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TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL Inspetoria 1 Divisão 1 |
PROCESSO Nº | PCA 08/00288882 |
UNIDADE GESTORA | Departamento estadual de infra-estrutura |
INTERESSADO | Romualdo theophanes de frança júnior |
RESPONSÁVEL | Romualdo theophanes de frança júnior |
ASSUNTO | Prestação de Contas de Administrador de 2007 |
Relatório de Instrução nº DCE/INSP1 133/2008 |
1 INTRODUÇÃO
A Unidade Gestora acima identificada, sujeita ao regime de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial deste Tribunal de Contas, nos termos da Resolução nº TC-16/94, encaminhou para exame e parecer o Balanço Geral de 2007, atendendo as disposições pertinentes à matéria.
A Inspeção contábil efetuada pela Diretoria de Controle da Administração Estadual - DCE, Inspetoria 1, Divisão 1, deste Tribunal, constou de exame dos balanços e demais demonstrações constantes do respectivo processo.
2 - ANÁLISE SINTÉTICA DO BALANÇO
A análise procedida no Balanço Geral do exercício de 2007, objetiva demonstrar a posição dos créditos orçamentários autorizados, da movimentação financeira do exercício, das variações patrimoniais, das contas patrimoniais e das contas de compensação.
O Balanço Geral esta composto de acordo com o Decreto 3.274, de 29 de junho de 2005, que aprova o Plano de Contas Único do Estado e estabelece os prazos, relatórios e normas relacionadas à elaboração dos Balancetes Mensais e do Balanço Anual dos órgãos e entidades do Estado de Santa Catarina.
2.1 - DEMONSTRAÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Demonstra-se a seguir, os registros das operações orçamentárias, relativas à previsão, fixação e alteração do orçamento relativo ao exercício em análise, com o fim de evidenciar a execução da Lei Orçamentária Anual n.º 13.969, de 22 de janeiro de 2007:
2.1.1 - RECEITA ORÇAMENTÁRIA
As receitas figuram no orçamento público devidamente discriminadas e codificadas segundo as categorias econômicas, fontes de recursos e rubricas estatuída pelo Decreto Estadual nº. 2.879/04, c/c a Portaria STN/SOF nº. 163/01 e Lei Federal nº 4.320/64. Inclui as contas representativas dos recursos recebidos na gestão, a serem computados na apuração do resultado do exercício.
Em R$
Código | Discriminação Contábil | Valor |
2.9.1.1.1 | (+) Previsão Inicial da Receita | 132.555.000,00 |
1.9.1.1.4 | (-) Receita Realizada | 58.126.780,43 |
1.9.1.1.1 |
(=) Saldo Orçamentário - Receita a Realizar | 74.428.219,57 |
Fonte: Balancete do Razão e Comparativo da Receita de 2007 |
2.1.2 - TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS
As transferências financeiras realizadas por intermédio de cotas, repasses ou movimentação interna de recursos figuram no orçamento público com a finalidade de respaldar as unidades gestoras integrantes do orçamento geral do Estado que não tem como finalidade específica, a arrecadação de receitas para executar o seu programa de trabalho.
De acordo com o Manual de Procedimentos das Receitas Públicas, os chamados "Recursos do Tesouro" são aqueles geridos de forma centralizada pelo Poder Executivo do ente, que detêm a responsabilidade e controle sobre as disponibilidades financeiras. Essa gestão centralizada se dá, normalmente, através do Órgão Central de Programação Financeira, que administra o fluxo de caixa, fazendo liberações aos órgãos e entidades de acordo com a programação financeira com base nas disponibilidades e os objetivos estratégicos do governo.
A descentralização de créditos orçamentários, instituída pela Lei nº 12.931/2004, é o procedimento por meio do qual um órgão ou entidade transfere a outro a possibilidade de utilização dos créditos orçamentários, dispensando a celebração de convênios ou instrumentos congêneres, bastando juntar em autos especificamente protocolizados a justificativa fundamentada do ordenador da despesa do órgão ou entidade que realizar a descentralização. Neste caso a liberação financeira dos Recursos Ordinários do Tesouro será feita diretamente ao órgão ou entidade que receber o crédito orçamentário descentralizado.
Em R$
Código | Discriminação Contábil | Valor |
6.1.2.1.1 |
(+) Cota Recebida | 221.604.307,58 |
6.1.2.1.2 |
(+) Repasse Recebido | 12.301.287,96 |
6.1.2.1 | (=) Transferências Financeiras Recebidas | 233.905.595,54 |
Fonte: Balancete do Razão de 2007
Conforme tabela o total das transferências financeiras para a Autarquia em 2007 foi R$ 233.905.595,54 (duzentos e trinta e três milhões novecentos e cinco mil quinhentos e noventa e cinco reais e cinqüenta e quatro centavos).
2.1.3 - DESPESA ORÇAMENTÁRIA
Os créditos figuram no orçamento público devidamente discriminados e codificados segundo as categorias econômicas, grupos de natureza de despesa, modalidade de aplicação, elementos de despesa e fontes de recursos estatuídas pelo Decreto Estadual nº 2.895/05, c/c a Portaria STN/SOF nº. 163/01 e Lei Federal nº 4.320/64. Inclui as contas representativas dos recursos despendidos na gestão, a serem computados na apuração do resultado do exercício.
Em R$
Código | Discriminação Contábil | Valor |
1.9.2.1.1 | (+) Dotação Inicial | 388.566.368,00 |
1.9.2.1.2 | (+) Dotação Suplementar | 184.200.736,20 |
1.9.2.1.9 | (-) Dotação Cancelada/Remanejada | 180.068.076,32 |
1.9.2.2.1.01.01 | (+) Créditos Recebidos | 12.322.997,20 |
1.9.2.2.1.01.02 | (-) Créditos Transferidos | 15.857.173,87 |
(=) Crédito Orçamentário Autorizado | 389.164.851,21 | |
2.9.2.4.1.01.01 | (-) Empenhos a Liquidar | 0,00 |
2.9.2.4.1.01.02 | (-) Empenhos Liquidados | 256.229.656,05 |
(=)Saldo Orçamentário | 132.935.195,16 |
Fonte: Balancete do Razão e Comparativo da Despesa de 2007
O saldo orçamentário, foi de R$ 132.935.195,16 (cento e trinta e dois milhões novecentos e trinta e cinco mil cento e noventa e cinco reais e dezeseis centavos).
2.2 - DEMONSTRAÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA
Demonstra-se a seguir, os registros das operações financeiras realizadas no período em análise, relativas ao movimento de receitas e despesas, objetivando evidenciar o saldo ainda existente.
Em termos gerais, a expressão designa o montante de recursos em caixa/banco, tais como: depósitos e aplicações em instituições financeiras, e os ativos de rápida liquidez (ações e debêntures) que a entidade possui à sua disposição, além das obrigações (fornecedores, DDO, consignações, dentre outros).
Ord. | Código | Discriminação Contábil | Valor |
1 | 1.1.1 | Disponível anterior | 12.799.117,11 |
2 | 4 | Receita Orçamentária | 58.126.780,43 |
4.1 | Receitas Correntes | 58.126.780,43 | |
3 | Ingressos Extra-Orçamentarios | 320.571.169,35 | |
1.1.2 | Créditos em Circulação | 124.499,76 | |
1.1.2.5.1.05 | Depósitos Judiciais | 14.000,00 | |
1.1.2.6 | Valores em Trânsito Realizáveis | 110.499,76 | |
2.1.1 | Depósitos | 6.679.483,39 | |
2.1.2 | Obrigações em Circulação | 313.506.307,44 | |
2.1.2.1.1.01 | Fornecedores do Exercício | 271.346.587,82 | |
2.1.2.1.1.02 | Fornecedores de Exercício Anteriores | 19.469.542,53 | |
2.1.2.1.6 | Recursos Especiais a Liberar | 22.690.177,09 | |
2.1.4 | Valores Pendentes | 260.878,76 | |
4 | 6 | Resultado Aumentativo - Sist. Financeiro | 255.360.382,56 |
6.1.2 | Interferências Ativas Orçamentarias | 233.905.595,54 | |
6.2.3 | Acréacimos Patrimoniais | 21.454.787,02 | |
6.2.3.3.1.05 | Restos a Pagar | 21.430.209,73 | |
6.2.3.8.6 | Devol Descent Financeira Exercício anteriores | 24.577,29 | |
5 | Total das Entradas | 634.058.332,34 | |
6 | 3 | Despesa Orçamentário | 256.229.656,05 |
3.3 | Despesas Correntes | 71.386.056,67 | |
3.4 | Despesas de Capital | 184.843.599,38 | |
7 | 4 | Desembolsos Extra-Orçamentários | 338.636.869,23 |
1.1.2 | Créditos em Circulação | 149.664,76 | |
1.1.2.1.9.70.03 | Consignações a apropriar | 77.919,57 | |
1.1.2.5.1.05 | Depósitos Judiciais | 71.745,19 | |
2.1.1 | Depósitos | 6.670.169,39 | |
2.1.2 | Obrigações em Circulação | 331.556.156,32 | |
2.1.2.1.1.01 | Fornecedores do Exercício | 271.346.587,82 | |
2.1.2.1.1.02 | Fornecedores de Exercício Anteriores | 20.941.924,51 | |
2.1.2.1.6 | Recursos Especiais a Liberar | 39.144.805,00 | |
2.1.2.1.9.60.09 | Patronal - IPESC | 830,86 | |
2.1.2.1.9.60.10 | Patronal - Plano de Saúde | 122.008,13 | |
2.1.4 | Valores Pendentes | 260.878,76 | |
8 | 5 | Resultado Diminutivo - Sist. Financeiro | 35.115.849,24 |
5.1.2 | Interferências Passivas Orçamentarias | 31.648.779,84 | |
5.2.3 | Decréscimos Patrimoniais | 3.467.069,40 | |
5.2.3.1.7.08 | Baixa de Valores em Trânsito Realizáveis | 110.499,76 | |
5.2.3.8.7 | Conversão do Superavit em Recurso Tesouro | 3.356.569,64 | |
9 | Total das Saídas | 629.982.374,52 | |
1.1.1 | Disponível para o período seguinte | 16.875.074,93 |
Fonte: Balancete do Razão de 2007
A Movimentação Financeira demonstra as disponibilidades iniciais, os ingressos, os desembolsos e o saldo existente no término do exercício que será transferido para o exercício seguinte.
De acordo com o art. 103 da Lei Federal n.º 4.320/64, o Balanço Financeiro deve demonstrar a receita e despesa orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
O respectivo balanço financeiro demonstra que, durante o período ora analisado, às entradas de recursos foram de R$ 634.058.332,34 (seiscentos e trinta e quatro milhões cinqüenta e oito mil trezentos e trinta e dois reais e trinta e quatro centavos) e às saídas totalizaram R$ 629.982.374,52 (seiscentos e vinte e nove milhões novecentos e oitenta e dois mil trezentos e setenta e quatro reais e cinqüenta e dois centavos).
Dessa forma, somando-se o saldo financeiro de 31/12/2006, que totalizou R$ 12.799.117,11 (doze milhões setecentos e noventa e nove mil cento e dezessete reais e onze centavos), aos ingressos de recursos e subtraindo deste valor às saídas de recursos do exercício de 2007, obtêm-se o saldo de recursos disponíveis e vinculados em 31/12/2007 que foi de R$ 16.875.074,93 (dezesseis milhões oitocentos e setenta e cinco mil setenta e quatro reais e noventa e três centavos).
2.3 DEMONSTRAÇÃO DAS CONTAS PATRIMONIAIS
O Balanço Patrimonial é o quadro onde se distribuem e individualizam os elementos do patrimônio público contabilizáveis a fim de se apresentar o resultado patrimonial do exercício.
Em razão do patrimônio ser considerado o conjunto dos bens, direitos e obrigações pertencentes a determinada entidade, inclusive pessoas jurídicas de direito público, o Balanço Patrimonial deve evidenciar a formação de cada um desses grupos, oferecendo uma visão estática das contas e os resultados da movimentação ocorrida em cada um dos elementos que formam o patrimônio público.
O quadro a seguir apresenta o saldo patrimonial de 2007.
Em R$
Código | Discriminação Contábil | Exerc. Anter. | Exerc. Atual | Variação |
Saldo em 31/12/2006 | Saldo em 31/12/2007 | Período | ||
1 | Ativo | 37.886.856,35 | 192.054.923,42 | 154.168.067,07 |
1.1 | Ativo Circulante | 14.529.657,97 | 57.111.745,71 | 42.582.087,74 |
1.2 | Ativo Realizavel a Longo Prazo | 280.012,21 | 112.243.011,48 | 111.962.999,27 |
1.4 | Ativo Permanente | 23.077.186,17 | 22.700.166,23 | -377.019,94 |
2 | Passivo | 77.936.891,19 | 69.951.628,23 | -7.985.262,96 |
2.1 | Passivo Circulante | 42.901.965,09 | 24.861.430,21 | -18.040.534,88 |
2.2 | Passivo Exigível a Longo Prazo | 35.034.926,10 | 45.090.198,02 | 10.055.271,92 |
2.4 | Patrim. Líquido/Saldo Patrimonial | -40.050.034,84 | 122.103.295,19 | 162.153.330,03 |
Fonte: Balancete do Razão de 2007.
O saldo patrimonial acumulado em 31/12/2007 é de R$ 122.103.295,19 (cento e vinte e dois milhões cento e três mil duzentos e noventa e cinco reais e dezenove centavos) e a variação do período é de R$ 162.153.330,03 (cento e sessenta e dois milhões cento e cinqüenta e três mil trezentos e trinta reais e três centavos).
A variação do período foi ocasionada por lançamentos de créditos nas contas 1.1.3.2.2.01 - Direitos sobre concessões que totalizou em 2007 R$ 39.119.142,08 (trinta e nove milhões cento e dezenove mil cento e quarenta e dois centavos e dezoito centavos) e 1.2.2.5.2 - Direitos sobre concessões que totalizou em 2007 R$ 112.361.842,07 (cento e doze milhões trezentos e sessenta e um mil oitocentos e quarenta e dois reais e sete centavos) relacionados aos direitos a receber por faixa de domínio.
2.4 - DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
Segundo o art. 104 da Lei Federal nº 4.320/64, a Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício, ou seja, inclui as contas representativas das variações positivas e negativas da situação líquida do patrimônio e da apuração do resultado do exercício.
Em R$
Código | Discriminação Contábil | Valor |
4 | Receita Orçamentária | 58.126.780,43 |
4.1 | Receitas Correntes | 58.126.780,43 |
6 | Resultado Aumentativo | 418.256.490,99 |
6.1 | Resultado Orçamentário | 237.760.825,76 |
6.2 | Resultado Extra-Orçamentário | 180.495.665,23 |
Total das Variações Ativas | 476.383.271,42 | |
3 | Despesa Orçamentária | 256.229.656,05 |
3.3 | Despesas Correntes | 71.386.056,67 |
3.4 | Despesas Capital | 184.843.599,38 |
5 | Resultado Diminutivo | 58.000.285,34 |
5.1 | Resultado Orçamentário | 31.952.858,06 |
5.2 | Resultado Extra-Orçamentário | 26.047.427,28 |
Total das Variações Passivas | 314.229.941,39 | |
6.3.1 | Resultado do Período | 162.153.330,03 |
Fonte: Balancete do razão de 2007
As variações ativas somaram R$ 476.383.271,42 (quatrocentos e setenta e seis milhões trezentos e oitenta e três mil duzentos e setenta e um reais e quarenta e dois centavos). Já as variações passivas totalizaram R$ 314.229.941,39 (trezentos e quatorze milhões duzentos e vinte e nove mil novecentos e quarenta e um reais e trinta e nove centavos).
A diferença entre os valores supracitados consiste no superávit patrimonial de R$ 162.153.330,03 (cento e sessenta e dois milhões cento e cinqüenta e três mil trezentos e trinta reais e três centavos) que é o resultado da variação patrimonial do período.
2.5 - MOVIMENTO DAS CONTAS DE COMPENSAÇÃO.
De acordo com o novo plano de contas do Estado de Santa Catarina, aprovado pelo Decreto Estadual nº 3.274/05, as contas de compensação compreendem as contas com função precípua de controle, relacionadas a situações não compreendidas no patrimônio, mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afetá-lo, inclusive as que dizem respeito a atos e fatos ligados a execução do orçamento.
2.5.1 - CONTAS DE CONTROLE DA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO
São contas com função precípua de controle, relacionadas a previsão, movimentação e execução orçamentária e financeira do exercício.
Em R$
Código | Discriminação Contábil | Saldo do ** |
Exercício | ||
1.9.1.1 | (D) Arrecadação Orçamentária - Nat. da Receita | 132.555.000,00 |
1.9.2.1 | (D) Dotação Orçamentária | 392.699.027,88 |
1.9.2.2 | (D) Movimentação de Créditos | -3.534.176,67 |
1.9.3.2 | (D) Disponibilidades Financeiras | 54.344.991,15 |
(A) | Subtotal Compensações Ativas | 576.064.842,36 |
2.9.1.1 | (C) Previsão Orçamentária - Nat. da Receita | 132.555.000,00 |
2.9.2.1 | (C) Disponibilidade de Crédito | 389.164.851,21 |
2.9.3.2 | (C) Disponibilidades Financeiras - Liquidadas | 37.469.916,22 |
2.9.3.3 | (C) Disponibilidades Financeiras - Banco | 16.875.074,93 |
(B) | Subtotal Compensações Passivas | 576.064.842,36 |
Fonte: Balancete do Razão de Dezembro/2007
2.5.2 CONTAS DE CONTROLE NÃO COMPREENDIDAS NO PATRIMÔNIO
São contas com função precípua de controle, relacionadas a situações não compreendidas no patrimônio, mas que, direta ou indiretamente, podem vir a afetá-lo.
Em R$
Código | Discriminação Contábil | Saldo do | Saldo do | Variação |
Exerc. Anterior | Exercício | Período | ||
1.9.5.1 | (D) Inscrição de Restos a Pagar | 42.231.794,55 | 24.304.784,66 | -17.927.009,89 |
1.9.7.1 | (D) Riscos Fiscais e Passivos Contingentes | 0,00 | 871.257.579,17 | 871.257.579,17 |
1.9.9.1 | (D) Responsab. p/Valores, Tí e Bens | 138.678.910,16 | 56.149.307,43 | -82.529.602,73 |
1.9.9.7 | (D) Direitos e Obrig. Contratuais | 41.337.438,77 | 25.190.420,71 | -16.147.018,06 |
1.9.9.9 | (D) Outras Compensações | 36.004.185,42 | 33.417.846,89 | -2.586.338,53 |
(C) | Subtotal Compensações Ativas | 258.252.328,90 | 1.010.319.938,86 | 752.067.609,96 |
2.9.5.1 | (C) Restos a Pagar a Liquidar | 39.144.805,00 | 22.690.177,09 | -16.454.627,91 |
2.9.5.4 | (C) Restos a Pagar Liquidados | 3.086.989,55 | 1.614.607,57 | -1.472.381,98 |
2.9.7.1 | ((C)Controle de Ris. Fis. e Pas. Contingentes | 0,00 | 871.257.579,17 | 871.257.579,17 |
2.9.9.1 | (C) Valores, Tít. e Bens sob Resp. | 138.678.910,16 | 56.149.307,43 | -82.529.602,73 |
2.9.9.7 | (C) Direitos e Obrig. Contratadas | 41.337.438,77 | 25.190.420,71 | -16.147.018,06 |
2.9.9.9 | (C) Compensações Diversas | 36.004.185,42 | 33.417.846,89 | -2.586.338,53 |
(D) | Subtotal Compensações Passivas | 258.252.328,90 | 1.010.319.938,86 | 752.067.609,96 |
Fonte: Balancete do Razão de Dezembro/2007
1.9 (A+C) | Total do Ativo Compensado no Final do Exercício 2007 | 1.586.384.781,22 | |
2.9 (B+D) | Total do Passivo Compensado no Final do Exercício 2007 | 1.586.384.781,22 |
2.6 - OUTROS ASPECTOS CONSIDERADOS
2.6.1 - NOTAS DE EMPENHO, SUBEMPENHO E NOTAS DE ESTORNO
Os relatórios de auditoria dos balancetes evidenciarão, conforme o caso e no que couber, as restrições, multas, glosas e outras providências saneadoras inerentes à despesa empenhada no exercício.
2.6.2 - ADIANTAMENTOS E QUAISQUER OUTROS RECURSOS ENTREGUES
Os adiantamentos, convênios, subvenções ou quaisquer outros recursos entregues a terceiros, foram objeto de anotação, durante o exercício, para exame e verificação posteriores da regularidade da despesa, quando da prestação de contas dos seus responsáveis, nos prazos regulamentares.
2.6.3 - LICITAÇÕES, CONTRATOS E ATOS JURÍDICOS ANÁLOGOS
As licitações, contratos e outros Atos jurídicos análogos foram levantados, no exercício, a partir dos balancetes. Encaminhados em processos apartados, foram examinados ou se encontram em vias de exame pela Diretoria competente.
2.6.4 - REGISTROS CONTÁBEIS
A título de ressalva ao que dispõe a legislação pertinente à matéria, o presente parecer sobre as contas anuais da unidade teve pôr base, tão somente, os dados e elementos constantes dos demonstrativos e documentos anexos ao Balanço Geral e aos balancetes mensais respectivos.
2.6.5 - A DESPESA DE PESSOAL
A despesa de pessoal ativo e inativo restringiu-se, tão somente, ao exame aritmético, deixando de ser feita quanto ao mérito da legalidade e legitimidade dos pagamentos efetuados.
A auditoria reserva-se ao direito de exame e análise futuras da despesa com pessoal quanto aos aspectos acima ressalvados.
2.6.6 - DOS BALANCETES MENSAIS
A execução orçamentária, assim como os registros contábeis da Unidade, referentes ao período de janeiro a dezembro, serão objeto de auditoria "In loco", cujos relatórios de auditoria, farão parte de processos específicos, com tramitação em separado.
2.6.7 ENTREGA DO BALANÇO GERAL
O Balanço Geral deu entrada nesta Corte de Contas em 24/04/2008 (fls. 02), portanto com um atraso de 55 (cinqüenta e cinco) dias, contrariando assim o art. 17 da Resolução TC - 16/94, a saber:
Portanto, esta Instrução sugere que seja feita a citação do Sr. Romualdo Theophanes de França Júnior, Presidente do Departamento Estadual de Infra-Estrutura- DEINFRA.
3 - CONCLUSÃO
Ante ao exposto, sugere-se que seja procedida citação, nos termos do inciso II do artigo 15 da Lei Complementar n.º 202/00, do Sr. Romualdo Theophanes de França Júnior, Presidente do Departamento Estadual de Infra-Estrutura- DEINFRA, para apresentação de justificativas, em observância ao princípio do contraditório e da ampla defesa, face ao encaminhamento da Prestação de Contas de Administrador, referente ao exercício de 2007, com 55 (cinqüenta e cinco) dias de atraso, contrariando o art. 17 da Resolução TC - 16/94, irregularidade sujeita à aplicação de multa prevista na Lei Orgânica do Tribunal e no seu Regimento Interno,
É o Relatório.
DCE, Divisão 1, em 25 de setembro de 2008.
Luiz Carlos Medeiros | Gerson Luís Gomes |
Auxiliar de Atividades Administrativas e de Controle Externo | Auditor Fiscal de Controle Externo Chefe de Divisão |
DE ACORDO.
DCE, Inspetoria 1, em ____/____/____.
Jânio Quadros
Coordenador de Controle Inspetoria 1/DCE