TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

DIRETORIA DE CONTROLE DOS MUNICÍPIOS – DMU

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PROCESSO PCA - 07/00145079
   
UNIDADE Fundo Municipal de Saúde de Arroio Trinta
   
INTERESSADO Sr. Claudio Spricigo - Prefeito Municipal
   
RESPONSÁVEL Sra. Glotilde Casaletti Sartori - Secretária de Saúde à época
   
ASSUNTO Prestação de Contas de Administrador referente ao exercício financeiro de 2006 - CITAÇÃO
   
RELATÓRIO N° 4.563/2007

INTRODUÇÃO

O Fundo Municipal de Saúde de Arroio Trinta está sujeito ao regime de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial deste Tribunal de Contas, nos termos da Constituição Federal, art. 31; Constituição Estadual, art.113; Lei Complementar Estadual nº 202, de 15/12/2000, arts. 7º a 9º, e da Resolução nº TC - 16/94, de 21/12/1994, arts. 23, 25 e 26.

Em atendimento à Resolução nº TC - 16/94, em especial ao disposto nos artigos acima referidos, foi encaminhado para exame, por meio documental, o Balanço Anual do exercício financeiro de 2006, autuado como Prestação de Contas de Administrador (Processo nº PCA - 07/00145079), bem como bimestralmente, por meio informatizado, as informações dos registros contábeis e de execução orçamentária.

A análise das contas em questão procedeu-se através de exame de consistência dos documentos acima mencionados, bem como verificação dos aspectos constitucionais e legais que norteiam a Administração Pública Municipal, com abrangência e particularidades próprias da metodologia aplicada, sendo as irregularidades constatadas integrantes deste Relatório, para o qual entende esta Diretoria que deva ser procedida a CITAÇÃO da Sra. Glotilde Casaletti Sartori - Secretária de Saúde à época, conforme especificado na conclusão deste Relatório.

II - RESTRIÇÕES APURADAS

Na análise realizada foram apuradas as restrições seguintes:

A - EXAME DO BALANÇO

A.1 - Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada - Anexo 11 da Lei nº 4.320/64

A.1.1 - Ausência da contribuição previdenciária incidente sobre as despesas decorrentes da contratação de serviços de terceiros - pessoa física, podendo caracterizar o não recolhimento da parte da empresa à Seguridade Social, em descumprimento ao disposto no art. 22, III da Lei Federal nº 8.212, de 24/06/91.

O Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada - Anexo 11 da Lei nº 4.320/64 - do exercício financeiro de 2006, evidencia o valor de R$ 9.060,00 no elemento de despesa 36 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física, sendo que sobre parte deste montante, mais precisamente R$ 160,00, há incidência da contribuição previdenciária.

Entretanto, não se verificou a contabilização de valores em qualquer elemento de despesa, ou especificamente no elemento de despesa 47 - Obrigações Tributárias e Contributivas, onde deveria haver o registro da parcela devida à seguridade social a cargo da Unidade Gestora por ocasião da contratação de serviços de terceiros, consoante estabelecido pela Lei Federal nº 8.212/91, art. 22, inciso III, a saber:

Vale acrescentar o que reza o art. 15, inciso I da mesma Lei nº 8.212/91:

É a despesa passível da incidência:

NE Data Empenho Credor Vl. Empenho (R$) Histórico
7 17/01/2006 DRA. VANI M. ANDREAZZA NEGRETTO 160,00 Valor ref. 01 RX panoramico e RX teleradiografia da arcada dentária de Gustavo Manenti.
               

A diferença remanescente de R$ 8.900,00 refere-se a adiantamentos para custear despesas com viagens que pela sua natureza, não há incidência.

B - EXAME DOS DADOS E INFORMAÇÕES REMETIDOS POR MEIO INFORMATIZADO

B.1 - Despesas

B.1.1 – Despesa classificada em elemento impróprio, em desacordo com o previsto na Portaria Interministerial STN/SOF nº 163, de 04/05/2001

Constatou-se, pela análise do histórico da nota de empenho a seguir, que a mesma foi classificada em elemento impróprio, em desacordo com a codificação prevista na Portaria STN/SOF nº 163/2001.

É a despesa:

Classificação: elemento 39 Classificação correta: elemento 36

NE Data Empenho Credor Vl. Empenho (R$) Histórico
137 06/04/2006 ALEXANDRE SERIGHELLI 6.000,00 Valor ref. aluguel relativo aos meses de março a Dezembro/2006 de um imóvel situado a rua Otília B.Zardo 109 para ser utilizado para garagem dos veículos do Fundo Municipal de Saúde Arroio Trinta.
               

Pela referida portaria o elemento 39 Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica, se presta à classificação das seguintes despesas:

Para o elemento de despesa correto, de código 36 Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física , a referida Portaria Interministerial estabelece:

Vale aduzir que a Lei Federal nº 4.320/64 define elemento de despesa, em seu artigo 15, §1º, nos seguintes termos:

B.1.2 – Contratação de entidades privadas para prestação de serviços na área da Saúde, cujas atribuições são de caráter não eventual e inerentes às funções típicas da administração, devendo estar previstas em Quadro de Pessoal, traduzindo afronta às disposições do inciso II do artigo 37, c/c o 199, § 1º da Constituição Federal

Constatou-se que o Fundo Municipal de Saúde de Arroio Trinta procedeu à contratação de entidades privadas da área da Saúde, decorrendo as despesas listadas a seguir:

Classificação: elemento 34 - Outras Despesas de Pessoal decorrentes de Contratos de Terceirização

NE Data Empenho Credor Vl. Empenho (R$) Histórico
36 31/01/2006 CLÍNICA MÉDICA FERNANDES S/C LTDA 58.800,00 Valor que se empenha por estimativa ref. serviços médicos ambulatoriais e desenvolvimento de programas de educação e saúde e serviços de sobreaviso para atendimentos de urgência e emergência durante o ano de 2006.
  TOTAL  

58.800,00

 
               

Classificação: elemento 39 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica

NE Data Empenho Credor Vl. Empenho (R$) Histórico
61 16/02/2006 ANDREANI & MASSARO MÉDICOS ASSOCIADOS LT 170,00 Valor ref. 01 endoscopia disgestiva para o Sr. Carlos Consoni.
194 15/05/2006 ANDREANI & MASSARO MÉDICOS ASSOCIADOS LT 500,00 Valor ref. serviços médicos prestados em cirurgia paraa Sra. Ondina Nesi Spricigo, aprovado pelo conselho municipal de saúde.
209 22/05/2006 ANDREANI & MASSARO MÉDICOS ASSOCIADOS LT 175,00 Valor ref. 01 exame de colonoscopia para o Sr. Alair Moreira.
181 05/05/2006 ANESTESIOLOGISTAS ASSOCIADOS S/C 200,00 Valor ref. despesas médicas de anestesia para o Sr. Alberto Spricigo.
135 03/04/2006 CENTRO DE TRAUMA E ORTOPEDIA CAÇADOR LTD 50,00 Valor ref. serviços médicos prestados para a Sra. Tereza Malacarne.
319 13/07/2006 CENTRO OFTALMOLÓGICO SAG S/C LTDA 70,00 Valor ref. 01 consulta médica para o menor Diego Zago.
561 06/12/2006 CENTRO OFTALMOLÓGICO SAG S/C LTDA 55,00 Valor ref. 01 mapeamento de retina para Digo Zago.
560 06/12/2006 CENTRO OFTALMOLÓGICO SAG S/C LTDA 75,00 Valor ref. 01 consulta médica especializada para Diego Zago.
233 06/06/2006 CENTRO RADIODIAGNÓSTICO SÃO MIGUEL S/C 170,00 Valor ref.exames de RX preparatórios para cirurgia, para a Sra. Marizete Nava
40 03/02/2006 CLINICA CATARINENSE DE SAÚDE INTEGRADA S 120,00 Valor ref. aquisição de 01 teste de esforço para o Sr.Vivaldino Da Silva.
214 25/05/2006 CLINICA CATARINENSE DE SAÚDE INTEGRADA S 250,00 Valor ref. 01 eletrocardiograma e 01 ecocardiograma para a Sra. Maria Terezinha Perosa.
179 04/05/2006 CLINICA CATARINENSE DE SAÚDE INTEGRADA S 50,00 Valor ref. 01 eletrocardiograma para o Sr. Pedro Legnani.
394 24/08/2006 CLINICA CATARINENSE DE SAÚDE INTEGRADA S 150,00 Valor ref. 01 teste de esforço para a Sra. Claudete Ribeiro.
444 21/09/2006 CLINICA CATARINENSE DE SAÚDE INTEGRADA S 50,00 Valor ref. 01 eletro-cardiograma para o Sr. Fiorindo Biava.
91 06/03/2006 CLINICA COSTENARO S.C LTDA 150,00 Valor ref. atendimento médico prestado para a Sra. Maria Sangaeletti.
296 30/06/2006 CLINICA COSTENARO S.C LTDA 150,00 Valor ref. serviços médicos prestados para o Sr. Olindo Anciliero.
284 27/06/2006 CLINICA COSTENARO S.C LTDA 500,00 Valor ref. serviços médicos prestados para o Sr. Vilamr Ansiliero.
416 11/09/2006 CLINICA COSTENARO S.C LTDA 150,00 Valor ref. serviços médicos prestados para Dilomar T.C.Chaves.
53 09/02/2006 CLINICA DE ANESTESIOLOGIA VIDEIRENSE S/C 120,00 Valor ref. serviços médicos prestados para Vivaldino Da Silva.
265 20/06/2006 CLINICA DE ANESTESIOLOGIA VIDEIRENSE S/C 120,00 Valor ref.serviços médicos prestados para a Sra. Juliana Biava.
204 18/05/2006 CLINICA DE ANESTESIOLOGIA VIDEIRENSE S/C 120,00 Valor ref. serviços médicos prestados para o Sr. Olindo Lidani.
151 18/04/2006 CLINICA DE OFTALMOLOGIA PROFESSORM MOREIRA S/C LTDA 200,00 Valor ref. serviços medicos prestados para pessoa carente.
547 29/11/2006 CLINICA DE OFTALMOLOGIA PROFESSORM MOREIRA S/C LTDA 190,00 Valor ref. serviços medicos prestados para paciente encaminhado pela sec. de saúde municipal.
56 09/02/2006 CLINICA DURAN S/C LTDA 150,00 Valor ref. 01 consulta médica para Stefani Back.
11 18/01/2006 CLINICA DURAN S/C LTDA 500,00 Valor ref. 01 cirurgia otorriolaringologica para Henrique Miotelli.
115 23/03/2006 CLINICA DURAN S/C LTDA 100,00 Valor ref. 01 consulta médica para a menor Cintia Camargo.
94 08/03/2006 CLINICA DURAN S/C LTDA 100,00 Valor ref. 01 consulta médica para o Sr.Severino Nava.
180 05/05/2006 CLINICA E MATERNIDADE SAINT PATRICK LTDA 300,00 Valor ref. despesas hospitalares do Sr. Alberto Spricigo, autoorizadas pelo Conselho municipal de saúde.
527 22/11/2006 CLINICA E MATERNIDADE SAINT PATRICK LTDA 500,00 Valor ref. despesas hospitalares prestadas ao paciente João Camargo.
355 02/08/2006 CLINICA FEMINA LTDA 150,00 Valor ref. 01consulta médica para avaliação do paciente Amazonas Morais.
481 17/10/2006 CLINICA INVERCINI S/C LTDA 150,00 Valor ref. 01 eletro-neuro-miografia para a Sra. Maria E.Faiten.
44 03/02/2006 CLINICA MÉDICA MOTTECY S/C LTDA 300,00 Valor ref. serviços médicos prestados para a Sra. Helena Passoni.
58 13/02/2006 CLINICA MÉDICA MOTTECY S/C LTDA 120,00 Valor ref. 01 consulta médica prestada para pessoa carente.
90 06/03/2006 CLINICA MÉDICA MOTTECY S/C LTDA 100,00 Valor ref. atendimento médico pré-anestésico para a Sra. Maria Sangaletti.
201 15/05/2006 CLINICA MÉDICA MOTTECY S/C LTDA 100,00 Valor ref. atendimento médico prestados para a Sra. Terezinha Saccaro.
408 31/08/2006 CLINICA MÉDICA MOTTECY S/C LTDA 300,00 Valor ref. atendimento médico prestado para Siméia do Prado.
501 30/10/2006 CLINICA MÉDICA MOTTECY S/C LTDA 100,00 Valor ref. 01 consulta médica para a Sra. Edite Casaletti.
506 30/10/2006 CLINICA MÉDICA MOZZAQUATRO LTDA 150,00 Valor ref. 01 consulta médica especializada para o Sr. Maria Nava.
208 22/05/2006 CLINICA MÉDICA SANTA TEREZA LTDA 130,00 Valor ref. 01 consulta médica para a Sra. Marizete Nava.
482 18/10/2006 CLINICA MÉDICA SANTA TEREZA LTDA 130,00 Valor ref. 01 consulta médica especializada para a Sra. Edite Casaletti
411 04/09/2006 CLINICA MÉDICA SANTA TEREZA LTDA 130,00 Valor ref. 01 atendimento médico prestado para a Sra. Maria Nava
557 05/12/2006 CLINICA MÉDICA SANTA TEREZA LTDA 130,00 Valor ref. 01 consulta médica especializada para a Sra. Marizete Ines Nava.
395 25/08/2006 CLINICA SANT'ANA SC LTDA 170,00 Valor ref. 01 endoscopia digestiva alta para a menor Cintia Camargo.
4 16/01/2006 CLINICA WINCK SERVIÇOS MÉDICOS LTDA 80,00 Valor ref. atendimentos médicos prestado para a Sra. Claudete Camargo.
23 30/01/2006 CMF - SERVIÇOS MÉDICOS LTDA 150,00 Valor ref. 01 consulta médica para o menor Yan Marco Lidani.
222 26/05/2006 DRA. VANI M. ANDREAZZA NEGRETTO 90,00 Valor ref. 01 RX panoramico e 01 pelerradiografia para o menor deficiente Fábio Nava.
188 10/05/2006 FUNDAÇÃO MÉDICA SOCIAL RURAL DE SALTO VE 200,00 Valor rf. despesas hospitalares para carentes.
523 16/11/2006 HOSPITAL  UNIVERSITÁRIO SANTA TEREZINHA 400,00 Valor ref. serviços hospitalares prestados para o Sr. Fiorindo Biava.
38 01/02/2006 HOSPITAL DIVINO SALVADOR 875,90 Valor ref. serviços hospitalares prestados para pacientes encaminhados pela unidade sanitária durante o mes de janeiro/2006.
82 24/02/2006 HOSPITAL DIVINO SALVADOR 989,64 Valor ref. serviços hospitalares prestados para pacientes de Arroio Trinta.
134 31/03/2006 HOSPITAL DIVINO SALVADOR 3.764,20 Valor ref. atendimentos médicos e hospitalares de urgência e emergência prestados a população de Arroio Trinta conforme autorizações da unidade sanitária.
168 28/04/2006 HOSPITAL DIVINO SALVADOR 4.790,44 Valor ref. serviços medicos de urgência e emergencia para municípes de Arroio Trinta devidamente encaminhaos pela secretaria municipal de saúde durante o mes de abril/2006.
227 31/05/2006 HOSPITAL DIVINO SALVADOR 5.711,10 Valor ref. serviços médicos e hospitalares de urgência e emergência prestadosa população de Arroio Trinta, conforme autorizações da Secretaria Municipal de Saúde.
295 30/06/2006 HOSPITAL DIVINO SALVADOR 4.314,50 Valor ref. serviços médicos e hospitalares prestados a pacientes encaminhados pela unidade sanitária de saúde durante o mes de junho/2006.
258 14/06/2006 HOSPITAL DIVINO SALVADOR 60,00 vALOR REF
349 31/07/2006 HOSPITAL DIVINO SALVADOR 2.405,90 Valor ref. serviços médicos e hospitalares prestados a pacientes de Arroio Trinta, encaminhados pela secretaria municipal de Saúde durante o mes de julho/2006
406 31/08/2006 HOSPITAL DIVINO SALVADOR 3.384,40 Valor ref. serviços médicos de urgência e emergência para municipes de Arroio Trinta relativo ao mes de agosto/2006 conforme autorizações da unidade sanitária.
464 29/09/2006 HOSPITAL DIVINO SALVADOR 2.930,00 Valor ref. serviços médicos e hospitalares prestados em serviços de urgência e emergência prestados a muncípes durante o mes de setembro/2006 .
509 31/10/2006 HOSPITAL DIVINO SALVADOR 6.839,32 Valor ref. serviços de urgência e emergencia para municípes de Arroio Trinta, durante o mes de outubro/2006 conforme encaminhamentos da secretaria municipal de saúde.
611 21/12/2006 HOSPITAL DIVINO SALVADOR 1.997,09 Valor ref. serviços de urgencia e emergencia prestados a municipes encaminhados pela secretaria municipal de saúde, durante o mes de dezembro/2006.
551 30/11/2006 HOSPITAL DIVINO SALVADOR 4.906,19 Valor ref. serviços de urgencia e emergencia para municípes de Arroio Trinta conforme encaminhamentos feitos pela unidade sanitária de Arroio Trinta.
438 20/09/2006 HOSPITAL MATERNIDADE SÃO MIGUEL LTDA 500,00 Valor ref. placas e parafusos utilizados para a cirurgia da Sra. Lucia Nórdio Panata.
581 14/12/2006 HOSPITAL MATERNIDADE SÃO MIGUEL LTDA 500,00 Valor ref. despesas hospitalares do paciente Sabino Sonálio conforme autorização do conselho de saúde.
139 06/04/2006 INSTITUTO DE PATOLOGIA JOAÇABA LTDA 300,00 Valor ref. serviços de uma biósia para o Sr. Angelo Zanini.
393 24/08/2006 LABOR. PASTEUR ANÁLISES CLINICAS SC LTDA 1.651,40 Valor ref. realização de exames laboratoriais para pacientes encaminhados pela unidade sanitária do município.
473 05/10/2006 LABOR. PASTEUR ANÁLISES CLINICAS SC LTDA 1.780,00 Valor ref. exames laboratoriais para pacientes encaminhados pela unidade sanitária de saúde.
572 11/12/2006 LABOR. PASTEUR ANÁLISES CLINICAS SC LTDA 3.205,87 Valor ref. exames laboratoriais conforme autorizações de encaminhamento fornecidos pela unidade sanitária do município.
620 22/12/2006 LABOR. PASTEUR ANÁLISES CLINICAS SC LTDA 3.561,93 Valor ref. exames laboratoriais para doentes conforme autorizações fornecidas pela unidade sanitária do município.
618 22/12/2006 LABOR. PASTEUR ANÁLISES CLINICAS SC LTDA 23.375,00 Valor ref. serviços elaboração de 500 exames de TSH (tireóide) e 500 exames de PSA (próstata) para municípes de Arroio Trinta.
514 06/11/2006 LABOR. PASTEUR ANÁLISES CLINICAS SC LTDA 2.116,76 Valor ref. exames laboratoriais prestados para usuários do sistema único de saúde do município conforme autorizações da unidade sanitária municipal.
205 18/05/2006 LABORATÓRIO ELIANE DE ANÁLISES CLINCIAS S/C 167,00 Valor ref. exames laboratoriais prestados para o Sr. Olindo Lidani.
19 26/01/2006 LABORATÓRIO PASTEUR -ANÁLISES CLINICAS 801,00 Valor ref. exames laboratoriais prestados para pacientes de Arroio Trinta durante o mes de janeiro/2006.
87 02/03/2006 LABORATÓRIO PASTEUR -ANÁLISES CLINICAS 730,00 Valor ref. serviços reltivo a exames laboratoriais para carentes.
95 09/03/2006 LABORATÓRIO PASTEUR -ANÁLISES CLINICAS 180,00 Valor ref. exames laboratoriais para atendimento a pacientes.
116 24/03/2006 LABORATÓRIO PASTEUR -ANÁLISES CLINICAS 1.565,22 Valor ref. exames laboratoriais prestados para pacientes de Arroio Trinta, durante o mes de março/2006.
147 11/04/2006 LABORATÓRIO PASTEUR -ANÁLISES CLINICAS 1.412,95 Valor ref. exames laboratoriais prestados a pacientes encaminhados pela unidade sanitária de Arroio Trinta.
241 07/06/2006 LABORATÓRIO PASTEUR ANÁLISES CLINICAS SC LTDA 1.464,00 Valor ref. exames laboratoriais para pacientes do município .
189 10/05/2006 LABORATÓRIO PASTEUR ANÁLISES CLINICAS SC LTDA 1.412,95 Valor ref. exames laboratoriais prestados para pacientes residentes em Arroio Trinta.
89 03/03/2006 NEUROLOGIA CLINICA M.J. S/C LTDA 60,00 Valor ref. 01 consulta médica para o menor deficiente Fábio Nava.
112 22/03/2006 NEUROLOGIA CLINICA M.J. S/C LTDA 80,00 Valor ref. 01 eletro-encefalografia para a Sra. Rosinha de Oliveira Morais.
229 01/06/2006 NEUROLOGIA CLINICA M.J. S/C LTDA 60,00 Valor ref. 01 consulta médica para o menor deficiente Fábio Nava.
358 02/08/2006 NEUROLOGIA CLINICA M.J. S/C LTDA 60,00 Valor ref. 01 consulta médica para Bruna Camoanhim.
354 01/08/2006 NEUROLOGIA CLINICA M.J. S/C LTDA 180,00 Valor ref. 03 consulta para Fabiana Dutra, Josias MAciel, Bruna Lidani.
311 07/07/2006 NEUROLOGIA CLINICA M.J. S/C LTDA 60,00 Valor ref. consulta médica para a Sra. Claudete R. de Lima.
307 05/07/2006 NEUROLOGIA CLINICA M.J. S/C LTDA 150,00 Valor ref. 01 eletroneuromcografia para a Sta. Mariane Fátima Locatelli.
500 26/10/2006 NEUROLOGIA CLINICA M.J. S/C LTDA 80,00 Valor ref. 01 consulta médica especializada para Claudemir Zuffo.
166 27/04/2006 OFTALMOCLINICA DR. ELCIO BONAMIGO S/C 50,00 Valor ref. 01 consulta médica para paciente carente.
136 05/04/2006 ORL-CLINICA DE OTORRINOLARINGOLOGIA S/C 60,00 Valor ref. 01 endoscopia nasal para o Sr. Jonas Antunes.
271 23/06/2006 ORL-CLINICA DE OTORRINOLARINGOLOGIA S/C 60,00 Valor ref. 01 laringoscopia para a Sra. Rosinha Morais.
623 27/12/2006 ORTHOCLINICA ORTOPEDIA E FISIOTERAPIA LTDA 500,00 Valor ref. serviços médicos prestados para o Sr. Luiz Cividini.
325 17/07/2006 ORTOCLINICA SÃO LUCAS S.C. 140,00 Valor ref. serviços de ecografia prestados para a Sra. Maria Casaletti Manenti.
335 25/07/2006 ORTOCLINICA SÃO LUCAS S.C. 500,00 Valor ref. serviços médicos pretados ref. cirurgia ortopédica para a Sra. Terezinha Saccaro.
167 27/04/2006 PROCTOCLINICA JOAÇABA LTDA 100,00 Valor ref. 01 consulta médica para o Sr. Pedro Biava.
9 18/01/2006 SOCIEDADE FRANCO BRASILIERA HOSP.MAICÊ 36,95 Valor ref. 01 RX panoramica para Jeferson Moreira Branco.
10 18/01/2006 SOCIEDADE FRANCO BRASILIERA HOSP.MAICÊ 36,95 Valor ref. 01 RX panoramica para Lucia Cardozo.
83 27/02/2006 SV-CLINICA DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO L 1.590,00 Valor ref. atendimentos de fisioterapia prestados durante o mes de fevereiro/2006.
32 31/01/2006 SV-CLINICA DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO L 1.590,00 Valor ref. atendimentos de fisioterapia durante o mes de janeiro/2006 prestados a pacientes do município.
522 16/11/2006 UNITRAUMA CLINICA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA LTDA 150,00 Valor ref. 01 consulta médica para o Sr. João Camargo.
528 22/11/2006 UNITRAUMA CLINICA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA LTDA 150,00 Valor ref. serviços médicos relativo a 01 consulta especializada para a Sra. Marilene S.Constantini.
  TOTAL  

101.901,66

 
TOTAL GERAL  

160.701,66

 
               

Vale dizer que a contratação de referidas entidades representou 15,29% das despesas totais da Unidade Gestora durante o exercício sob exame.

Há, pois, fortes indícios de que a Unidade Gestora esteja promovendo a contratação de entidades privadas para o exercício de atividades contínuas, permanentes e inerentes às atribuições do Fundo, que deveriam estar sendo desempenhadas por servidores públicos efetivos, previamente aprovados em concurso público, nos termos do art. 37, II, da Constituição Federal, que dispõe:

A propósito, em relação à saúde pública, a Constituição Federal de 1988 previu um Sistema Público de Atendimento à Saúde da População, intitulado Sistema Único de Saúde (SUS), que é de responsabilidade do Estado, facultando a prestação de serviços de saúde também à iniciativa privada.

É importante destacar que o SUS é financiado com recursos públicos (União, Estados e Municípios), sendo facultada à iniciativa privada a participação complementar, conforme dispõe o art. 199, § 1º, nos seguintes termos:

Observa-se que a Constituição Federal quis que a iniciativa privada ocupasse o papel de simples coadjuvante do Poder Público. Por isso, só excepcionalmente, quando apontada insuficiência das disponibilidades estatais, admite-se a participação de profissionais ou entidades privadas na prestação de serviços de saúde no âmbito do SUS, e, mesmo assim, somente para complementar a atividade estatal, nunca para substituí-la em seus programas de saúde.

Assim, fundamentalmente à vista do montante despendido com a contratação de entidades privadas para a prestação de serviços na área da Saúde, aliado ao fato de que o objeto é inerente às funções típicas da administração, de caráter não eventual, tem-se que o procedimento caracteriza afronta às disposições do inciso II do artigo 37 c/c o 199, § 1º da Constituição Federal.

CONCLUSÃO

À vista do exposto no presente Relatório, referente ao resultado da análise da Prestação de Contas Anuais do Fundo Municipal de Saúde de Arroio Trinta, com abrangência ao exercício de 2006, autuado sob o nº PCA 07/00145079, entende a Diretoria de Controle dos Municípios, por sua Inspetoria 4 e Divisão de Contas Municipais 10, com fulcro no artigo 59 c/c o artigo 113 da Constituição do Estado e no artigo 1º, inciso III da Lei Complementar nº 202/2000, que possa o Excelentíssimo Sr. Relator, por despacho singular:

1 – DETERMINAR à Diretoria de Controle dos Municípios - DMU que proceda a CITAÇÃO da Sra. Glotilde Casaletti Sartori - Secretária de Saúde à época, sito na rua XV de novembro, 26, CEP: 89.590-000, Arroio Trinta-SC, nos termos do artigo 13 da Lei Complementar nº 202/2000, para no prazo de 30 (trinta) dias a contar do recebimento desta, apresentar justificativas relativamente às restrições abaixo especificadas, sob pena de imputação da multa capitulada no art. 69 da Lei Complementar nº 202/2000:

1.1 - ausência da contribuição previdenciária incidente sobre as despesas decorrentes da contratação de serviços de terceiros - pessoa física, podendo caracterizar o não recolhimento da parte da empresa à Seguridade Social, em descumprimento ao disposto no art. 22, III da Lei Federal nº 8.212, de 24/06/91 (item A.1.1 deste Relatório);

1.2 - despesas classificadas em elementos impróprios, em desacordo com o previsto na Portaria Interministerial STN/SOF nº 163, de 04/05/2001 (item B.1.1);

1.3 - contratação de entidades privadas para prestação de serviços na área da Saúde, cujas atribuições são de caráter não eventual e inerentes às funções típicas da administração, devendo estar previstas em Quadro de Pessoal, traduzindo afronta às disposições do inciso II do artigo 37, c/c o 199, § 1º da Constituição Federal (item B.1.2).

2 - DETERMINAR à Diretoria de Controle dos Municípios - DMU, que dê ciência deste despacho, com remessa de cópia deste Relatório à responsável, Sra. Glotilde Casaletti Sartori - Secretária de Saúde à época.

É o Relatório.

DMU/I4/DCM10, em ___/___/2008.

Mariângela Lobato Correia Veiga

Visto em ___/___/2008

Moisés de Oliveira Barbosa

Chefe de Divisão

De acordo,

em ___/___/2008.

Rafael Antônio Krebs Reginatto

Coordenador da Inspetoria 4

  TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

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PROCESSO PCA - 07/00145079
   
UNIDADE Fundo Municipal de Saúde de Arroio Trinta
   
ASSUNTO Prestação de Contas de Administrador referente ao exercício financeiro de 2006 - CITAÇÃO.

DESPACHO

Encaminhe-se os autos ao Exmo. Sr. Relator, para que sejam adotadas as providências cabíveis.

TC/DMU, em ___/___/2008.

GERALDO JOSÉ GOMES

Diretor de Controle dos Municípios