Processo n°

PCA 08/00116674

Unidade Gestora

Câmara Municipal de Imbuia

Responsável

Sr. Henrique Leopoldo Erhardt – Presidente da Câmara de Vereadores no exercício de 2007

Interessado

Jarmas Machado – Presidente da Câmara em 2010

Assunto

Prestação de Contas de Administrador - 2007

Relatório n°

50/2011

 

 

1. Relatório

 

 

Tratam os autos da Prestação de Contas da Câmara Municipal de Vereadores de Imbuia, referente ao exercício de 2007, de responsabilidade do Sr. Henrique Leopoldo Erhardt – Presidente à época da Unidade.

 

Em atenção ao disposto no art. 25 da Resolução nº TC – 16/94, a Câmara Municipal de Vereadores de Imbuia enviou a esta Corte de Contas o Balanço Geral referente ao exercício de 2007, o qual foi analisado pela Diretoria de Controle dos Municípios – DMU -, que emitiu o Relatório n° 985/2009, concluindo por sugerir a citação do responsável em face à constatação das seguintes irregularidades:

 

Divergência, no valor de R$ 210.000,00, no Saldo para o Exercício Seguinte demonstrado no Balanço Financeiro, em desacordo com o artigo 103 da Lei nº 4.320/64;

 

Divergência, no valor de R$ 210.000,00, entre as Transferências Financeiras Recebidas demonstradas no Balanço Financeiro e a registrada em Variações Patrimoniais, em desacordo com o artigo 85 da Lei nº 4.320/64;

 

Realização de despesas, no valor de R$ 10.200,00, com contratação de profissional para o exercício de atividades inerentes à contabilidade da Câmara, caracterizando burla ao concurso público, conforme dispõe o art. 37, II da Constituição Federal; 

 

Realização de despesas, no valor de R$ 5.940,00, com contratação de profissional para a prestação de serviços de Assessoria Jurídica para a Câmara, caracterizando burla ao concurso público, conforme dispõe o art. 37, II da Constituição Federal; 

 

 

Ausência de procedimento licitatório para compra de 7 (sete) pacotes de viagem aérea, no montante de R$ 12.671,50, infringindo o disposto no inciso XXI do artigo 37 da Constituição Federal e o artigo 2º, parágrafo 2º do artigo 23, e inciso II do artigo 24 da Lei nº 8.666/93, configurando também fracionamento de despesas;

 

 

Devidamente citado o responsável apresentou justificativas e documentos.

 

Reinstruindo o feito, a Diretoria de Controle dos Municípios – DMU – emitiu o Relatório n° 641/2010, manifestando-se pela manutenção de apenas três irregularidades. O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas exarou o Parecer nº 2.755/2010, manifestando-se no mesmo sentido da Diretoria Técnica.

 

2. Voto

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Foram três as irregularidades apontadas pela instrução. A primeira trata da realização de despesas com contratação de profissional para o exercício de atividades inerentes à contabilidade da Câmara; a segunda refere-se à contratação de profissional para a prestação de serviços de Assessoria Jurídica para a Câmara, ambas caracterizando burla ao concurso público, em afronta ao que dispõe o art. 37, II, da Constituição Federal.  

 

No que toca a irregularidade referente à contratação de profissional para o exercício de atividades inerentes à contabilidade da Câmara afirmou o responsável que a contratação em tela ocorreu em apenas caráter temporário. Entretanto, não há comprovação nos autos do alegado.

 

Já no que se refere à contratação de profissional para a prestação de serviços de Assessoria Jurídica para a Câmara, o responsável alegou que a contratação de serviços de assessoria jurídica não se destinou a ocupação de cargo público, mas teve como objetivo o assessoramento, adotando-se para contratação a dispensa de licitação prevista no artigo 24, II da Lei nº 8.666/93. Entretanto, a diretoria técnica verificou, via Sistema e-Sfinge, que o mesmo profissional foi contratado para prestar serviços de assessoramento jurídico durante os exercícios de 2006 a 2008.

 

A Consultoria Geral e o Ministério Público manifestaram-se pela aplicação das multas, no que os acompanho.

 

Tenho a acrescentar que a análise dos autos e da documentação demonstra que as referidas contratações (profissional para o exercício de atividades inerentes à contabilidade e de profissional para a prestação de serviços de assessoria jurídica) não estavam inseridas nas hipóteses para a contratação temporária de advogado ou escritório de advocacia e contratação de contador ou escritório de contabilidade definidas, nos Prejulgados 1121, 1501, 996 e 1277 que tratam da matéria.

 

No que toca a terceira irregularidade esta trata da ausência de procedimento licitatório para compra de 7 (sete) pacotes de viagem aérea, no montante de R$ 12.671,50, infringindo o disposto no inciso XXI do artigo 37 da Constituição Federal ,  artigo 2º,  artigo 23, § 2º e o artigo 24, inciso II da Lei nº 8.666/93, restando caracterizado o fracionamento de despesas.

 

A Diretoria Técnica constatou, por meio do Sistema e-Sfinge, que a Câmara de Vereadores de Imbuia realizou a compra de 3 (três) pacotes de viagem área no dia 12/06/2007 no valor de R$ R$ 5.626,50 e mais 4 (quatro) pacotes no dia 19/07/2007  no valor de R$ 7.045,00 da empresa CDC Agência de Viagens e Turismo Ltda., totalizando o valor de R$ 12.671,50. Concluiu a DMU que apesar de as contratações serem de mesma natureza e o valor total contratado ser superior ao limite de dispensa de licitação (R$ 8.000,00), esta não foi procedida, pois individualmente as contratações são de valor inferior ao limite, o que caracteriza fracionamento da despesa a fim de evitar o procedimento licitatório.

 

O responsável defende-se afirmando que não houve a intenção de infringir o art.37 da Constituição Federal e inciso II do art.24 da Lei nº 8.666/93, e nem o fracionamento de despesas, pois as contratações foram em datas diferentes e objetivos diferentes apenas coincidindo a mesma empresa de transporte.

 

                O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas acompanhou a Diretoria Técnica. Sustentou em Parecer, ao contrário do que afirma o responsável, de que se trata de despesas da mesma natureza, conforme se verifica na tabela de fl. 191, restando caracterizado o fracionamento das despesas.

 

 No Relatório DMU nº 641/2010 restou demonstrado serem da mesma natureza as despesas realizadas (compra de passagens aéreas), cujo montante alcançou a quantia de R$ 12.671,50, valor superior ao limite para dispensa de licitação (R$ 8.000,00) o que exige a realização de procedimento licitatório. Verifico que procedimento adotado pela Câmara de Vereadores de Imbuia caracteriza fracionamento de despesa.

 

Quanto ao fracionamento da despesa, traz-se a colação o entendimento de Jessé Torres Pereira Junior:

 

" O não - fracionamento continua sendo a diretriz importante na legislação licitatória, tanto que a lei nº 8.666/93 ressalva, na hipótese de dispensabilidade do certame em razão do pequeno valor do objeto (art. 24, inciso II) a inaplicabilidade do permissivo para parcelas da mesma compra. Vale dizer a lei proíbe a contratação direta de compra do objeto que haja sido parcelado no propósito de fracionar seu valor global e com isto evitar-se a realização do procedimento seletivo, que seria obrigatório para a contratação da integralidade. (...)[1]

 

O Tribunal de Contas da União tratou precisamente da matéria sob análise, nos  Acórdãos 1560/2003 e 367/2010 , senão vejamos:

 

Realize procedimento licitatório para a aquisição de passagem aéreas, evitando a compra direta em montante superior ao limite fixado no art. 24, II, da Lei nº 8.666/93, que se caracteriza como fuga ao processo licitatório, com infração aos artigos 37, XXI, da Constituição Federal, e 2º c/c 3º da Lei nº 8.666/93. Acórdão 1560/2003.

 

Realize planejamento de compras a fim de que possam ser feitas aquisições de produtos de mesma natureza de uma só vez, pela modalidade de licitação compatível com a estimativa da totalidade do valor a ser adquirido, abstendo-se de utilizar, nesses casos, o art. 24, inciso II, da Lei nº 8.666/93 para justificar a dispensa de licitação, por se caracterizar como fracionamento de despesa. Acórdão 367/2010 Segunda Câmara (Relação)

 

Pelo exposto, a aplicação de multa é medida que se impõe.

 

Diante do exposto, com fulcro no art. 224 da Resolução nº TC-06/2001, VOTO no sentido de que o Egrégio Plenário adote a seguinte decisão:

     

2. JULGAR IRREGULARES, sem imputação de débito, na forma do artigo 18, inciso III, alínea “b”, c/c o artigo 21, parágrafo único da Lei Complementar n.º 202/2000, as presentes contas, aplicando ao Sr. Henrique Leopoldo Herardt, CPF 573.335.649-91, residente na Comunidade Alto Garrafão, Imbuia - SC, CEP 88.440.000, multas previstas no artigo 69 da Lei Complementar nº 202/2000, pelo cometimento das irregularidades abaixo relacionadas, fixando-lhe o prazo de 30 (trinta) dias a contar da publicação do acórdão no Diário Oficial do Estado para comprovar ao Tribunal o recolhimento das multas ao Tesouro do Estado, sem o que fica desde logo autorizado o encaminhamento da dívida para cobrança judicial, observado o disposto nos artigos 43, II, e 71 da Lei Complementar n.º 202/2000:

 

2.1. R$ 600,00 (seiscentos reais), em face da realização de despesas, no valor de R$ 10.200,00, com contratação de profissional para o exercício de atividades inerentes à contabilidade da Câmara, caracterizando burla ao concurso público, conforme dispõe o art. 37, II, da Constituição Federal (item 1.1 da conclusão do Relatório DMU nº 641/2010);

 

 

2.2. R$ 600,00 (seiscentos reais), em face realização de despesas, no valor de R$ 5.940,00, com contratação de profissional para a prestação de serviços de Assessoria Jurídica para a Câmara, caracterizando burla ao concurso público, conforme dispõe o art. 37, II, da Constituição Federal (item 1.2 da conclusão do Relatório DMU nº 641/2010);

 

 

2.3.  R$ 600,00 (seiscentos reais), em face da ausência de procedimento licitatório para compra de 7 (sete) pacotes de viagem aérea, no montante de R$ 12.671,50, infringindo o disposto no inciso XXI do artigo 37 da Constituição Federal; o artigo 2º da Lei nº 8.666/93; o artigo 23, § 2º;  e o inciso II, do artigo 24 da Lei nº 8.666/93, configurando também fracionamento de despesas (item 1.3 da conclusão do Relatório DMU nº 641/2010).

 

 

3.  DETERMINAR a regularização do Quadro de Pessoal da Câmara Municipal, fazendo a inclusão dos cargos de Contador e Advogado e a imediata investidura através de Concurso Público;

 

 

 

 

 

 

4.  Dar ciência do Acórdão, do Relatório e Voto do Relator que o fundamentam, ao Sr. Henrique Leopoldo Erhardt , Presidente da Câmara de Vereadores de Imbuia no exercício de 2007, ao interessado Sr. Jarmas Machado e a Câmara Municipal de Imbuia.

 

Florianópolis, 04 de março de 2011.

 

 

 

Conselheiro Salomão Ribas Junior

Relator

 



[1]JUNIOR. J.T.P. Comentários à Lei das Licitações e Contratações da Adminstração Pública. 6ª ed.Rio de Janeiro e São Paulo: RENOVAR, 2003.