Processo n°

PCA 09/00019662

Unidade Gestora

Câmara Municipal de Campo Erê

Responsável

Sra. Rozeni da Aparecida Loures Formighieri – Presidente da Câmara no exercício de 2008

Interessado

Álvaro Luiz Viganó – Presidente da Câmara

Assunto

Prestação de Contas de Administrador - 2008

Relatório n°

493/2011

 

 

1. Relatório

 

 

Tratam os autos da Prestação de Contas da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Erê, referente ao exercício de 2008, de responsabilidade da Sra. Rozeni da Aparecida Loures Formighieri – Presidente à época da Unidade.

 

Em atenção ao disposto no art. 25 da Resolução nº TC – 16/94, a Câmara Municipal de Campo Erê enviou a esta Corte de Contas o Balanço Geral referente ao exercício de 2008, o qual foi analisado pela Diretoria de Controle dos Municípios – DMU -, que emitiu o Relatório n° 1.040/2011, concluindo por sugerir a citação da responsável em face à constatação das seguintes irregularidades:

 

 

Pagamento de despesas com prestação de serviços técnicos na execução de concurso público, conforme Edital nº 001/2008, para cargos na Câmara Municipal de Vereadores, no valor de R$ 7.900,00 em desacordo com o disposto na Lei nº 4.320/64, artigos 62 e 63;  

 

 

Contratação de terceiros para prestação de serviços de contabilidade, cujas atribuições são de caráter não eventual e inerentes às funções típicas da administração, devendo estar previstas em Quadro de Pessoal, traduzindo afronta às disposições do inciso II do artigo 37 da Constituição Federal.

 

 

Devidamente citada, a responsável apresentou justificativas (fls. 55/97).

 

Reinstruindo o feito, a Diretoria de Controle dos Municípios – DMU – emitiu o Relatório n° 4.473/2011, manifestando-se pela manutenção da restrição referente ao débito.  O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas exarou o Parecer nº 5.308/2011, manifestando-se no mesmo sentido da Diretoria Técnica.

 

2. Voto

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

A irregularidade apontada pela instrução trata da realização de despesas com o pagamento de prestação de serviços técnicos na execução de concurso público, conforme Edital nº 001/2008, para cargos na Câmara Municipal de Vereadores, no valor de R$ 7.900,00, em desacordo com o disposto na Lei nº 4.320/64, artigos 62 e 63.  

 

A responsável (fl. 54 dos autos) foi devidamente citada através do Ofício nº DMU/TCE 9.082/2011, tendo apresentado defesa, na qual afirmou que a empresa prestou o serviço, sendo que os pagamentos foram realizados em 23/05/2008, conforme nota fiscal e nota de empenho, portanto, depois, da “homologação das inscrições, o que se deu em 09 de abril de 2008 (Doc. 05) e divulgação do resultado preliminar, eis que o resultado final de classificação se deu em 25 de abril de 2008”.

 

Afirma a responsável que após a homologação do certame (Doc. 06), houve intervenção judicial e o concurso foi anulado por decisão nos autos 013.08.000806-5. Diante disso, segundo a responsável, a Câmara Municipal de Vereadores tomou as providências com  vistas ao ressarcimento do erário,    interpondo ação de cobrança ( Doc. 07 – Ação nº 013.11.000285-0). Por fim, alega que “ como a empresa contratada adimpliu o contrato, sendo constatado posteriormente que a execução do contrato se deu de forma irregular, o que chegou ao conhecimento do Poder Legislativo por decisão judicial, uma vez que o certame já havia sido até homologado, a irregularidade em nome da ora Defendente deve ser relevada, até porque a Câmara Municipal iniciou ação judicial para buscar recuperar os valores pagos à empresa”.

 

Conforme consta do Relatório de Reinstrução nº 4.473/2011, o pagamento à Empresa RH Recursos Humanos Ltda. ocorreu em 23/04/2008, contudo, o resultado preliminar do concurso foi divulgado no dia 25/04/2008, portanto, ao efetuar o pagamento antes do encerramento das etapas do concurso, a responsável, assumiu o risco de pagar por um serviço antes do mesmo estar totalmente prestado.

 

Assinala a diretoria técnica que o Contrato nº 004/2008 firmado entre a Câmara Municipal de Campo Erê e a empresa RH Recursos Humanos, em sua Cláusula Quinta dispunha que a forma de pagamento ocorreria da seguinte maneira: 50% no ato da entrega das inscrições preliminares e 50% no ato da entrega do resultado preliminar homologado, portanto, sem qualquer garantia de que o certame seria finalizado. O Ministério Público de Contas acompanhou o entendimento da Consultoria Geral.

 

Entendo que outro não poderia ser outra a conclusão, isto porque, restou comprovado que a responsável efetuou o pagamento a contratada antes de o serviço estar plenamente prestado, em desrespeito aos artigos 62 e 63 da Lei nº 4.320/64, que prescrevem o seguinte:

Art. 62. O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.

Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

 

 J. Teixeira Machado Jr. e Heraldo da Costa Reis explicam,  desta forma, a liquidação da despesa:

 

" A liquidação é, pois a verificação do implemento de condição. Quando o órgão de pessoal prepara a folha de pagamento do mês, deduzindo faltas e impontualidades, está na verdade liquidando a despesa de pessoal do mês, embora na prática não se costume utilizar tal expressão em relação a esse tipo de despesa.

Trata-se de verificar o direito do credor ao pagamento, isto é verificar se o implemento de condição foi cumprido. Isto se faz com base em títulos e documentos. Muito bem, mas há um ponto central a considerar: é a verificação objetiva do cumprimento contratual. O documento é apenas o aspecto formal da processualística. A fase de liquidação deve comportar a verificação in loco do cumprimento da obrigação por parte do contratante. Foi a obra, por exemplo, construída dentro das especificações contratadas? Foi o material entregue dentro das especificações estabelecidas no edital de concorrência ou de outra forma de licitação? Foi o serviço executado dentro das especificações? O móvel entregue corresponde ao pedido? E assim por diante. Trata-se de uma espécie de auditoria de obras e serviços, a fim de evitar obras e serviços fantasmas. Este aspecto da liquidação é das mais transcendente importância no caso das subvenções, exatamente para evitar o pagamento de subvenções e auxílios a entidades inexistentes. O documento de liquidação, portanto, deve refletir uma realidade objetiva.[1]

 

A citação acima transcrita toca em um ponto que notadamente deve ser apreciado quando o tema versar sobre o pagamento antecipado de despesa que é a verificação objetiva do cumprimento contratual, não sendo este o caso encontrado nos autos, pois o concurso ainda não havia sido finalizado. Quanto à ação de cobrança mencionada, em pesquisa realizada ao site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, no momento da elaboração deste voto (17/10/2011), verificou-se que esta ainda encontra-se em andamento, sem qualquer decisão[2].

 

Assim, tendo em vista que o serviço não foi totalmente prestado e que restou configurado o pagamento antecipado de despesa, a imputação do débito é medida que se impõe.

 

Diante do exposto, com fulcro no art. 224 da Resolução nº TC-06/2001, VOTO no sentido de que o Egrégio Plenário adote a seguinte decisão:

      2.1 Julgar irregulares, com imputação de débito, na forma do artigo 18, inciso III, alínea “c”, c/c o artigo 21 caput da Lei Complementar n.º 202/2000, as contas do exercício de 2008, referentes ao ato de gestão da Câmara Municipal de Campo Êre e condenar a responsável, Sra. Rozeni da Aparecida Loures Formighieri - Presidente da Câmara de Vereadores de Campo Erê à época, CPF 637.296.799-53, residente à Rua Terezinha Beltrame nº 879, ao pagamento da quantia de R$ 7.900,00 (sete mil e novecentos reais), referente a despesas com o pagamento com prestação de serviços técnicos na execução de concurso público, Edital nº 001/2008, para cargos na Câmara Municipal de Vereadores em desacordo com o disposto na Lei n. 4.320/64, artigos 62 e 63, conforme apontado no item 1.1.1 da conclusão do Relatório DMU nº 4.473/2011, fixando-lhe o prazo de 30 (trinta) dias a contar da publicação do acórdão no Diário Oficial Eletrônico desta Corte de Contas para comprovar, perante este Tribunal, o recolhimento do valor do débito aos cofres públicos municipais, atualizado monetariamente e acrescido dos juros legais (artigos 40 e 44 da Lei Complementar n.º 202/2000), calculados a partir da data da ocorrência até a data do recolhimento sem o que, fica desde logo autorizado o encaminhamento da dívida para cobrança judicial (artigo 43, II, da Lei Complementar n.º 202/2000).

 

3 RESSALVAR que o exame das contas em questão não envolve o resultado de eventuais auditorias oriundas de denúncias, representações e outras, que devem integrar processos específicos, a serem submetidos à apreciação deste Tribunal de Contas, bem como não envolve o exame de atos relativos à Pessoal, Licitações e Contratos.

 

                

4 DAR CIÊNCIA da decisão com remessa de cópia do Relatório de Reinstrução n.º 4.473/2011 e do Voto que a fundamentam à Responsável, Sra. Rozeni da Aparecida Loures Formighieri, e ao Interessado, Sr. Álvaro Luiz Viganó - Presidente da Câmara/2011.

 

Florianópolis, 17 de outubro de 2011.

 

 

 

Conselheiro Salomão Ribas Junior

Relator

 



[1]J. Teixeira Machado Jr. e Heraldo da Costa Reis. A lei 4.320 comentada. 30 ed. rev. atual. Rio de Janeiro, IBAM, 2000/2001

[2] Foi marcada audiência de instrução e julgamento para o dia 14/02/2012