TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

DIRETORIA DE CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL

Inspetoria 2

DIVISÃO 4

PROCESSO Nº ALC – 06/00522873
UNIDADE GESTORA ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL
INTERESSADO FERNANDO JOSÉ CAMACHO
RESPONSÁVEL FERNANDO JOSÉ CAMACHO

(Período: a partir de 28/06/03)

ASSUNTO Auditoria "in loco" de Licitações, Contratos, Convênios e Atos Jurídicos Análogos, referente ao período de janeiro a dezembro de 2005 (37 atos jurídicos)
Relatório de Auditoria nº DCE/INSP.2 - 425/06

1 INTRODUÇÃO

Em cumprimento ao que determinam a Constituição Estadual - art. 59, IV, a Lei Complementar 202/00 - art. 25 e o Regimento Interno deste Tribunal (Resolução TC-06/01) art. 46, a Unidade Gestora acima identificada foi auditada pela Diretoria de Controle da Administração Estadual - DCE, deste Tribunal de Contas, com base no plano estabelecido no MEMO nº 123/06, autorizado pela Presidência desta Casa em 14/09/06, e ofício nº TCE/DCE/AUD. 13.895/06.

Na análise dos documentos apresentados pela Unidade Gestora, foram considerados os aspectos constantes da legislação vigente sobre a matéria. A auditoria foi executada entre os dias 25 a 29/09/2006 e abrangeu a verificação de atos jurídicos relacionados a licitações e contratos, referente ao período de janeiro a dezembro de 2.005.

Foram contemplados neste Relatório, 37 atos dos 58 relacionados pela Unidade às fls. 29 a 34, analisados em sua totalidade, os quais se acham descritos abaixo e, distribuídos numericamente conforme tabela a seguir.

ATOS Nº ATOS EXISTENTES Nº ATOS ANALISADOS %
Convites 06 05 83
Concorrências 01 01 100
Pregão Presencial 11 05 45
Tomadas de Preços 04 02 50
Dispensas de Licitação 03 03 100
Inexegibilidades de Licitação* 01 00 00
Contratos 17 11 65
Aditivos a Contratos 16 10 62
Termo de Rescisões 00 00 00
Totais 58 37 64

Obs.: * IL 01/2005 - foi analisado no Processo ALC-05/03909882

O critério da amostragem foi adotado em função do volume de processos existentes, da limitação do prazo para realização dos trabalhos e da carência de pessoal para analisar a sua totalidade.

A escolha dos atos para análise se deu de forma proporcional aos tipos existentes, sendo que, preliminarmente, levou-se em conta: seus objetos (não usual, repetitivo), depois com base na magnitude dos valores e, por fim, alguns escolhidos aleatoriamente.

Ressalta-se que os atos não analisados, descritos nas relações em anexo, e que não fizeram parte da amostragem, poderão sofrer apreciação futura com vistas a verificação de sua regularidade, se necessário for.

Os atos jurídicos analisados na presente auditoria são os abaixo relacionados:

Tipo

do Ato

OBJETO LICITAÇÃO Adjudicada/

Contratada

Valor

(R$)

fls.

1

PP 02/05

de 11/01/05

seleção de postos de abastecimento para fornecimento de gasolina comum para os veículos oficiais da APSFS     39 a 53
2 Co 04/05

de 04/02/05

fornecimento de gasolina comum para os veículos oficiais da APSFS Posto San Remo Ltda 128.880,00 54 a 60
Tipo

do Ato

OBJETO LICITAÇÃO Adjudicada/

Contratada

Valor

(R$)

 

3

1º TA ao Co

04/05

20/09/05

alteração do preço

Posto San Remo Ltda

  61

4

2º TA ao Co

04/05

de 05/10/05

alteração do preço

Posto San Remo Ltda

  64
5 PP 03/05

de 10/02/05

Aquisição de formulário contínuo tipo ficha de faturamento, formato 80 colunas Formulário Piloto Ltda. 39.000,00  

6

TP 04/05

de 11/03/05

destinado à contratação de empresa para o fornecimento de passagens aéreas nacionais e internacionais      
7 Co 12/05

de 25/04/05

Fornecimento de passagens aéreas nacionais e internacionais Jamile Agência de Turismo Ltda. 70.000,00  

8

CV 07/05

de 08/03/05

seleção de empresa para execução de serviços de reconhecimento geológico geotécnico     66

a

79

9

Co 15/05

de 10/06/05

execução de serviços de reconhecimento geológico geotécnico Corona Engenharia Ltda.

75.217,42

84

a

89

10 DL 08/05

de 29/04/05

Serviços de Engenharia Sanitária, compreendendo a desunitização de 103 containeres     93 a 95
11 Co 13/05 de 29/04/05 Serviços de Engenharia Sanitária, compreendendo a desunitização de 103 containeres Tecnol Tecnologia Ambiental Ltda. 153.304,35 102

a

108

12 1º TA ao Co 13/05 de 04/07/05 prorrogação de prazo Tecnol Tecnologia Ambiental Ltda.   110

e

110

13 2º TA ao Co 13/05 de 04/07/05 acréscimo de 19,56% Tecnol Tecnologia Ambiental Ltda.   115

e

116

14 3º TA ao Co 13/05 de 04/07/05 prorrogação de prazo Tecnol Tecnologia Ambiental Ltda.   121

e

122

15

CV 14/05

de 14/07/05

seleção de empresa para execução de serviços de dragagem para adequação física do berço 201 do cais do PSFS as condições mínimas de segurança para atracação de navios     130

a

141

16

Co 27/05

de 05/10/05

execução de serviços de dragagem para adequação física do berço 201 do cais .. do porto de SFS as condições mínimas de segurança para atracação de navios

Drag Ltda.

145.000,00

142

e

147

17

DL 15/05

de 16/08/05

Elaboração e execução de todas as etapas do concurso público para provimento de cargos efetivos no quadro de pessoal da APSFS     152

e

154

18

Co 19/05

de 16/08/05

Elaboração e execução de todas as etapas do concurso público para provimento de cargos efetivos no quadro de pessoal da APSFS Fundação Universidade do Vale do Itajaí Taxa de Inscrição 167

e

171

19 PP 16/05

de 24/08/05

Fornecimento de Mobiliário para atender as necessidades de diversos setores Anglo Móveis

Breithaupt Ltda.

24.500,00

14.400,00

 

20

DL 17/05

de 30/08/05

Elaboração dos Projetos Executivos de recuperação e reforço estrutural dos berços 102 e 103 do cais acostável e do sistema de drenagem pluvial do Porto de SFS     173

e

193

21

Co 20/05

de 30/08/05

Elaboração dos Projetos Executivos de recuperação e reforço estrutural dos berços 102 e 103 do cais acostável e do sistema de drenagem pluvial do Porto de SFS

Fundação Ricardo Franco

889.949,62

197

a

202

Tipo

do Ato

OBJETO LICITAÇÃO Adjudicada/

Contratada

Valor

(R$)

 

22

CV 18/05

de 09/09/05

seleção de empresa para execução das obras e serviços da estação marítima de passageiros (complementação das instalações internas) parte integrante do terminal marítimo de passageiros de SFS, localizado dentro da área do porto organizado     218

a

228

23

Co 23/05

de 11/10/05

execução das obras e serviços da estação marítima de passageiros (complementação das instalações internas) parte integrante do terminal marítimo de passageiros de SFS, localizado dentro da área do porto organizado

Urtado Ltda

125.847,46

229

a

236

24 1º TA ao Co 23/05

de 11/10/05

prorrogação de prazo

Urtado Construção Ltda

239

e

240

25

CV 19/05

de 12/09/05

seleção de empresa para levantamento batimetrico com emprego de sistema multifeixe ou similar (...) sondagem jet-probe, levantamento densimétrico e projeto de dragagem e derrocamento do canal de acesso externo e interno e bacia de evolução do P SFS

252

a

265

26

Co 26/05

de 041/11/05

levantamento batimetrico com emprego de sistema multifeixe ou similar (...) sondagem jet-probe, levantamento densimétrico e projeto de dragagem e derrocamento do canal de acesso externo e interno e bacia de evolução do PSFS

Hidrotopo Consultoria e Projetos Ltda

148.000,00

275

a

286

27

CC 21/05

de 13/10/05

seleção de empresa para fornecimento de estacas pranchas metálicas laminadas a quente para contenção estrutural dos berços 102 e 103 do cais acostável do Porto SFS  

291

a

307

28

Co 29/05 de 10/01/05 fornecimento de estacas pranchas metálicas laminadas a quente para contenção estrutural dos berços 102 e 103 do cais acostável do Porto de São Francisco do Sul Arcelor RPS

3.289.461,60

319

a

328

29

1º TA ao Co 29/05 de 10/01/05 redução de R4638.137,66, correspondente a 19,39945% do valor contratado Arcelor RPS   329

e

320

30

PP 22/05

de 18/10/05

seleção de empresa para fornecimento de equipamentos de informática (estações de trabalho, notbooks, impressoras, servidores e switchs) para modernização do parque de informática da APSFS Comp4 Informática

Pauta Equipamentos de Informática e Serviços Ltda.

115.419,00

346

a

359

31

CV 23/05

de 28/10/05

seleção de empresa para a elaboração do projeto básico estrutural (projetos de infra, meso e superestrutura) do viaduto na intercessão da rodovia BR 280 com a Avenida Engenheiro Leite Ribeiro para melhoria das condições de acesso ao Porto

 

 

32

C0 28/05

de 29/11/05

elaboração do projeto básico estrutural (projetos de infra, meso e superestrutura) do viaduto na intercessão da rodovia BR 280 com a Avenida Engenheiro Leite Ribeiro para melhoria das condições de acesso ao Porto Azimute Engenheiros Consultores SC Ltda.

115.100,00

 

33

PP 25/05

de 28/11/05

seleção de empresa para fornecimento de equipamentos de informática (estações de trabalho e notebook)

Negócios Ltda.

Comp4 Ltda.

223.000,00

15.500,00

374

a

387

Tipo

do Ato

OBJETO LICITAÇÃO Adjudicada/

Contratada

Valor

(R$)

 

34

TP 30/05

de 15/12/05

seleção de empresa para execução de serviços de engenharia para construção de sala de geradores de emergência, transferência de entrada de energia em media tensão, instalação de grupos de geradores, chave de transferência e instalação de sistemas de energia estabilizada para alimentação dos sistema de vigilância portuária (ISPSCODE) Sadenco Sul Americana de Engenharia e Comércio Ltda.

694.073,03

400

a

409

35 5º TA ao Co 04/02 de 30/12/2005 prorrogação de prazo por 12 meses a partir de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2006 CIASC   419

e

420

1º ao 4º - ALC - ?
36 7º TA ao Co 15/2002 de 30/12/05 prorrogação de prazo por 06 meses a partir de 1º de janeiro 30 de junho de 2006

Orcali Ltda

438

a

439

1º, 2º e 3º - ALC - 03/00011105

4º e 5º - ALC - 04/05235860 - regulares

6º - ALc - ?

37 6º TA ao Co 17/2002 de 30/12/05 prorrogação de prazo por 06 meses a partir de 1º de janeiro 30 de junho de 2006

Orcali Ltda

  445

e

446

1º e 2º - ALC - 03/00011105

3º e 4º - ALC - 04/05235860 - regulares

5º - ALC - ?

1.1 Das modalidade de licitação

A regra geral para a Administração Pública é a realização da licitação, previsto no artigo 37, da CF/88 e segundo o artigo 3º, da Lei 8666/93, a Licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração.

Assim, o Pregão foi instituido como modalidade de licitação pela Lei Federal n.º 10.520, de 17 de julho de 2002, para aquisição de bens e serviços comuns, com objetivo da redução de preços.

O Decreto Estadual nº 5.798, de 14 de outubro de 2002, regulamentou o pregão, para aquisição de bens e serviços comuns no âmbito do Poder Executivo Estadual. Foi pelo revogado pelo Decreto 105/03 e este foi revogado pelo Decreto n.º 4.161, de 29/03/06.

No ano de 2005, a Administração do Porto lançou as seguintes licitações, inexigibilidade ou dispensa de licitação:

Ano

2.005

tipo Quantidade % Valor

(R$)

%
1 Inexigilidade 1 4 80.000,00 1
2 dispensa 3 12 1.043.253,97 15
3 Carta Convite 6 23 642.061,88 10
4 Tomada de Preço 4 15 841.384,92 13
5 Concorrência 1 4 3.289.461,60 49
6 Pregão 11 42 833.378,00 12
  Total 26 100 6.729.540,37 100

Fonte: Relação fornecida pela APSFS, às fls. 29 a 31

Pelos dados, verifica-se que o Pregão representou em 2005, 42% da quantidade da modalidade de licitação e 12% em valores monetários. Já a dispensa de licitação e a Inexigibilidade, que são exceção a regra, representaram em valores monetários 16%.

Quanto ao efeito do Pregão, no preço dos bens licitados pela Unidade, verificou-se a redução de 12%, enquanto que nas modalidades de tomada de preço, carta-convite e concorrência a redução foi de 16% do preço orçados pela Unidade (cálculo às fls. 452).

Quanto ao objeto contratado pela APSFS em 2005, ficou assim distribuído:

  tipo material serviço
consumo % permanente % terceiro   engenharia %
1 Inexig         80.000,00 100    
2 disp.             1.043.253,97 18
3 CC             642.061,88 11
4 TP 70.000,00 15         771.384,92 14
5 Conc             3.289.461,60 57
6 Preg 411.681,00 85 421.697,00 100        
  Total 481.681,00   421.697,00   80.000,00   5.746.162,37 100

Também pelos dados apresentados pela Unidade, em 2005, na contratação de serviço de engenharia, a dispensa de licitação representou 18%.

Segundo o jurista Benedicto Porto Neto, o pregão:

Segundo Leon Frejda Ezklarowsky "são muitas as vantagens do pregão, distinguindo-se a presteza, busca de melhor preço, redução de gastos e desburocratização". (BLC - set/2002 - 572 p.)

Tipo do Ato Contrato Aditivo
DL 08/2005 13/2005
     
     
DL 015/2005 19/2005  
DL 017/2005 020/2005

O caput, do artigo 3º, da Lei nº 8.666/93, prescreveu:

2.2 Da justificativa - Pregão 02/2005

Tipo do Ato Contrato Aditivo
Pregão 02/2005 04/2005
     

Nos itens 8.9, 8.10 e o Anexo II, do Edital do Pregão nº 02/2005, destinado à seleção de postos de abastecimento para fornecimento de gasolina comum, constaram o seguinte:

item quantidade preço unitário

(R$)'

C max de abast

(CA

gas com 60 mil 2,39 3,83

O parágrafo 1º, da Lei n.º 8.666/93, prescreveu:

A distância fixada pela Unidade, de 8 km do posto de abastecimento no edital, deve ser justificativa pois pode ser um fator de limitação para as empresas participarem contrariando o princípio da igualdade previsto no parágrafo 1º, do artigo 44, da Lei n.º 8.666/93.

2.3 Do número das propostas

Tipo do Ato Contrato fase habilitação nº de proposta fls.
Convite 07/2005 15/2005 2 2 83
Convite 14/2005 17/2005 1 1 148
Convite 19/2005 26/2005 3 1 273

Nos procedimentos acima relacionados, foram apresentadas uma ou duas propostas.

Os artigos 3º, 22 e 44, da Lei n.º 8.666/93, prescreveram:

Vejamos o comentário da Analista de Controle Interno do MPU - Ruth Mara da Silva Moura:

Nos procedimentos em análise, a Unidade homologou o licitante apesar de não constar três propostas válidas e nem realizou a devida justificativa em cumprimento ao disposto no § 7, artigo 22, contrariando assim o disposto no artigo 3º, da Lei n.º 8.666/93.

Tipo do Ato Contrato Aditivo
DL 08/2005 13/2005
     
     

Também Gasparini aponta, no mesmo sentido:

Emiliano José da Silva Filho:

E, a determinação expressa do Tribunal de Contas da União, na Decisão 347/94:

Tipo do Ato Contrato Aditivo
DL 08/2005 13/2005
     
     

Tipo do Ato Contrato Aditivo
DL 08/2005 13/2005
     
     

Item Unidade Qtidade Unit (R$) Total (R$)
1. Pessoal        
1.2. Superior H/h 880 65,00 57.200,00
1.3 Médio H/h 528 35,00 18.480,00
2. Equipamentos        
2.1 ionizador ud 1 7.500,00 7.500,00
2.2 GPS ud 2 550,00 1.100,00
2.3 Equipam.. ud 3 5.500,00 16.500,00
2.4 Veículo apoio ud 1 5.000,00 5.000,00
Admis + impost       47.524,35
Total       153.304,35

objeto fls.
1º Termo Aditivo prorrogação de 60 dias 110
2º Termo Aditivo acréscimo de 19,56% 115
3º Termo Aditivo prorrogação de 60 dias 121
Item Unidade Qtidade Unit (R$) Total (R$)
1. Pessoal        
1.2. Superior H/h 250 65 16.250
1.3 Médio H/h 127 35 4.445
Admis + impost       9.300,75
Total       29.992,75

Tipo do Ato Contrato Aditivo
DL 015/2005 19/2005  

2.8 Do qualificação técnica

Tipo do Ato Contrato Aditivo
Convite 19/2005 26/2005  
Concorrência 21/2005 29/2005  
TP 030/2005    

O item 4.4.4, do Convite nº 19/2005, prescreveu o seguinte:

O item 4..4, da Concorrência nº 21/2005, prescreveu o seguinte:

A Tomada de Preços n.º 30/2005 teve como objeto a seleção de empresa "para execução de serviços de engenharia para construção de sala de geradores de emergência para atender as necessidades do parque operacional do Porto de São Francisco do Sul". No item 5.4, "e", do Edital, constou:

Assim também, o artigo 30, da Lei nº 8.666/93, prescreveu:

2.9 Do prazo de publicação

Tipo do Ato Contrato Aditivo
Concorrência 21/2005 29/2005  

O Edital da Concorrência n.º 21/2005, publicado, em 17/10/05, no DOE/SC n.º 17.744, em 19/10/05, no DOU, previa sua abertura para o dia 21 de novembro de 2005.

No dia 28.10.2005, conforme às fls. 333, foi publicada no Diário Oficial/SC n.º 17.753, pg. 37, a Errata do Edital, nos seguintes termos;

O parágrafo 4º, do artigo. 21, da Lei n.º 8.666/93, prescreveu:

Portanto, a alteração realizada no edital afetou a formulação das propostas. O prazo entre a data da última publicação do Edital e a data de abertura das propostas não decorreu 30 dias, contrariando o disposto no inciso II, "a", do artigo 21, da Lei n.º 8.666/93.

2.10 Da publicidade

Tipo do Ato Contrato Valor (R$)
Concorrência 21/2005 29/2005 3.289.461,60

Portanto, como se tratava de uma Concorrência de grande vulto, a publicação do edital deveria ter sido efetuada num jornal de circulação nacional, obedecendo o disposto no inciso III, do artigo 21, da Lei n.º 8.666/93.

2.11 Da fundamentação para inabilitação

Tipo do Ato Contrato Aditivo
Concorrência 21/2005 29/2005  

Constou da Ata, da Concorrência n.º 021/2005, às fls. 335, o seguinte:

O item 4.1, do Edital da Concorrência n.º 021/2005, às fls. 293, constou o seguinte:

O caput, do artigo 44, da Lei n.º 8.666/93:

Entretanto, não há fundamentação para a inabilitação pois não existe a letra "g", no item 4.1, do Edital, contrariando o disposto no caput, do artigo 44, da Lei n.º 8.666/63.

2.12 Do preço

Tipo do Ato fls. Licitantes

Lances

Valor

(R$)

Resultado fls.
Pregão 22/

2005

346

a

372

Lote 1

Pauta e

Negócios Infor.

239.950,00

217.500,00

desclassificadas por preço excessivo 370 e 371
Pregão 25/

2005

374

a

409

Item 1

Negócios Infor. e Pauta

234.950,00 e

224.200,00

adjudicada Negócios Inf. por R$223.000,00 394

O Anexo V (fls. 368), do Pregão nº 25/2005, do tipo menor preço por item, teve como objeto a seleção de empresa para fornecimento de equipamentos de informática para modernização do parque de informática da Administração do Porto, apresentou o seguinte:

ITEM Característica Quant. Preço Unit

em R$

Preço Total em R$
I Estações de Trabalho - Padrão 03 - Técnico 50    
II Notebook 2    

Na Ata do Pregão n.º 025/2005, apresentou a seguinte classificação:

  Classificação das propostas escritas de menor preço
  Licitante Preço em R$
Negócios de Informática RW Ltda 223.000,00*
Pauta Equipamentos e Serviços Ltda 234.950,00
  Classificação das propostas escritas de menor preço
  Licitante Preço em R$
Comp4 Informática Ltda 15.500,00*
Negócios de Informática RW Ltda 19.032,00

A proposta homologada pela Unidade da empresa Negócios de Informática RW Ltda ficou assim:

ITEM

Característica Quant. Preço Unit

em R$

Preço Total em R$

I

Estações de Trabalho - Padrão 03 - Técnico, marca HP modelo Dc 7600

(P/N EH608LA)

50

R$

4.484,00

R$

224.200,00

II Notebook 2 R$9.516,00 R$19.032,00
VALOR TOTAL EM REAIS R$243.232,00

Entretanto, no Pregão n.º 022/2005, às fls. 369 a 371, foram desclassificadas as propostas das empresas por preço excessivo, no Lote I - 50 Estações de Trabalho - Padrão 03 - Técnico, com os seguintes valores:

  Classificação das propostas escritas de menor preço
  Licitante Preço em R$
Pauta Equipamentos e Serviços Ltda 239.950,00
Negócios de Informática RW Ltda 217.500,00

Portanto, a Unidade deve explicar porque adquiriu os equipamentos com o preço do Pregão n.º 25, no valor de R$224.200,00 quando no Pregão n.º 22, o preço era de R$217.500,00, pagando a diferença a mais de R$6.500,00 (seis mil e quinhentos reais).

2.13 Da justificativa os Termos Aditivos

Em análise os seguintes termos aditivos:

Nº do Termo objeto contrato original objeto
Quinto Termo de 30/12/2005 prorrogação de prazo Co n.º 04/2002 de 30/12/2002 serviços de produção de sistemas e ...
Sexto Termo

de 30/12/2005

prorrogação de prazo Co n.º 17/2002 de 01/03/2002 serviços de limpeza, copa, digitação, office - boy, telefonia e recepção
Sétimo Termo

de 30/12/2005

prorrogação de prazo Co n.º 30/2002 de 01/03/2002 prestação de serviços de vigilância armada

Não foi localizado no processo, as justificativas com a comprovação de preços e as condições mais vantajosa para a Administração que sustentaram as prorrogações dos Contratos n.º 04/2002, 17/2002 e 30/2002, contrariando o inciso II e o parágrafo 2º, do artigo 57, da Lei n.º 8.666/93.

Ano Valor (R$)
2.002 454.146,46
2.003 210.159,55
2.004 55.963,49
Total 720.269,5

Ao Relatório de fiscalização caberia responder o que foi realizado, quando, onde, por quanto, dos seguintes itens do objeto do Contrato:

E no ano de 2005, foi celebrado o 5º Termo Aditivo e seus pagamentos foram:

ano data Valor

(R$)

discriminação
78 20/01/2005 658,97 produção de sistemas
79 20/01/2005 5.931,00 produção de sistemas
187 15/02/2005 2.618,33 produção de sistemas
106 21/032005 8.141,59 produção de sistemas
110 21/03/2005 2.640,59 produção de sistemas
111 21/03/2005 2.640,59 produção de sistemas
252 25/04/2005 5.501,07 produção de sistemas
254 25/04/2005 1.988,61 produção de sistemas
401 24/05/2005 2.908,72 produção de sistemas
490 20/06/2005 3.234,65 produção de sistemas
682 22/07/2005 3.357,65 produção de sistemas
818 24/08/2005 3.311,45 produção de sistemas
959 27/09/2005 2.951,02 produção de sistemas
1.006 28/09/2005 1.067,68 treinamento
1.152 20/10/2005 3.434,68 produção de sistemas
1.155 20/10/2005 2.254,14 produção de sistemas
1.265 18/11/2005 6.624,71 produção de sistemas
1.493 09/12/2005 4.637,34 produção de sistemas
  Total 63.902,79  

Os artigos 66 e 67, da Lei n.º 8.666/93, prescreveu o seguinte:

Diante dos serviços contratados, não foi localizado o relatório de acompanhamento do Contrato n.º 04/2002, contrariando o artigo 67, da Lei n.º 8.666/93.

3 CONCLUSÃO

3.1.1 ausência de procedimentos licitatório para os Contratos de n.º 13, 19 e 20/2005 contrariando o disposto no inciso XXI, do art. 37, da CF/88 e no disposto do art. 3º, da Lei n.º 8.666/93 (item 2.1, do Relatório, fls. 462 a 464);

3.1.2 ausência de justificativa para a limitação de participantes, previsto no Edital do Pregão n.º 02/2005, contrariando o disposto no §1º, do art. 44, da Lei n.º 8.666/93 (item 2.2, do Relatório, fls. 465);

3.1.3 não realização de novo certame licitatório para os objetos dos Convites n.ºs 07, 14 e 19/2005 quando não atingiu três propostas válidas, contrariando o disposto no §7º, art. 22, da Lei n.º 8.666/93 (item 2.3, do Relatório, fls. 466 e 467);

3.1.4 ausência de fundamentação para a celebração do Contrato n.º 13/2005 por Dispensa de Licitação nº 08/2005 contrariando o disposto no IV, do art. 24, da Lei n.º 8.666/93 (item 2.4, do Relatório, fls. 468 a 470);

3.1.5 ausência de instrução do processo da Dispensa de Licitação n.º 08/2005, contrariando o disposto nos incisos II e III, do parágrafo único, do art. 26, da Lei nº 8.666/93 (item 2.5, do Relatório, fls. 470 e 471);

3.1.6 ausência de comprovação da fiscalização do Contrato n.º 13/2005 e do Contrato n.º 04/2002, contrariando o art. 67, da Lei nº 8.666/93 (item 2.6, do Relatório, fls. 471 e 472 e item 2.14, do Relatório, fls. 482 e 483);

3.1.7 ausência de fundamentação para a celebração do Contrato n.º 19/2005 por Dispensa de Licitação n.º 15/2005, contrariando o inciso XII, do art. 24, da Lei nº 8.666/93 (item 2.7, do Relatório, fls. 472 e 473);

É o Relatório.

DCE, em 09 de outubro de 2.006.

Luiz Carlos Uliano Bertoldi

Em: ____ / ____ / _____

Auditor Fiscal de Controle Externo Gerson Luis Gomes
  Auditor Fiscal de Controle Externo
  Chefe de Divisão

DCE-Insp. 2, em ____ / ____ / ____

Paulino Furtado Neto

Auditor Fiscal de Controle Externo

Coordenador da Inspetoria 2