TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

DIRETORIA DE CONTROLE DOS MUNICÍPIOS – DMU

Rua Bulcão Viana, 90, Centro – Florianópolis – Santa Catarina.

Fone: (048) 3221 - 3764 Fax: (048) 3221-3730.

Home-page: www.tce.sc.gov.br

PROCESSO PCA - 07/00190619
   
UNIDADE Fundo Municipal de Saúde de Cocal do Sul
   

RESPONSÁVEL

Sr. Nilso Bortolatto - Prefeito Municipal e Titular da Unidade à época
   
ASSUNTO Prestação de Contas de Administrador referente ao exercício financeiro de 2006.
   
RELATÓRIO N° 2785 / 2007.

INTRODUÇÃO

O Fundo Municipal de Saúde de Cocal do Sul está sujeito ao regime de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial deste Tribunal de Contas, nos termos da Constituição Federal, art. 31; Constituição Estadual, art.113; Lei Complementar Estadual nº 202, de 15/12/2000, arts. 7º a 9º, e da Resolução nº TC - 16/94, de 21/12/1994, arts. 23, 25 e 26.

Em atendimento à Resolução nº TC - 16/94, em especial ao disposto nos artigos acima referidos, foi encaminhado para exame, por meio documental, o Balanço Anual do exercício financeiro de 2006, autuado como Prestação de Contas de Administrador (Processo nº PCA - 07/00190619), bem como bimestralmente, por meio informatizado, as informações dos registros contábeis e de execução orçamentária.

A análise das contas em questão procedeu-se através de exame de consistência dos documentos e informações acima mencionados, bem como verificação dos aspectos constitucionais e legais que norteiam a Administração Pública Municipal, com abrangência e particularidades próprias da metodologia aplicada, sendo as irregularidades constatadas integrantes deste Relatório, para o qual entende esta Diretoria que deva ser dada ciência ao Sr. Nilso Bortolatto - Prefeito Municipal e Titular da Unidade à época, conforme especificado na conclusão deste Relatório.

III - SITUAÇÃO APURADA

Observação:

A divergência no valor de R$ 385,19 entre o resultado da execução orçamentária (página 02) e a variação do saldo patrimonial financeiro (página 06) está evidenciada na restrição A.2.1 deste Relatório.

Na análise realizada foram apuradas as restrições seguintes:

A - exame do BALANÇO

A.1 - Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada, Anexo 11 da Lei nº 4.320/64

A.1.1 - Ausência da contribuição previdenciária incidente sobre as despesas decorrentes da contratação de serviços de terceiros - pessoa física, podendo caracterizar o não recolhimento da parte da empresa à Seguridade Social, em descumprimento ao disposto no art. 22, III da Lei Federal nº 8.212, de 24/06/91.

O Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada - Anexo 11 da Lei nº 4.320/64 - do exercício financeiro de 2006, evidencia o valor de R$ 100.138,54 no elemento de despesa 36 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física , sendo que sobre parte deste montante, mais precisamente R$ 72.122,54, há incidência da contribuição previdenciária.

Entretanto, não se verificou a contabilização de qualquer valor no elemento de despesa 47 - Obrigações Tributárias e Contributivas, onde deveria haver o registro da parcela devida à seguridade social a cargo da Unidade Gestora por ocasião da contratação de serviços de terceiros, consoante estabelecido pela Lei Federal nº 8.212/91, art. 22, inciso III, a saber:

Vale acrescentar o que reza o art. 15, inciso I da mesma Lei nº 8.212/91:

São as despesas passíveis da incidência:

NE Data Empenho Credor Vl. Empenho (R$) Histórico
917 02/08/2006 ADRIANO LOCKS 100,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE EXAME DE VIDEOLARINGOSCOPIA AO MUNICIPE DARLEY DO LIVRAMENTO.
974 14/08/2006 ALINE CHAVES DUARTE 135,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE PLANTÃO MEDICO NO PRONTO ATENDIMENTO DURANTE MÊS DE AGOSTO/2006.
1305 04/12/2006 AURORA FIGUEIRA CAMINHA 129,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE CONFECÇÃO DE 43 CAMPOS CIRURGICOS PARA USO DO PRONTO ATENDIMENTO.
99 10/01/2006 CARLOS ALBERTO CORREA 550,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE CHAPEAÇÃO REALIZADA NO VEICULO DE PLACA CTB-8470 DA SECRETARIA DE SAÚDE.
403 15/04/2006 CLAIR ANTONIO BIAZIN 150,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO ODONTOLOGICO AO MUNICIPE GUSTAVO MENDES VIEIRA.
143 31/01/2006 CLEO GAMA PINHEIRO 1.000,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE PLANTÃO MEDICO NO PRONTO ATENDIMENTO NOS DIAS 02, 03, 04, 05, 06, 20 E 28 DE JANEIRO/2006 A SECRETARIA DE SAÚDE.
224 10/02/2006 CLEO GAMA PINHEIRO 750,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS MEDICO NO PLANTÃO MEDICO NO PRONTO ATENDIMENTO NOS DIAS 03,04,10 E 11 DE FEVEREIRO/2006.
325 16/03/2006 CLEO GAMA PINHEIRO 1.375,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS PRESTADOS DE PLANTÃO MEDICO NO PRONTO ATENDIMENTO NOS DIAS 03, 04, 11, 14, 17, 21, 26 E 31 DE MARÇO/2006.
511 05/05/2006 CLEO GAMA PINHEIRO 2.000,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE PLANTÃO MEDICO REALIZADO DURANTE O MÊS DE ABRIL/2006 NO PRONTO ATENDIMENTO.
756 23/06/2006 CLEO GAMA PINHEIRO 825,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE PLANTÃO MEDICO DO PRONTO ATENDIMENTO DA SECRETARIA DE SAÚDE.
422 15/04/2006 DANIEL CECHETTO FELICIANO 140,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO EFETUADOS DE NO CONCERTO DE 01 FECHADURA E 12 COPIAS DE CHAVES PARA MANUTENÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE E SEDE DA SECRETARIA DE SAÚDE.
1069 13/09/2006 DOUGLAS UGGERI 340,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE PLANTÃO MEDICO NO PRONTO ATENDIMENTO NO MÊS DE SETEMBRO/2006.
93 10/01/2006 EMANUEL MILANEZ 2.250,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE LEITURA DE 225 LAUDOS DE ELETROCARDIOGRAMA PARA SECRETARIA DE SAÚDE.
234 10/02/2006 EMANUEL MILANEZ 1.160,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE LEITURA DE 116 DE ELETROCARDIOGRAMAS PARA SECRETARIA DE SAÚDE.
324 16/03/2006 EMANUEL MILANEZ 1.138,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE LEITURAS EM 138 ELETROCARDIOGRMAS PARA SECRETARIA DE SAÚDE.
512 05/05/2006 EMANUEL MILANEZ 1.200,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO MEDICO ESPECIALIZAO EM CARDIOLOGIA EM SUBSTITUIÇÃO AO DR. MARCOS AURELIO NO MÊS DE ABRIL/2006.
514 05/05/2006 EMANUEL MILANEZ 1.140,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE LEITURAS DE 114 ELETROCARDIOGRAMA REALIZADO EM PACIENTE DO MUNICIPIO.
641 06/06/2006 EMANUEL MILANEZ 1.500,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE 129 LEITURAS DE ELETROCARDIOGRMAS E 03 TESTE DE ESTEITA EM MUNICIPES CARENTES CONFORME SEGUE RELAÇÃO EM ANEXO.
738 22/06/2006 EMANUEL MILANEZ 1.320,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE 132 LEITURAS DE ELETROCARDIOGRAMAS EM PACIENTES DO MUNICIPIO.
909 02/08/2006 EMANUEL MILANEZ 1.250,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE 125 LEITURAS DE ELETROCARDIOGRAMAS EM PACIENTES DO MUNICIPIO CONFORME SEGUE RELAÇÃO EM ANEXO.
1070 13/09/2006 EMANUEL MILANEZ 2.460,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE LEITURAS EM 246 ELETROCARDIOGRAMA EM PACIENTES DO MUNICIPIO DO MÊS DE SETEMBRO/2006 CONFORME SEGUE COPIA EM ANEXO.
1189 24/10/2006 EMANUEL MILANEZ 1.420,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE LEITURA DE 142 ELETROCARDIOGRAMAS NO MÊS DE OUTUBRO/2006 CONFORME SEGUE RELAÇÃO EM ANEXO.

1372 11/12/2006 EMANUEL MILANEZ 1.170,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE LEITURA DE ELETROCARDIOGRAMA NO MÊS DE DEZEMBRO/2006 AOS MUNICIPES CARENTES CONFORME SEGUE RELAÇÃO EM ANEXO.
758 23/06/2006 FRANCIANE DE OLIVEIRA BASSO 240,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE PLANTÃO MEDICO A SER REALIZADO NO PRONTO ATENDIMENTO.
969 11/08/2006 FRANCIANE DE OLIVEIRA BASSO 945,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE PLANTÃO MEDICO NO PRONTO ATENDIMENTO NO MÊS DE AGOSTO/2006 A SECRETARIA DE SAÚDE.
1076 13/09/2006 FRANCIANE DE OLIVEIRA BASSO 880,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE PLANTÃO MEDICO NO PRONTO ATENDIMENTO NO MÊS DE SETEMBRO/2006.
1185 21/10/2006 FRANCIANE DE OLIVEIRA BASSO 1.080,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE PLANTÃO MEDICO NO PRONTO ATENDIMENTO NO MÊS DE OUTUBRO/2006.
1371 11/12/2006 FRANCIANE DE OLIVEIRA BASSO 1.420,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE PLANTÃO MEDICO NO PRONTO ATENDIMENTO NO MÊS DE DEZEMBRO/2006.
1400 18/12/2006 FRANCIANE DE OLIVEIRA BASSO 1.285,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE PLANTÃO MEDICO NO PRONTO ATENDIMENTO.
140 31/01/2006 GLAUCO DUARTE DA LUZ 625,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE PLANTÃO MEDICO REALIZADO NO PRONTO ATENDIMENTO NOS DIAS 08, 12 19 E 26 DE JANEIRO/2006
519 05/05/2006 GRACIELA FOLCHINI 250,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE PLANTÃO MEDICO REALIZADO NO PRONTO ATENDIMENTO NO DIA 09/04/2006.
1225 03/11/2006 IOLANDA ALVES PIUCO 350,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM NO MÊS DE NOVEMBRO/2006.
1015 04/09/2006 JAISON JOSE THOMAZ 280,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO NO CONCERTO DO MOTOR DE UMA GELADEIRA MARCA CONSUL DA SECRETARIA DE SAÚDE.
1077 13/09/2006 JANARA FURTADO 610,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE PLANTÃO MEDICO NO PRONTO ATENDIMENTO NO MÊS DE SETEMBRO/2006.
84 10/01/2006 JOAO BORGES DA SILVA 4.000,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE MEDICO NO PSF DO BAIRRO JARDIM ELIZABETH DURANTE 24 DIAS DO MÊS DE JANEIRO/2006 POR OCASIÃO DAS FERIAS DO MEDICO ANIBAL DARIO.
516 05/05/2006 JOAO BORGES DA SILVA 250,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE PLANTÃO MEDICO REALIZADO NO PRONTO ATENDIMENTO NO DIA 02/04/2006.
532 08/05/2006 JOAO BORGES DA SILVA 250,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE PLANTÃO MEDICO NO PRONTO ATENDIMENTO NO MÊS DE MAIO/2006.
1172 13/10/2006 JOAO LUIZ DA ROCHA 150,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE OBTIDO (ATESTADO) DO MUNICIPE REGINALDO MENDES.
1415 18/12/2006 JOAO LUIZ DA ROCHA 450,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE OBITO AOS MUNICIPES CARMELINDA GONÇALVES, LAURINDA LEMES DE SOUZA E JUCELIR JOSE LIDEIRA.
647 06/06/2006 JONATHAS CARDOZO DE SOUZA 280,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO DO DIA 10/06/2006.
975 14/08/2006 JOSE AUGUSTO CREMA 1.080,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE PLANTÃO MEDICO NO PRONTO ATENDIMENTO DURANTE MÊS DE AGOSTO/2006.
1320 11/12/2006 JOSE AUGUSTO CREMA 1.285,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE PLANTÃO MEDICO NO PRONTO ATENDIMENTO NO MÊS DE DEZEMBRO/2006.
1220 03/11/2006 KARINA CARDOSO GULBIS 1.600,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE ENFERMAGEM, EDUCAÇÃO EM SAÚDE E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS NO PROGRAMA HIV NO MÊS DE OUTUBRO/2006.
1284 27/11/2006 KARINA CARDOSO GULBIS 1.600,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE ASSESSORIA NO PROGRAMA DST.AIDS E PRONTO ATENDIMENTO DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO/2006.
42 02/01/2006 LAURO JOSE MARQUES NOGUEIRA 2.000,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS MEDICOS GINECOLOGISTA EFETUADO NO MÊS DE JANEIRO/2006 A SECRETARIA DE SAÚDE.
142 31/01/2006 MAITE DE LIZ ZASSEN 250,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DO PLANTÃO MEDICO NO PRONTO ATENDIMENTO NO DIA 07/01/06.
322 16/03/2006 MARCOS A. DE MOURA CAMPOS 400,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS CIRURGICOS AO PACIENTE CARENTE IVALDO PATRICIO BERTO.
1028 04/09/2006 MARCOS A. DE MOURA CAMPOS 1.368,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE CONSULTAS CIRUGIAS OFTALMOLOGICAS NO MÊS DE AGOSTO/2006 CONFORME SEGUE RELAÇÃO EM ANEXO.
1152 04/10/2006 MARCOS A. DE MOURA CAMPOS 1.368,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE CONSULTAS E CIRURGIAS OFTALMOLOGICAS PARA OS MUNICIPES CARENTES CONFORME SEGUE RELAÇÃO EM ANEXO.
1167 13/10/2006 MARCOS A. DE MOURA CAMPOS 1.368,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE CONSULTAS E CIRURGIAS OFTOLOGICAS NO MÊS DE OUTUBRO/2006 AOS MUNICIPES CARENTES CONFORME SEGUE RELAÇÃO EM ANEXO.
1283 27/11/2006 MARCOS A. DE MOURA CAMPOS 1.368,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE CONSULTAS E CIRURGIAS OFTALMOLOGICAS NO MÊS DE NOVEMBRO/2006 CONFORME SEGUE RELAÇÃO EM ANEXO.
1401 18/12/2006 MARCOS A. DE MOURA CAMPOS 1.400,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE CONSULTAS E CIRURGIAS OFTALMOLOGICAS.
1402 18/12/2006 MARCOS A. DE MOURA CAMPOS 1.368,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE CONSULTAS E CIRURGIAS OFTALMOLOGICAS NO MÊS DE DEZEMBRO/2006.
110 10/01/2006 MARIO CESAR BURIGO 635,54 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE CONSULTA E CIRUGIA AO MUNICIPE OSVALDO ROSSO.
326 16/03/2006 MARIO KEIU NAKAGAWARA 1.470,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS MEDICOS NA FARMACIA DA SECRETARIA DA SAÚDE DE COCAL DO SUL, POR OCASIÃO DAS FERIAS DA TITULAR - FATIMA PIGNATEL.
117 31/01/2006 MEROPE ZAMPOLLI DE SOUZA 1.750,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS ODONTOLOGICO NO PSF DO JARDIM ITALIA NO PERIODO DE 23/01 A 12/02/06.
139 31/01/2006 PETER FRANK CONCER 1.400,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS MEDICOS EM SUBSTITUIÇÃO AO DR. RUDY MEDICO PEDIATRA DA SECRETARIA DE SAÚDE.
1182 21/10/2006 PETERSON ALEXANDRE BOLSONI 4.500,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE ASSESSORIA E CONSULTORIA NA AREA DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE NO MÊS DE OUTUBRO/2006.
515 05/05/2006 RAFAEL PONTES NASPOLINI 125,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS MEDICOS DO PLANTÃO REALIZADO NO PRONTO ATENDIMENTO.
739 22/06/2006 REGINALDO CORDOVA 500,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS MEDICOS DE PLANTÃO REALIZADOS NO PRONTO ATENDIMENTO DO MUNICIPIO.
518 05/05/2006 RICARDO BERTOLINO DA SILVA 250,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE PLANTÃO MEDICO REALIZADO NO PRONTO ATENDIMENTO NO DIA 14/04/2006.
561 15/05/2006 SAMUEL DA SOLER 180,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE 06 LAVAÇÃO DO VEICULO DE PLACA MDC-4016 DA SECRETARIA DE SAÚDE.
517 05/05/2006 SAUL PEREIRA JUNIOR 250,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE PLANTÃO MEDICO REALIZADO NO PRONTO ATENDIMENTO.
141 31/01/2006 SILVIA PECOITS 625,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS NO PRONTO ATENDIMENTO NOS DIAS 21, 27 E 29 NO MÊS DE JANEIRO/2006.
2 02/01/2006 TAISE CARDOSO PETRONILHO 1.320,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE ATENDIMENTO DE FISIOTERAPIA A DOMICILIO DURANTE O MÊS DE DEZEMBRO/2005.
102 10/01/2006 TAISE CARDOSO PETRONILHO 1.320,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE FISIOTERAPEUTICA A DOMICILIO NO MÊS DE JANEIRO/2006.
212 10/02/2006 TAISE CARDOSO PETRONILHO 1.320,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA DOMICILIAR EM PACIENTE CARENTE ACAMADO DENTRO DO MUNICIPIO.
337 16/03/2006 TAISE CARDOSO PETRONILHO 1.320,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE ATENDIMENTO FISIOTERAPEUTICO A DOMICILIO REALIZADO DURANTE MÊS DE MARÇO/2006 A SECRETARIA DE SAÚDE.
513 05/05/2006 TAISE CARDOSO PETRONILHO 1.320,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇO DE ATENDIMENTO FISIOTERAPEUTICO A DOMICILIO REALIZADO DURANTE O MÊS DE ABRIL/2006.
321 16/03/2006 VALDELIR LEONEL 150,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE LAVAÇÃO DO VEICULO DE PLACA MDC-4016 DA SECRETARIA DE SAÚDE.
520 05/05/2006 VANESSA GAISSLER 250,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE PLANTÃO MEDICO REALIZADO NO PRONTO ATENDIMENTO NO DIA 15/04/2006.
976 14/08/2006 VANESSA GAISSLER 135,00 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE SERVIÇOS DE PLANTÃO MEDICO NO PRONTO ATENDIMENTO DURANTE MÊS DE AGOSTO/2006.

Quantidade total de empenhos: 72 Valor total dos empenhos: R$ 72.122,54

Sobre a diferença remanescente de R$ 28.016,00, relativa a despesas com locação de imóveis e aquisição de materiais, pela sua natureza, não há incidência.

Deve a Unidade providenciar a regularização de seus procedimentos às disposições legais vigentes.

A.2 - Balanço Financeiro - Anexo 13 da Lei nº 4.320/64

A.2.1 - Procedimento contábil para o cancelamento de Restos a Pagar efetuado de forma imprópria, em desacordo ao artigo 85 da Lei nº 4.320/64 e Portaria STN nº 219/2004.

O Balanço Financeiro - Anexo 13 da Lei nº 4.320/64, demonstra, na coluna "Receita Extraorçamentária", o valor de R$ 385,19 referente ao cancelamento de restos a pagar.

Tal procedimento é considerado impróprio, tendo em vista o fato de que cancelar uma obrigação não traduz, necessariamente, repercussão no Ativo Financeiro e, assim, não deveria ser apresentado no Anexo 13.

Este Tribunal de Contas, por intermédio do Prejulgado nº 1595, pronunciou-se quanto ao tratamento a ser dado à figura do cancelamento de restos a pagar, resumidamente nos seguintes termos:

A Portaria STN nº 219/2004 também corroborou com o entendimento acerca do registro contábil do cancelamento de restos a pagar, indicando que sua movimentação será, sim, extraorçamentária, mas não com influência no financeiro, apenas repercutindo no patrimônio da Instituição Pública, incrementando-o.

Assim, fica evidente o desatendimento ao disposto no artigo 85 da Lei nº 4320/64, que reza:

O procedimento também contraria o entendimento manifestado na Portaria STN nº 219/2004, vigente à época, a saber:

Ressalta-se que esta divergência repercute na variação do Saldo Patrimonial Financeiro.

b – exame doS DADOS REMETIDOS EM MEIO INFORMATIZADO

B.1 – DESPESA

B.1.1 – Despesa classificada em elemento impróprio, em desacordo com o previsto na Portaria Interministerial STN/SOF nº 163, de 04/05/2001

Contatou-se, pela análise do histórico da nota de empenho a seguir relacionada, que a mesma foI classificada em elemento impróprio, de código 36, em desacordo com a codificação prevista na Portaria STN/SOF nº 163/2001.

É a despesa:

N. Emp. Nº Histórico / Especificação Valor (R$) Classificação correta
101 PELA DESPESA EMPENHADA REFERENTE AQUISIÇÃO DE MATERIAL MEDICO PARA DAS EQUIPES DOS PSF´S DO MUNICIPIO. 510,00 3.3.90.30
       

Pela referida portaria o elemento 36 se presta à classificação das seguintes despesas:

Para o elemento de despesa correto, de código 30, a referida Portaria Interministerial estabelece:

Vale aduzir que a Lei Federal nº 4.320/64 define elemento de despesa, em seu artigo 15, §1º, nos seguintes termos:

CONCLUSÃO

À vista do exposto no presente Relatório, referente ao resultado da análise da Prestação de Contas Anuais do Fundo Municipal de Saúde de Cocal do Sul, com abrangência ao exercício de 2006, autuado sob o nº PCA 07/00190619, apuraram-se as seguintes restrições:

a. ausência da contribuição previdenciária incidente sobre despesas decorrentes da contratação de serviços de terceiros - pessoa física, em descumprimento ao disposto no art. 22, III da Lei Federal nº 8.212, de 24/06/91, que dispõe sobre a organização da Seguridade Social (item A.1.1 deste Relatório);

b. procedimento contábil para o cancelamento de Restos a Pagar efetuado de forma imprópria, em desacordo ao artigo 85 da Lei nº 4.320/64 e Portaria STN nº 219/2004 (item A.2.1);

c. despesas classificadas em elementos impróprios, em desacordo com o previsto na Portaria Interministerial STN/SOF nº 163, de 04/05/2001 (item B.1.1).

Assim, a Diretoria de Controle dos Municípios, por sua Inspetoria 4 e Divisão de Contas Municipais 11, considerando o disposto na Constituição Estadual, inciso II do artigo 59 c/c o artigo 113; e no artigo 1º, inciso III da Lei Complementar nº 202/2000, sugere que possa o Tribunal Pleno decidir por:

1 - JULGAR REGULARES COM RESSALVA as contas anuais do exercício financeiro de 2006 do Fundo Municipal de Saúde de Cocal do Sul, dando quitação ao responsável, Sr. Nilso Bortolatto - Prefeito Municipal e Titular da Unidade à época, nos termos da Lei Complementar nº 202/2000, artigo 18, inciso II, c/c o artigo 20, face as restrições relacionadas nos itens a, b e c desta conclusão.

2 - RECOMENDAR, nos termos do art. 20 da Lei Complementar nº 202/2000, ao Fundo Municipal de Saúde de Cocal do Sul, que adote as medidas necessárias à correção das faltas identificadas e previna a ocorrência de outras semelhantes.

3 - DAR CIÊNCIA do voto e da decisão ao Sr. Nilso Bortolatto - Prefeito Municipal e Titular da Unidade à época.

É o Relatório.

DMU/I4/DCM 11, em ___/___/2007.

  Patrícia Nascimento Andriani Raupp

Auditora Fiscal de Controle Externo

 

Visto, em ___/___/2007.

  Joel de Ávila

Chefe de Divisão

De acordo.

EM___/___/2007.

Rafael Antônio Krebs Reginatto

Coordenador da Inspetoria 4