Processo n°

PCA 08/00144708

Unidade Gestora

Câmara Municipal de Guaraciaba

Responsável

Sr. Idivar Plácido Pasinato - Presidente da Câmara de Vereadores no exercício de 2007

Interessado

Sr. Vandecir Dorigon - Presidente da Câmara de Vereadores no exercício de 2009

Assunto

Prestação de Contas do Presidente da Câmara de Vereadores referente ao exercício financeiro de 2007

Relatório n°

146/2011

 

 

1. Relatório

 

 

Tratam os autos da Prestação de Contas da Câmara Municipal de Vereadores de Guaraciaba, referente ao exercício de 2007, de responsabilidade do Sr. Idivar Plácido Pasinato – Presidente à época da Unidade.

 

Em atenção ao disposto no art. 25 da Resolução nº TC – 16/94, a Câmara Municipal de Vereadores de Guaraciaba enviou a esta Corte de Contas o Balanço Geral referente ao exercício de 2007, o qual foi analisado pela Diretoria de Controle dos Municípios – DMU -, que emitiu o Relatório n° 1486/2009, concluindo por sugerir a citação do responsável em face à constatação das seguintes irregularidades:

 

1.1.1 – Contratação de assessoria e consultoria, no valor de R$ 17.930,00, sendo que, por tratar-se de funções de controle na estrutura administrativa do Poder Legislativo, bem como de atividade de caráter permanente, devem ser exercidas por servidores do quadro de pessoal, conforme dispõe o art. 37, II e V, da Constituição Federal (item 4.1.1, Relatório DMU n° 1486/2009);

 

1.1.2 – Ausência de contabilização dos valores relativos às contribuições previdenciárias incidentes sobre as despesas decorrentes da contratação de serviços de terceiros - pessoa física, impossibilitando o acompanhamento da execução orçamentária e implicando no desconhecimento da composição patrimonial, contrariando os artigos 85, 90 e 105, § 3º, da Lei nº 4.320/64, podendo caracterizar o não recolhimento da parte da empresa à Seguridade Social, em descumprimento ao disposto no art. 22, III da Lei Federal nº 8.212, de 24/06/91 (item 5.1.1, Relatório DMU n° 1486/2009);

 

 

Devidamente citado o responsável apresentou justificativas e documentos.

 

Reinstruindo o feito, a Diretoria de Controle dos Municípios – DMU – emitiu o Relatório n° 5.131/2009, concluindo por sugerir a manutenção das duas irregularidades.

 

O Ministério Público de Contas exarou o Parecer nº MPTC/1479/2011, manifestando-se no mesmo sentido da Diretoria Técnica.

 

2. Voto

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Foram duas as irregularidades apontadas pela instrução. A primeira trata contratação de profissional para a prestação de serviços de assessoria e consultoria, no valor de R$ 17.930,00, sendo que tal atividade por envolver o exercício de funções de controle na estrutura administrativa do Poder Legislativo, bem como, de atividade de caráter permanente, deve obrigatoriamente ser exercidas por servidores do quadro de pessoal, conforme dispõe o art. 37, II e V, da Constituição Federal.

 

O Responsável alega que a contratação teve o intuito de prestar assessoria nas mais diversas áreas de conhecimento, como também instruir os servidores da Câmara. Relata, ainda, que os serviços prestados pela contratação da referida assessoria auxiliou na organização do Poder Legislativo, deliberações em matérias controversas, correção e produção de atos diversos tais como resoluções, portarias, decretos legislativos, dentre outras atividades.  

 

As funções exercidas pela consultoria e assessoria em questão são consideradas de caráter permanentes e próprias do Poder Legislativo Municipal, devendo a sua contratação se dar com provimento através de concurso público, ou, por meio de provimento de cargo comissionado, nos termos do art. 37, II e V, da Constituição Federal. Acrescento ainda, que a Câmara Municipal de Vereadores de Guaraciaba, ao contratar os profissionais referidos nas notas de empenho n° 10.040/2007, 10.056/2007 e 10.105/2007, contrariou o entendimento desta Corte de Contas no que tange a prestação de serviços considerados como funções típicas e permanentes da Administração Pública, expresso nos Prejulgados 1501, 1579 e 1221.

 

Assim, acolho o entendimento da Área Técnica e do Ministério Público de Contas pela aplicação de multa.

 

A segunda irregularidade diz respeito à ausência de contabilização dos valores relativos às contribuições previdenciárias incidentes sobre as despesas decorrentes da contratação de serviço de terceiros – pessoa física -, impossibilitando o acompanhamento da execução orçamentária e implicando no desconhecimento da composição patrimonial, contrariando os artigos 85, 90 e 105, §3°, da Lei n° 4.320/64, podendo caracterizar ainda o não recolhimento da parte da empresa a Seguridade Social, em descumprimento ao disposto no art. 22, III da Lei Federal n° 8.212/91.

 

Ocorre que do comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada – Anexo 11 da Lei nº 4.320/64 - do exercício financeiro de 2007, evidencia o valor de R$ 3.000,00 no elemento de despesa 36 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física. Contudo, não foi possível verificar a contabilização de valores no elemento de despesa 47 - Obrigações Tributárias e Contributivas, onde deveria haver o registro da parcela devida à seguridade social a cargo da Unidade Gestora por ocasião da contratação de serviços de terceiros, indo de encontro à regra estabelecida pela Lei Federal nº 8.212/91, art. 22, inciso III.

 

O responsável em sua defesa argumenta que o valor referente à contribuição previdenciária não recolhida, não foi aplicado em propósitos diversos da finalidade pública. Sustenta, ainda, que os valores previdenciários não recolhidos deveriam ser compensados com os valores recolhidos a maior, entre 2005 e 2007, descontados dos subsídios dos Vereadores de Guaraciaba.

 

Contudo, os argumentos do Responsável não prosperam, uma vez que a restrição trata especificamente da ausência de contabilização dos valores relativos às contribuições previdenciárias incidentes sobre a contratação de serviços de terceiros, fato que impossibilita o acompanhamento da composição patrimonial, contrariando os artigos 85, 90 e 105, §3°, da Lei n° 4.320/64. Neste termos:

 

Art. 85. Os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial, a determinação dos custos dos serviços industriais, o levantamento dos balanços gerais, a análise e a interpretação dos resultados econômicos e financeiros.

 

Art. 90 A contabilidade deverá evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis.

 

Art. 105 [...]

[...]

§ 3º O Passivo Financeiro compreenderá os compromissos exigíveis cujo pagamento independa de autorização orçamentária.

 

Ademais, a ausência de contabilização destes valores pode caracterizar efetivamente o não recolhimento da parte da empresa destinada à Seguridade Social, expressa no art. 22, inciso III, da Lei Federal nº 8.212/91. Assim, a aplicação de multa é medida que se impõe.

 

Diante do exposto, com fulcro no art. 224 da Resolução nº TC-06/2001, VOTO no sentido de que o Egrégio Plenário adote a seguinte decisão:

  

2. JULGAR IRREGULARES, sem imputação de débito, na forma do artigo 18, inciso III, alínea “b”, c/c o artigo 21, parágrafo único da Lei Complementar n.º 202/2000, as presentes contas, aplicando ao Sr. Idivar Plácido Pasinato, Presidente da Câmara no exercício de 2007, CPF 733.139.639-00, com endereço na Av. Presidente Dutra, 602, Centro, Guaraciaba/SC, CEP 88860-000, multas previstas no artigo 69 da Lei Complementar nº 202/2000, pelo cometimento das irregularidades abaixo relacionadas, fixando-lhe o prazo de 30 (trinta) dias a contar da publicação do acórdão no Diário Oficial do Estado para comprovar ao Tribunal o recolhimento das multas ao Tesouro do Estado, sem o que fica desde logo autorizado o encaminhamento da dívida para cobrança judicial, observado o disposto nos artigos 43, II, e 71 da Lei Complementar n.º 202/2000:

 

2.1. R$ 800,00 (oitocentos reais), em face da contratação de assessoria e consultoria, no valor de R$ 17.930,00, sendo que, por tratar-se de funções de controle na estrutura administrativa do Poder Legislativo, bem como de atividade de caráter permanente, devem ser exercidas por servidores do quadro de pessoal, conforme dispõe o art. 37, II e V, da Constituição Federal (item 4.1.1, Relatório DMU nº 5.131/2009);

 

2.2. R$ 800,00 (oitocentos reais), em face ausência de contabilização dos valores relativos às contribuições previdenciárias incidentes sobre as despesas decorrentes da contratação de serviço de terceiros – pessoa física, impossibilitando o acompanhamento da execução orçamentária e implicando no desconhecimento da composição patrimonial, contrariando os artigos 85, 90 e 105, §3°, da Lei n° 4.320/64, podendo caracterizar o não recolhimento da parte da empresa a Seguridade Social, em descumprimento ao disposto no art. 22, III da Lei Federal n° 8.212/91 (item 5.1.1, Relatório DMU nº 5.131/2009).

 

3. Representar à Delegacia da Receita Federal do Brasil de Joaçaba – 9ª Região Fiscal acerca do possível não recolhimento da parte da empresa à Seguridade Social pela Câmara de Vereadores de Guaraciaba no que tange às contribuições previdenciárias incidentes sobre as despesas decorrentes da contratação de serviço de terceiros – pessoa física – em descumprimento ao disposto no art. 22, III, da Lei Federal n° 8.212/91. 

 

4.  Dar ciência do Acórdão, do Relatório e Voto do Relator que o fundamentam, ao Sr. Idivar Plácido Pasinato, Presidente da Câmara de Vereadores de Guaraciaba no exercício de 2007, ao interessado Sr. Vandecir Dorigon e a Câmara Municipal de Vereadores de Guaraciaba.

 

Florianópolis, 23 de maio de 2011.

 

 

 

 

Conselheiro Salomão Ribas Junior

Relator