TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

DIRETORIA DE CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL

Inspetoria 2

DIVISÃO 4

PROCESSO Nº ALC – 07/00004335
UNIDADE GESTORA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE MARAVILHA
INTERESSADO ANTÔNIO GALINA

(Período: a partir de 31/03/2006)

RESPONSÁVEL CELSO MALDANER

(Período: de 31/03/2003 a 30/03/06)

ASSUNTO Auditoria "in loco" de Licitações, Contratos, Convênios e Atos Jurídicos Análogos, referente ao período de janeiro a dezembro de 2005 (122 atos jurídicos)
Relatório de Auditoria nº DCE/INSP.2 - 044/2006

1 INTRODUÇÃO

Em cumprimento ao que determinam a Constituição Estadual - art. 59, IV, a Lei Complementar 202/00 - art. 25 e o Regimento Interno deste Tribunal (Resolução TC-06/01) art. 46, a Unidade Gestora acima identificada foi auditada pela Diretoria de Controle da Administração Estadual - DCE, deste Tribunal de Contas, com base no plano estabelecido no MEMO nº 209/06, autorizado pela Presidência desta Casa em 06/12/06, e ofício nº TCE/DCE/AUD. 18.300/06.

Na análise dos documentos apresentados pela Unidade Gestora, foram considerados os aspectos constantes da legislação vigente sobre a matéria. A auditoria foi programada para os dias 27/11 a 02/12/06 mas autorizada para os dias 11 a 16/12/2006 e abrangeu a verificação de 122 atos jurídicos relacionados a licitações e contratos, referente ao período de janeiro a dezembro de 2.005.

Foram contemplados neste Relatório, 66 atos dos 69 relacionados pela Unidade às fls. 31 a 36, analisados em sua totalidade, os quais se acham descritos abaixo e, distribuídos numericamente conforme tabela a seguir:

ATOS Nº ATOS

relacionados (1)

Nº ATOS EXISTENTES Nº ATOS ANALISADOS %
Convites 38 39 (² e ³) 37  
Concorrências 00 00    
Pregão Presencial 00 00    
Tomadas de Preços 9 10 10  
Dispensas de Licitação 12 14 14  
Inexegibilidades de Licitação 00 00    
Contratos 41 40(²) 39  
Termos Aditivos a Contratos 11 22 22  
Autorizações de Uso 00 00    
Termos de Cessão de Uso 00 00    
Totais 111 125 122 98

Os atos jurídicos analisados na presente auditoria são os abaixo relacionados:

  Ato Data Empresa Objeto Valor (R$) fls.
1 CV-

01/05

10/01/05 Auto Posto kakareko I combustíveis e lufrificantes para a Secretária   41

2 Co-

01/05

24/01/05 Auto Posto kakareko I combustíveis e lufrificantes para a Secretária 32.750,00 47
3 1º TA Co-1/05 22/09/05 Auto Posto kakareko I reajuste do valor   54
4 TP-

01/05

06/01/05 Const. Oliveira construção da 3ª etapa da EEB Deonubem Baldissera   56
5 Co-

02/05

22/02/05 Const. Oliveira construção da 3ª etapa da EEB Deonubem Baldissera 499.800,00 73
6 1º TA

20/07/05 Const. Oliveira prazo + 120 dias   83
7 2º TA

14/12/05 Const. Oliveira prazo + 120 dias   84
8 CV-

02/05

01/02/05 Maravilhas Park Hotel alimentação para cursistas do Curso Gestão e Planejamento Descentralizado. 32.400,00 89
9 DL-

01/05

04/02/05 Dionísio Teatro apresentações teatrais na capacitação 5.940,00 -
10 CV-

03/05

11/02/05 Instituto Sagrada Família locação de Imóvel para atender o CEJA de Maravilha , 600 m² de área construída.   90
11 Co -

03/05

22/02/05 Instituto Sagrada Família locação de Imóvel para atender o CEJA de Maravilha , 600 m² de área construída. 1.746,00 mensal 101
12 1º TA Co-3/05 29/04/05 Instituto Sagrada Família para 750 m² de área construída. 26.190,00 103
13 CV-

04/05

25/02/05 Construtora Raupp Ltda

reforma de quadra de esportes da EEB José Marcolino Ecket de Pinhalzinho .   105
  Ato Data Empresa Objeto Valor (R$) fls.
14 Co -

04/05

14/03/0

5

Construtora Raupp Ltda reforma de quadra de esportes da EEB José Marcolino Ecket de Pinhalzinho . 29.950,00 107
15 CV-

05/05

28/02/05 SV. Equip e outros materiais de processamento de dados 21.002,02 118
16 CV-

06/05

08/03/05 Iraci Bertollo & Filhos e outros materiais esportivos para as UE 17.292,00 124
17 CV-

07/05

09/03/05 Piso Oeste Mat. de Const. reforma de piso de duas salas de aula da EEB Vendelino Jungues de Pinhalzinho.   125

18 Co-

05/05

23/03/05 Piso Oeste Mat. de Const. reforma de piso de duas salas de aula da EEB Vendelino Jungues de Pinhalzinho. 2.900,00 -
19 CV-

08/05

09/03/05 Trennepohl Comercio Ltda materiais para manutenção de bens imóveis e equip. e utensílios hidráulicos e elétricos. 17.600,96 127
20 CV-

09/05

17/03/05 Couto & Couto e outro gás de cozinha para as Unidades Escolares. 21.428,60 132
21 CV-

10/05

18/03/05 Couto & Couto e outros materiais de limpeza e produção de higienização UE e outros 17.190,14 138
22 CV-

11/05

01/04/05 Abast.de Comb. Maratona combustíveis e lubrificantes para o uso dos veículos da Gerência de Saúde da SDR/MH.   145
23 Co -

06/05

14/04/05 Abast.de Comb. Maratona combustíveis e lubrificantes para o uso dos veículos da Gerência de Saúde da SDR/MH. 8.575,00 149
24 1º TA 22/09/05 Abast.de Comb. Maratona reajuste do valor   -
25 2º TA 24/11 Abast.de Comb. Maratona reajuste do valor   155
26 TP-

02/05

01/04/05 J.M. Gato Const. e Incorp. demolição e reforma da EEB CGrande STP   157
27 Co -

09/05

10/05/05 J.M. Gato Const. e Incorp. demolição, e reforma de 296,87 m² e ampliação de 37m² , hall de 28,45/4, e reforma no muro da EEB CGrande STP 208.448,94 -
28 TP-

03/05

06/04/05 E.M. Kozoroski G e outros aquisição de equipamentos para atender as necessidades das UE   159
29 Co -

10/05

10/05/05 Zacchi 13 tv de 29 e 10 tv de 20 18.154,00 -
30 Co -

11/05

10/05/05 Antelita da Silva Kit de som 2.190,00 -
31 Co -

12/05

10/05/05 Vimoveis 10 DVd, 07 lavadora, 1 antera, 5 refrigerador e 12 máquinas digitais 18.027,30 -
32 Co -

13/05

10/05/05 M. Kozoroski G 8 Ar, 10 aparelho de som, 20 video, 50 ventiladores 23.707,00 -
33 CV-

12/05

08/04/05 Sivano da Silva Ltda ME alimentação para atletas do Campeonato de Futebol em Romelandia.   162
34 Co -

08/05

10/05/05 Sivano da Silva Ltda ME alimentação para atletas do Campeonato de Futebol em Romelandia. 12.000,00 170
35 CV-

13/05

13/04/05 Artes Modas Ind.e Com cortinas prontas para a EEB Rodrigues Alves de Saudades e EEB Dom HC de Modelo 8.316,00 173
36 DL-

02/05

14/04/05 Editora Globo S/A assinaturas de revistas para as Unidades escolares , turma da Mônica e Galileu   -
37 Co-

07/05

18/04/05 SJM assinaturas de revistas para as Unidades escolares , turma da Mônica e Galileu 5.023,20 -
38 CV-

14/05

19/04/05 San Willas Hotel Ltda alimentação e hospedagem para 53 prof. para capacitação; Curso de Gestores EF 12.508,00 179
39 TP-

04/05

20/04/05 Macodesc ampliação de 918,57m² da EEB H.H.Silva de Romelandia.   197
40 Co -

16/05

10/06/05 Macodesc ampliação de 918,57m² da EEB H.H.Silva de Romelandia. 386.885,08 219
41 1º TA 25/11/05 Macodesc prazo + 90 dias   229
42 DL-

03/05

10/05/05 Jeronio Bernardy ME materiais/serviços p/bebedouros 2/EEB J. Marcolino Eckert, 1/EEB V. Jungues. 7.850,50 -
43 CV-

15/05

16/05/05 Ambrósio Batistela alimentação p/professores em capacitações   230
Maravilhas Park Hotel alimentação p/professores em capacitações   230
44 Co -

14/05

03/06/05 Ambrósio Batistela ME

alimentação para professores que participarão em capacitações e eventos 19.000,00 -
  Ato Data Empresa Objeto Valor (R$) fls.
45 Co -

15/05

03/06/05 Maravilhas Park H alimentação para professores que participarão em capacitações e eventos 5.800,00 -
46 CV-

16/05

17/05/05 Editora Jornalística Novoeste Ltda assinaturas semanais de jornal de circulação regional p/a UE   236
47 Co -

17/05

09/06/05 Editora Jornalística Novoeste Ltda assinaturas semanais de jornal de circulação regional p/a UE 15.600,00 238
48 CV-

17/05

30/05/05 Planafer Móveis materiais e serviços para construção de uma escada de ferro na EEB. João XXIII.   243
49 C0-

20/05

17/06/05 Planafer Móveis materiais e serviços para construção de uma escada de ferro na EEB. João XXIII. 4.321,00 -
50 CV-

18/05

06/06/05 Lucia Helena Knak Ltda alimentação para atletas que participarão de Jogos escolares de SC no 20 a 25/06 14.910,00 245
51 Co-

19/05

17/06/05 Lucia Helena Knak Ltda alimentação para atletas que participarão de Jogos escolares de SC no 20 a 25/06 14.910,00 -
52 TP-

05/05

20/05/05 Marco Garcia O. S ampliação da EEB Prof. Manuel F.T. Iraceminha 492, m²   247
53 Co -

18/05

14/06/05 Marco Garcia O. S ampliação da EEB Prof. Manuel F.T. Iraceminha com 492, m² 177.899,98 -
54 TP-

06/05

20/06/05 Ax Comércio e representações Ltda equipamentos multifuncionais impressora, scaner e copiadora para as UE   251
55 Co -

21/05

20/07/05 Ax Comércio e representações Ltda equipamentos multifuncionais impressora, scaner e copiadora para as UE 55.470,00 -
56 DL-

04/05

20/06/05 Empreiteira de Mão de Obra Trennepohl materiais e serviços p/ reconstruir o telhado e o forro da EEB C. Werlang de Saudades. 7.968,30 -
57 CV-

19/05

23/06/05 San Willas Hotel Ltda alimentação e hospedagem p/ professores Curso de Aperfeiçoamento de 25 a 29/0705 16.500,00 253
58 TP-

07/05

29/06/05 Juliane Terezinha Tumeleiro e outros materiais de expediente para as Unidades escolares, GEECT e SDR de Maravilha.   259
59 Co -

22/05

03/08/05 Juliane Terezinha Tumeleiro e outros materiais de expediente para as Unidades escolares, GEECT e SDR de Maravilha. 52.120,87 -
60 Co -

23/05

03/08/05 Conte e Cia materiais de expediente para as Unidades escolares, GEECT e SDR de Maravilha. 10.845,80 -
61 CV-

20/05

11/07/05 Marco Garcia Obras e Serviços Ltda reforma de cozinha e pintura da EEB. Jorge Lacerda de Flor do Sertão-SC.   264
62 Co -

25/05

18/08/05 Marco Garcia Obras e Serviços Ltda reforma de cozinha e pintura da EEB. Jorge Lacerda de Flor do Sertão-SC. 43.992,50 281
63 CV-

22/05

08/08/05 Bregomar Veículos Ltda locação de veículo de representação 2.095,00 310
64 Co-

26/05

08/08/05 Bregomar Veículos Ltda locação de veículo de representação 8.938,67 311
65 1º TA 19/12/05 Bregomar Veículos Ltda prazo   315
66 CV-

23/05

09/08/05 Telecopy Equipamentos Ltda peças e acessórios p/computadores, material de processamento as UE 6.152,30 318
67 CV-

24/05

12/08/05 Roclavatur Ltda serviços de transporte coletivo (ônibus) para transportar alunos e professores   320
68 Co -

27/05

26/08/05 Roclavatur Ltda serviços de transporte coletivo (ônibus) para transportar alunos e professores 9.325,00 -
69 CV-

25/05

15/08/05 IJG Super Mercado Ltda alimentação p/ atletas e prof. nos Jogos Abertos de SC. 3.108,45 322
70 CV-

26/05

22/08/05 EB Instalações Elétricas Ltda projeto elétrico na EEB José Marcolino Eckert de Pinhalzinho   324
71 Co -

29/05

06/09/05 EB Instalações Elétricas Ltda projeto elétrico na EEB José Marcolino Eckert de Pinhalzinho 16.731,12 -
72 DL-

05/05

08/08/05 P.F: Priscila Genara Padilha e outros projeto oficina Regional de teatro do Comitê temático da Cultura e Esporte 7.680,00 -
73 Co -

30/05

09/09/05 Priscila Genara Padilha projeto oficina Regional de teatro do Comitê temático da Cultura e Esporte 1.920,00 -
74 Co -

31/05

09/09/05 Laédio J. Martins projeto oficina Regional de teatro do Comitê temático da Cultura e Esporte 1.920,00 -
75 Co -

32/05

09/09/05 Giovana Spadini projeto oficina Regional de teatro do Comitê temático da Cultura e Esporte 1.920,00 -
76 Co -

33/05

09/09/05 Raquel Guerra projeto oficina Regional de teatro do Comitê temático da Cultura e Esporte 1.920,00 -
  Ato Data Empresa Objeto Valor (R$) fls.
77 CV-

27/05

26/08/05 Vimóveis Com. e outro mobiliário e equipamentos para atender as necessidades do NEP da SDR/MH 12.266,90 326
78 CV-

28/05

29/08/05 Potencia Som e Informática Ltda equipamento Projetor de multimídia p/ as Unidades Escolares 4.899,00 329
79 CV-

29/05

30/08/05 Potencia Som e Informática Ltda 3 microcomputadores estação de trabalho Pentium 4-320 GHz 6.945,00 331
80 CV-

30/05

16/09/05 Polibrio e outros materiais de limpeza e produção de higienização e gás de cozinha 13.653,65 -
81 TP-

08/05

23/09/05 Marco Garcia Obras e Serviços Ltda ampliação na EEB Oscar Majollo de São Miguel da Boa Vista em 725,28 m²   336
82 Co -

35/05

08/11/05 Marco Garcia Obras e Serviços Ltda ampliação na EEB Oscar Majollo de São Miguel da Boa Vista em 725,28 m² 289.994,42 356
83 CV-

39/05

26/09/05 Pratas Park Hotel Ltda serviço de hotelaria e alimentação no período de 24 a 28 de outubro de 2005. 26.500,00 367
84 DL-

06/05

10/10/05 Pavisa Ltda reconstrução do murro da EEB João XXIII de Maravilha   -
85 Co -

34/05

19/10/05 Pavisa Ltda reconstrução do murro da EEB João XXIII de Maravilha 7.979,25 -
86 CV-

40/05

11/10/05 Gambatto Vehículos Ltda aquisição de dois veículos automotores novos, zero Km, 2005   370
87 Co -

36/05

17/11/05 Gambatto Vehículos Ltda aquisição de dois veículos automotores novos, zero Km, 2005 61.707,00 -
88 CV-

41/05

10/10/05 Telecópy Equipamentos Ltda fornecimento de materiais de processamento de dados para as EU da GEECt/SDR-MH 4.370,00 374
89 CV-

42/05

17/10/05 Lucia Helena Knak ME alimentação para Idosos, a ser realizado no dia 29/10/05. 6.860,00 376
90

DL-

07/05

19/10/05 Pavisa Ltda materiais e serviços para reconstruir parte do murro da EEB João XXIII de Maravilha. 7.979,00 -
91 CV-

44/05

04/11/05 Brunatur Agência de Viagens Ltda serviço de transporte coletivo (ônibus) para transportar alunos, professores   381
92 Co -

37/05

23/11/05 Brunatur Agência de Viagens Ltda serviço de transporte coletivo (ônibus) para transportar alunos, professores 12.985,00 382
93 CV-

45/05

04/11/05 Vimóveis Comércio de Móveis Ltda fornecimento de mobiliário e equipamentos para a Gerência de Saúde da SDR/MH 3.285,30 387
94 CV-

47/05

24/11/05 Met Modelo material e serviços p/capatação de chuva na EEB J. M E de Pinhalzinho   388
95 Co -

40/05

12/12/05 Met Modelo material e serviços p/capatação de chuva na EEB J. M E de Pinhalzinho 10.972,50 -
96 DL-

48/05

23/11/05 APK sonorização e iluminação do FE da Canção   -
97 Co -

38/05

24/11/05 APK sonorização e iluminação do FE da Canção, Maravilha no dia 25/11/05. 4.000,00 -
98 DL-

49/05

07/12/05 Macol Manfrin materiais e serviços p/reforma emergencial na EEB Anita Garibaldi , Romelandia . 4.104,00 -
99 DL-

50/05

07/12/05 Pavisa reforma de telhado na EEB Emília Boos Laus Schimidt de Saltinho. 7.208,00 -
100 DL-

51/05

07/12/05 Emp. de Mão de obra Trennepohl Ltda materiasi e serviços p/construção/drenagem na EEB Sta Terezinha de Maravilha. 4.275,93 -
101 DL-

52/05

07/12/05 C.E.R.V. do Araçá matérias e serviços p/reforma emergencial na EEF João Paul o Kremer de Saudades. 3.944,30 -
102 DL-

53/05

07/12/05 Marco G.Obras e Serviços serviços de Engenharia para elaboração de projetos de construção. 7.700,00 -
103 TP-

55/05

19/12/05 E.M.G.Serviços Ltda ME ampliação de 584,51 m² na EEF Juscelino K. de Oliveira 260.032,41 391
104 TP-

56/05

22/12/05 E.San Marino Proj. Execuções ampliação de 508,57 m² na EEB Vendelino Jungues de Pinhalzinho 218.988,24 395
105 Co -

28/05

31/08/05 Almaq locação de Mpaquina fotocopiadora

- PP - 091/2004

3.900,00 398
106 DL- s/n

  Amerios locação de 3 salas 5 meses p/G.S   406
107 Co s/n

27/07/05 Amerios locação de 3 salas 5 meses p/G.S 1.000,00 407
  Ato Data Empresa Objeto Valor (R$) fls.
108 1º TA 19/12/05 Amerios prazo   409
109 TA 03/01/05 EBCT prazo   419
110 TA 22/12/05 EBCT prazo   420
111 2º TA 25/10/05 CIASC prazo   422
112 3º TA 25/10/05 CIASC acresentar o objeto do Co s/n   423
113 4º TA 16/12/05 CIASC prazo   425
114 Co-39/05 30/11/05 NEW WAVE 85 equipamentos de informática PP-163/05   -
115 1º TA 30/11/05 NEW WAVE prazo para o Co 39/05   426
116 4º TA 01/08/05 Profiser prazo p/ Co-04/05 / CC - 124/03   428
117 TA 28/02/05 Oliveira prazo + 120 dias / Co-252/03 / TP- 02/03   430
118 TA 15/07/05 Oliveira valor / Co-252/03 / TP- 02/2003 22.877,10 431
119 TA 07/01/05 Sigma prazo + 60 dias / Co - 255/03 / TP- 03/03   433
120 TA 11/02/05 Sigma prazo + 120 dias / Co-392/03 / TP-06/03   434
121 TA 02/06/05 Sigma prazo + 60 dias / Co-392/03 / TP-06/03   -
122 TA 07/06/05 Sigma alteração de valor / Co-392/03 / TP- 06/03 79.080,49 435

* Atos: CC = Concorrência,

TP = Tomada de Preços,

CV = Convite,

PP = Pregão,

DL = Dispensa de Licitação,

Co = Contrato,

TA = Termo Aditivo,

2.1 Dos registros dos atos licitatários

Para a realização da auditoria nessa Secretaria, foi solicitado antecipadamente a relação de todos os atos jurídicos elaborados no ano de 2005.

A Secretaria remeteu às fls. 31 a 36, totalizando 111 atos. Entretanto, conforme levantamento e os apresentados pela mesma Secretaria, para análise deste Tribunal, totalizaram 125 atos jurídicos, apresentando uma diferença de 14 atos da relação apresentada.

Outro fato a anotar, que houve elaboração de dispensa de licitação sem numeração, celebração de contratos sem número e de atos jurídicos com a mesma numeração, conforme às fls. 02 a 06, desse Relatório, demonstrando a falta de controle sobre os atos jurídicos, contrariando os artigos 38 e 60, da Lei n.º 8.666/93, que seguem:

Também dispôs os artigos 66, 66 e 68, da Res. TC-16/94:

Art. 67 - Serão registradas em livro próprio ou arquivo magnético, em ordem cronológica, as licitações ou justificativas de dispensa ou inexigibilidade de licitação, contendo a citação de, pelo menos, a modalidade, o número com referência do ano, a data e o objeto pertinentes.

SEÇÃO V - CONTRATO

Art. 68 - O contrato deverá, entre outros requisitos, ser protocolado e numerado em ordem seqüencial com referência do ano, contendo no seu texto, quando for o caso, referência à licitação, dispensa ou inexigibilidade que originou o instrumento, observada a legislação vigente.

Art. 69 - Serão registradas em livro próprio ou arquivo magnético, em ordem cronológica, os contratos, contendo a citação de, pelo menos, o número com referência do ano, a data, o CPF ou CGC do contratado e o objeto pertinentes. (Grifou-se)

2.2 Da modalidade de licitação

No ano de 2005, a Secretaria lançou as seguintes licitações, inexigibilidade ou dispensa de licitação:

  modalidades Quantidade % Valor (R$) %
1 Convites 38 61 562.219,24 20
2 Concorrências 0 0    
3 Pregão Presencial 0 0 0,00 0
4 Tomadas de Preços 10 16 2.211.718,24 77
5 Dispensas de Licitação 14 23 81.652,48 3
6 Inexigibilidades de Licitação 0      
  Total 62 100 2.855.589,96 100

A regra geral para a Administração Pública é a realização da licitação, previsto no inciso XXI, do artigo 37, da CF/88. Segundo o artigo 3º, da Lei n.º 8666/93, a Licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração.

Assim, o Pregão foi instituido como modalidade de licitação pela Lei Federal n.º 10.520/02, para aquisição de bens e serviços comuns, com objetivo da redução de preços. O Decreto Estadual nº 5.798/02, regulamentou o pregão, para aquisição de bens e serviços comuns no âmbito do Poder Executivo Estadual. Foi revogado pelo Decreto Estadual 105/03 e este foi revogado pelo Decreto Estadual n.º 4.161, de 29/03/06.

Pelas informações prestadas na Relação da Unidade, às fls. 31 a 33, verificou-se que a Secretaria não utilizou o Pregão como da modalidade de licitação. Já o Convite, representou 61% e em valores monetários 21% e a Tomada de Preços, representou 16% e em valores monetários 76%.

Quanto ao efeito no preço dos bens licitados pela Unidade, verificou-se a redução de 10,27 (média) nos Convites e 7,95% nas Tomadas de Preços em comparação ao preço orçado pela Secretaria.

2.3 Dos orçamentos

Ato Ato
Convite 01/05 Convite 16/05
TP 01/05 Convite 17/05
Convite 02/05 Convite 18/05
Convite 03/05 TP 06/05
Convite 05/05 TP 07/05
Convite 06/05 Convite 21/05
Convite 08/05 Convite 22/05
Convite 09/05 Convite 23/05
Convite 10/05 Convite 24/05
Convite 11/05 Convite 25/05
Convite 12/05 Convite 27/05
Convite 13/05 Convite 30/05
Convite 15/05 Convite 43/05

Nos Editais acima enumerados, ficou estabelecido como regra para os Critérios de julgamento e Adjudicação:

O artigo 48, da Lei n.º 8.666/93, prescreveu:

Na ausência de orçamentos, a Administração não tem parâmetros para verificar se o preço proposto está ou não acima do preço de mercado.

Portanto, nos atos jurídicos relacionados acima, não estavam presentes os orçamentos exigidos pela legislação, o que impossibilitou a verificação da compatibilidade dos preços ofertados com os orçados, se foram exeqüíveis ou não, conforme determina o disposto no inciso II, do parágrafo 2º, do artigo 40, da Lei n.º 8.666/93.

2.4 Do início do serviço

  Ato objeto Contrato fls.
1 TP-01/05 construção Co-02/05 56 a 72

73 a 82

2 CV-04/05 reforma Co-04/05 105 e 106

107 a 116

3 CV-07/05 reforma Co-05/05 125 e 126
4 TP-02/05 reforma Co-09/05 157 e 158
5 TP-04/05 ampliação Co-16/05 197 a 218

219 a 228

6 TP-05/05 ampliação Co-18/05 247 a 250
7 CV-20/05 reforma Co-25/05 264 a 280

281 a 290

8 TP-08/05 ampliação Co-35/05 336 a 355 356 a 366
9 TP-55/05 ampliação   391 a 394
10 TP-56/05 ampliação   395 a 397

A Cláusula Quarta do Contrato 02/05 decorrente da TP-01/05, prescreveu:

O item 15.1, do Edital TP-01/05, prescreveu:

O inciso IV, do artigo 55, da Lei 8.666/93, dispôs:

O prazo para iniciar a execução da obra será de (05) cinco dias corridos, ambos a contar da data do recebimento da Ordem de Serviço, que ocorrerá na data da assinatura do contrato. Entretanto, não há no edital quando o contrato será assinado. Cabe lembrar que a proposta tem validade de 60 dias a partir da entrega da mesma, conforme o parágrafo 3º, do artigo 64, da Lei 8.666/93:

ATO OBJETO item fls.
1 TP-01/05 construção 7.1.6 61
  Co-01/05 construção    
2 CV-04/05 reforma 7.1.6 -
  Co-04/05 reforma    
3 CV-07/05 reforma 7.1.6 -
  Co-05/05 reforma    
4 TP-02/05 reforma 7.1.6 -
  Co-09/05 reforma    
5 TP-04/05 ampliação 7.1.6 203
  Co-16/05 ampliação    
6 TP-05/05 ampliação 7.1.6 -
  Co-18/05 ampliação    
7 CV-20/05 reforma 7.1.6 268
  Co-25/05 reforma    
8 TP-55/05 ampliação 7.1.6 -
9 TP-56/05 ampliação 7.1.6 -

2.6 Do número de proposta para o Convite

Ato nº de convidadas nº de proposta fls.
Convite n.º 02/05 3 1 89
Convite n.º 04/05 3 1 105/106
Convite n.º 08/05 3 2 135
Convite n.º 18/05 3 2 245/246
Convite n.º 19/05 4 2 256/257
Convite n.º 22/05 4 2 309/310
Convite n.º 24/05 3 2 321
Convite n.º 25/05 4 1 322/323
Convite n.º 26/05 3 1 324/325
Convite n.º 28/05 0 2 329/330

O parágrafo 3º, do artigo 22, da Lei n.º 8.666/93, prescreveu:

Vejamos o comentário da Analista de Controle Interno do MPU - Ruth Mara da Silva Moura:

No procedimento do Convite 24/05, a Unidade homologou o licitante apesar de não ter conseguido três propostas válidas e nem realizou a devida justificativa em cumprimento ao disposto no §7º, artigo 22, da Lei n.º 8.666/93.

3 CONCLUSÃO

3.1.1 ausência de controle sobre os atos jurídicos, contrariando os disposto nos artigos 38 e 60, da Lei n.º 8.666/93 e o disposto nos artigos 66, 66 e 68, da Res. TC-16/94 (item 2.1, do Relatório, fls. 450 e 451);

3.1.2 ausência de procedimentos licitatório na modalidade de pregão contrariando o disposto no Decreto Estadual 105/2003 (item 2.2, do Relatório, fls. 452);

3.1.3 ausência dos orçamentos nos Convites 01, 02, 03, 05, 06, 08, 09, 10, 11, 12, 13 e 15/2005 e TP-01/2005, contrariando o disposto no inciso II, do §2º, do art. 40, da Lei nº 8.666/93 (item 2.3, do Relatório, fls. 453 e 454);

3.1.4 ausência da data para início dos serviços nos Editais: TP-01, 02, 04, 05, 55 e 56/2005 e CV - 04, 07 e 20/2005, contrariando o disposto no inciso IV, art. 55, c/c §3º, do art. 64, da Lei n.º 8.666/93 (item 2.4, do Relatório, fls. 454 e 455);

3.1.5 prazo fixado inferior ao prazo legal de garantia da obra nos Editais: TP-01, 02, 04, 05, 55 e 56/2005 e CV-04, 07, e 20/2005, contrariando o disposto no art. 618, da Lei n.º 10.406/02 (item 2.5, do Relatório, fls. 456); e

3.1.6 não realização de novo certame licitatório e ausência de justificativas para os objetos contratados através dos Convites n.º 02, 04, 08, 18, 19, 22, 24, 25, 26, 28/2005 quando não atingiram três propostas válidas, contrariando o disposto no §7º, do art. 22, da Lei n.º 8.666/93 (item 2.6, do Relatório, fls. 457 e 458).

É o Relatório.

DCE, em 20 de dezembro de 2.006.

Luiz Carlos Uliano Bertoldi

Em: ____ / ____ / _____

Auditor Fiscal de Controle Externo Gerson Luis Gomes
  Auditor Fiscal de Controle Externo
  Chefe de Divisão

DCE-Insp. 2, em ____ / ____ / ____

Jânio Quadros

Auditor Fiscal de Controle Externo

Coordenador da Inspetoria 2