 756.465,81 * 860.081,91

* A divergência de R$ 80.071,35, apurada entre a variação do Saldo Patrimonial Financeiro (R$ 860.081,91) e o Resultado da Execução Orçamentária (Superávit no valor de R$ 780.010,56), refere-se à cancelamento de Restos a Pagar .

O confronto entre o Ativo Financeiro e o Passivo Financeiro do exercício encerrado resulta em Superávit Financeiro de R$ 756.465,81 e a sua correlação demonstra que para cada R$ 1,00 (um real) de recursos existentes, o Município possui R$ 0,79 de dívida a curto prazo.

Em relação ao exercício anterior, ocorreu variação positiva de R$ 860.081,91, passando de um déficit financeiro de R$ 103.616,10 para um superávit financeiro de R$ 756.465,81.

OBS.: Confrontando-se o Ativo Financeiro da Unidade Prefeitura Municipal (R$ 2.376.881,95) com seu Passivo Financeiro (R$ 1.955.217,14), apurou-se um Superávit Financeiro de R$ 421.664,81 e a sua correlação demonstra que para cada R$ 1,00 (um real) de recursos existentes, a Prefeitura Municipal possui R$ 0,82 de dívida a curto prazo.

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.4.2.1)

A.4.3 - Variação Patrimonial

Variação patrimonial é qualquer alteração sofrida pelo patrimônio, resultante ou independente da execução orçamentária.

O quadro abaixo demonstra as variações ocorridas no patrimônio do Município, no período analisado:

VARIAÇÕES RESULTANTES DA

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Valor (R$)
Receita Efetiva 35.087.965,54
Receita Orçamentária 37.500.394,26
(-) Mutações Patrimoniais da Receita 2.412.428,72
   
Despesa Efetiva 35.445.107,49
Despesa Orçamentária 36.720.383,70
(-) Mutações Patrimoniais da Despesa 1.275.276,21
   
RESULTADO PATRIMONIAL DA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA (357.141,95)

VARIAÇÕES INDEPENDENTES DA

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Valor (R$)
Variações Ativas 10.370.470,38
(-) Variações Passivas 6.744.057,41
   
RESULTADO PATRIMONIAL - IEO 3.626.412,97

RESULTADO PATRIMONIAL Valor (R$)
Resultado Patrimonial da Gestão Orçamentária (357.141,95)
(+) Resultado Patrimonial - IEO 3.626.412,97
   
RESULTADO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO 3.269.271,02

SALDO PATRIMONIAL NO FIM DO EXERCÍCIO Valor (R$)
Ativo Real Líquido do Exercício Anterior 29.048.564,92
(+) Resultado Patrimonial do Exercício 3.269.271,02
   
SALDO PATRIMONIAL NO FIM DO EXERCÍCIO 32.317.835,94

Fonte: Demonstração das Variações Patrimoniais

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.4.3)

A.4.4 - Demonstração da Dívida Pública

Denomina-se dívida consolidada as obrigações decorrentes de financiamentos ou empréstimos que representem compromissos assumidos, cujo resgate ultrapasse doze meses.

No exercício, a dívida consolidada do Município teve a seguinte movimentação:

MOVIMENTAÇÃO DA DÍVIDA CONSOLIDADA

MUNICÍPIO PREFEITURA
Saldo do Exercício Anterior 3.437.666,35 3.437.666,35
     
(-) Amortização (Débitos Consolidados) 468.682,03 468.682,03
     
Saldo para o Exercício Seguinte 2.968.984,32 2.968.984,32

A evolução da dívida consolidada, considerando o Balanço Consolidado do Município nos últimos três anos, e a sua relação com a receita arrecadada em cada exercício são assim demonstradas:

Saldo da Dívida Consolidada

2005

2006

2007

  Valor (R$) % Valor (R$) % Valor (R$) %
Saldo 4.024.494,98 14,81 3.437.666,35 11,33 2.968.984,32 7,92

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.4.4.1)

A.4.4.2 - Dívida Flutuante

Designa-se dívida flutuante aquela contraída pelo tesouro, por um período inferior a doze meses, quer na condição de administrador de bens de terceiros, confiados a sua guarda, quer para atender as momentâneas necessidades de caixa.

No exercício, a dívida flutuante do Município teve a seguinte movimentação:

MOVIMENTAÇÃO DA DÍVIDA FLUTUANTE Valor (R$)
Saldo do Exercício Anterior 1.657.920,58
   
(+) Formação da Dívida 5.501.961,22
(-) Baixa da Dívida 4.319.149,28
   
Saldo para o Exercício Seguinte 2.840.732,52

Obs.: A divergência no valor de R$ 1.424,00, apresentada entre o Anexo 14 - Balanço Patrimonial e o Anexo 17, Demonstração da Dívida Flutuante, está evidenciada nos item B.4.1 e B.4.2, deste Relatório.

A evolução da dívida flutuante, nos últimos três anos, e a sua relação com o ativo financeiro em cada exercício são assim demonstradas:

Saldo da Dívida Flutuante

2005

2006

2007

  Valor (R$) % Valor (R$) % Valor (R$) %
Saldo 1.361.416,76 114,04 1.657.920,58 106,76 2.840.732,52 79,00

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.4.4.2)

A.4.5 - Comportamento da Dívida Ativa

No exercício, a Dívida Ativa do Município teve a seguinte movimentação:

MOVIMENTAÇÃO DA DÍVIDA ATIVA Valor (R$)
Saldo do Exercício Anterior 24.107.545,39
   
(+) Inscrição 3.537.542,43
(-) Cobrança no Exercício * 2.412.428,72
   
Saldo para o Exercício Seguinte 25.232.659,10

* A divergência, de R$ 359.213,95, entre a Receita de Dívida Ativa (R$ 2.053.214,77), registrada no Anexo 10 - Comparativo da Receita Orçada com a Arrecada e o valor da Baixa por Cobrança da Dívida Ativa (R$ 2.412.428,72) no Anexo 15, está evidenciada no item B.2.1, deste Relatório.

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.4.5)

A.5 - Verificação do Cumprimento de Limites Constitucionais/ Legais

A Legislação estabelece limites mínimos para aplicação de recursos na Educação e Saúde, bem como os limites máximos para despesas com pessoal e remuneração de agentes políticos.

A seguir, analisar-se-á o cumprimento destes limites pelo Município.

A - Receitas com Impostos (incluídas as transferências de impostos) Valor (R$) %
Imposto Predial e Territorial Urbano 2.347.859,76 9,74
Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza 3.312.811,04 13,74
Imposto sobre a Renda e Proventos de qualquer Natureza 298.853,11 1,24
Imposto s/Transmissão inter vivos de Bens Imóveis e Direitos Reais sobre Bens Imóveis 602.359,59 2,50
Cota do ICMS 3.445.876,44 14,29
Cota-Parte do IPVA 1.387.085,56 5,75
Cota-Parte do IPI sobre Exportação 113.109,75 0,47
Cota-Parte do FPM 10.062.964,80 41,73
Cota do ITR 21.377,57 0,09
Transferências Financeiras do ICMS - Desoneração L.C. N.º 87/96 37.664,17 0,16
Receita de Dívida Ativa Proveniente de Impostos 2.053.214,77 8,51
Receita de Multas e Juros provenientes de impostos, inclusive da dívida ativa decorrente de impostos 433.189,03 1,80
     
TOTAL DA RECEITA COM IMPOSTOS 24.116.365,59 100,00

B - DEMONSTRATIVO DA RECEITA CORRENTE LÍQUIDA DO MUNICÍPIO Valor (R$)
Receitas Correntes Arrecadadas 39.053.181,88
(-) Dedução das receitas para formação do FUNDEB 2.275.628,58
   
   
TOTAL DA RECEITA CORRENTE LÍQUIDA 36.777.553,30

C - DESPESAS COM EDUCAÇÃO INFANTIL Valor (R$)
Educação Infantil (12.365) 1.534.519,35
Alimentação e Nutrição em outras funções, destinada à Educação Infantil (10.306) 11.329,61
   
   
TOTAL DAS DESPESAS COM EDUCAÇÃO INFANTIL 1.545.848,96

D - DESPESAS COM ENSINO FUNDAMENTAL Valor (R$)
Ensino Fundamental (12.361) 6.249.414,28
Educação de Jovens e Adultos destinada ao Ensino Fundamental (12.366) 12.586,00
Educação Especial (12.367) 33.600,00
   
   
TOTAL DAS DESPESAS COM ENSINO FUNDAMENTAL 6.295.600,28

F - DEDUÇÕES DAS DESPESAS COM ENSINO FUNDAMENTAL Valor (R$)
Programas Suplementares de Alimentação (Ensino Fundamental) 1.282,49
Despesas com recursos de convênios destinados ao Ensino Fundamental (vide obs.) 907.067,97
Despesas classificadas impropriamente em programas de Ensino Fundamental (conforme pesquisa realizada no Sistema e-Sfinge e relacionada no Anexo 1, deste Relatório) 54.144,40
   
   
TOTAL DAS DEDUÇÕES COM ENSINO FUNDAMENTAL 962.494,86

Obs.: Em razão de inconsistências nos dados referente às Fontes de Recursos, no Sistema e-Sfinge, utilizar-se-á como dedução de convênios os valores informados pela Unidade, conforme fls. 352 a 358 dos autos, transcritos a seguir:

CONVÊNIO VALOR EM R$
Salário Educação, fls. 352 e 353 428.551,30
Transporte Escolar FNDE / PNAT, fls. 354 e 355 68.827,75
Transporte Escolar , fls. 355 e 356 56.833,82
Merenda Escolar PNAE CRECHE - PNAC, fls. 356 e 357 121.094,90
Merenda Escolar PNAE fls. 357 e 358 231.760,20
TOTAL 907.067,97

A.5.1.1 - Aplicação do percentual mínimo de 25% da receita de impostos, incluídas as transferências de impostos (artigo 212 da CF)

Componente Valor (R$) %
Total das Despesas com Educação Infantil (Quadro C) 1.545.848,96 6,41
(+) Total das Despesas com Ensino Fundamental (Quadro D) 6.295.600,28 26,11
(-) Total das Deduções com Ensino Fundamental (Quadro F) 962.494,86 3,99
(-) Ganho com FUNDEB 820.259,27 3,40
(-) Rendimentos de Aplicações Financeiras dos Recursos do FUNDEB 50.838,75 0,21
     
Total das Despesas para efeito de Cálculo 6.007.856,36 24,91
     
Valor Mínimo de 25% das Receitas com Impostos (Quadro A) 6.029.091,40 25,00
   
Valor Abaixo do Limite (25%) 21.235,04 0,09

O demonstrativo acima evidencia que o Município aplicou o montante de R$ 6.007.856,36 em gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino, o que corresponde a 24,91% da receita proveniente de impostos, sendo aplicado a menor o valor de R$ 21.235,04, representando 0,09% do mesmo parâmetro, DESCUMPRINDO o expresso no artigo 212 da Constituição Federal. .

Em razão do exposto, anota-se a seguinte restrição:

A.5.1.1.1 - Despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino no valor de R$ 6.007.856,36, representando 24,91% da receita com impostos incluídas as transferências de impostos, quando o percentual constitucional de 25% representaria gastos da ordem de R$ 6.029.091,40, configurando, portanto, aplicação a MENOR de R$ 21.235,04 ou 0,09%, em descumprimento ao artigo 212 da Constituição Federal

(Relatório n° 2.646/2008 - Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício de 2007 - item A.5.1.1.1)

Receita   R$
Salário Educação Valor Informado 428.551,30
Salário Educação Valor Correto 402.621,63
Receita Valor R$
Salário Educação (1)

(-) Restos a Pagar - Exercício de 2006

428.551,30

83.086,26

Total 345.465,04
Receita Valor R$
Transferência do Salário Educação

(+) Saldo Exercício de 2006

(+) Rendimentos de Aplicação

(-) Restos a Pagar de 2006

364.546,82

35.629,67

2.445,14

83.086,26

Valor a ser deduzido de gastos com ensino 319.535,37
Receita Valor R$
Transporte Escolar - PNATE 68.827,75
Receita Valor R$
Brasil Alfabetizado (2)

Saldo Exercício de 2006

(-) Saldo Exercício de 2007

13.968,00

4.151,00

8.000,00

Valor a ser deduzido de gastos com ensino 10.119,00

2 Esta despesa no valor de R$ 357.679,22 foi apropriada na Secretaria de Educação e Esportes (04.10), mas não foi considerada na determinação do cumprimento constitucional dos gastos com ensino e com ações e serviços públicos de saúde.