TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

DIRETORIA DE CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL

Inspetoria 1

Divisão 1

PROCESSO Nº PCA 08/00288882
UNIDADE GESTORA Departamento estadual de infra-estrutura
INTERESSADO Romualdo theophanes de frança júnior
RESPONSÁVEL Romualdo theophanes de frança júnior
ASSUNTO Prestação de Contas de Administrador de 2007
Relatório de Instrução nº DCE/INSP1 133/2008

1 INTRODUÇÃO

A Unidade Gestora acima identificada, sujeita ao regime de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial deste Tribunal de Contas, nos termos da Resolução nº TC-16/94, encaminhou para exame e parecer o Balanço Geral de 2007, atendendo as disposições pertinentes à matéria.

A Inspeção contábil efetuada pela Diretoria de Controle da Administração Estadual - DCE, Inspetoria 1, Divisão 1, deste Tribunal, constou de exame dos balanços e demais demonstrações constantes do respectivo processo.

2 - ANÁLISE SINTÉTICA DO BALANÇO

A análise procedida no Balanço Geral do exercício de 2007, objetiva demonstrar a posição dos créditos orçamentários autorizados, da movimentação financeira do exercício, das variações patrimoniais, das contas patrimoniais e das contas de compensação.

O Balanço Geral esta composto de acordo com o Decreto 3.274, de 29 de junho de 2005, que aprova o Plano de Contas Único do Estado e estabelece os prazos, relatórios e normas relacionadas à elaboração dos Balancetes Mensais e do Balanço Anual dos órgãos e entidades do Estado de Santa Catarina.

2.1 - DEMONSTRAÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Demonstra-se a seguir, os registros das operações orçamentárias, relativas à previsão, fixação e alteração do orçamento relativo ao exercício em análise, com o fim de evidenciar a execução da Lei Orçamentária Anual n.º 13.969, de 22 de janeiro de 2007:

2.1.1 - RECEITA ORÇAMENTÁRIA

As receitas figuram no orçamento público devidamente discriminadas e codificadas segundo as categorias econômicas, fontes de recursos e rubricas estatuída pelo Decreto Estadual nº. 2.879/04, c/c a Portaria STN/SOF nº. 163/01 e Lei Federal nº 4.320/64. Inclui as contas representativas dos recursos recebidos na gestão, a serem computados na apuração do resultado do exercício.

Em R$

Código Discriminação Contábil Valor
2.9.1.1.1 (+) Previsão Inicial da Receita 132.555.000,00
1.9.1.1.4 (-) Receita Realizada 58.126.780,43

1.9.1.1.1

(=) Saldo Orçamentário - Receita a Realizar 74.428.219,57
Fonte: Balancete do Razão e Comparativo da Receita de 2007  

2.1.2 - TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS

As transferências financeiras realizadas por intermédio de cotas, repasses ou movimentação interna de recursos figuram no orçamento público com a finalidade de respaldar as unidades gestoras integrantes do orçamento geral do Estado que não tem como finalidade específica, a arrecadação de receitas para executar o seu programa de trabalho.

De acordo com o Manual de Procedimentos das Receitas Públicas, os chamados "Recursos do Tesouro" são aqueles geridos de forma centralizada pelo Poder Executivo do ente, que detêm a responsabilidade e controle sobre as disponibilidades financeiras. Essa gestão centralizada se dá, normalmente, através do Órgão Central de Programação Financeira, que administra o fluxo de caixa, fazendo liberações aos órgãos e entidades de acordo com a programação financeira com base nas disponibilidades e os objetivos estratégicos do governo.

A descentralização de créditos orçamentários, instituída pela Lei nº 12.931/2004, é o procedimento por meio do qual um órgão ou entidade transfere a outro a possibilidade de utilização dos créditos orçamentários, dispensando a celebração de convênios ou instrumentos congêneres, bastando juntar em autos especificamente protocolizados a justificativa fundamentada do ordenador da despesa do órgão ou entidade que realizar a descentralização. Neste caso a liberação financeira dos Recursos Ordinários do Tesouro será feita diretamente ao órgão ou entidade que receber o crédito orçamentário descentralizado.

Em R$

Código Discriminação Contábil Valor

6.1.2.1.1

(+) Cota Recebida 221.604.307,58

6.1.2.1.2

(+) Repasse Recebido 12.301.287,96
6.1.2.1 (=) Transferências Financeiras Recebidas 233.905.595,54

Fonte: Balancete do Razão de 2007

Conforme tabela o total das transferências financeiras para a Autarquia em 2007 foi R$ 233.905.595,54 (duzentos e trinta e três milhões novecentos e cinco mil quinhentos e noventa e cinco reais e cinqüenta e quatro centavos).

2.1.3 - DESPESA ORÇAMENTÁRIA

Os créditos figuram no orçamento público devidamente discriminados e codificados segundo as categorias econômicas, grupos de natureza de despesa, modalidade de aplicação, elementos de despesa e fontes de recursos estatuídas pelo Decreto Estadual nº 2.895/05, c/c a Portaria STN/SOF nº. 163/01 e Lei Federal nº 4.320/64. Inclui as contas representativas dos recursos despendidos na gestão, a serem computados na apuração do resultado do exercício.

Em R$

Código Discriminação Contábil Valor
1.9.2.1.1 (+) Dotação Inicial 388.566.368,00
1.9.2.1.2 (+) Dotação Suplementar 184.200.736,20
1.9.2.1.9 (-) Dotação Cancelada/Remanejada 180.068.076,32
1.9.2.2.1.01.01 (+) Créditos Recebidos 12.322.997,20
1.9.2.2.1.01.02 (-) Créditos Transferidos 15.857.173,87
  (=) Crédito Orçamentário Autorizado 389.164.851,21
2.9.2.4.1.01.01 (-) Empenhos a Liquidar 0,00
2.9.2.4.1.01.02 (-) Empenhos Liquidados 256.229.656,05
  (=)Saldo Orçamentário 132.935.195,16

Fonte: Balancete do Razão e Comparativo da Despesa de 2007

O saldo orçamentário, foi de R$ 132.935.195,16 (cento e trinta e dois milhões novecentos e trinta e cinco mil cento e noventa e cinco reais e dezeseis centavos).

2.2 - DEMONSTRAÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA

Demonstra-se a seguir, os registros das operações financeiras realizadas no período em análise, relativas ao movimento de receitas e despesas, objetivando evidenciar o saldo ainda existente.

Em termos gerais, a expressão designa o montante de recursos em caixa/banco, tais como: depósitos e aplicações em instituições financeiras, e os ativos de rápida liquidez (ações e debêntures) que a entidade possui à sua disposição, além das obrigações (fornecedores, DDO, consignações, dentre outros).

Ord. Código Discriminação Contábil Valor
1 1.1.1 Disponível anterior 12.799.117,11
2 4 Receita Orçamentária 58.126.780,43
  4.1 Receitas Correntes 58.126.780,43
3   Ingressos Extra-Orçamentarios 320.571.169,35
  1.1.2 Créditos em Circulação 124.499,76
  1.1.2.5.1.05 Depósitos Judiciais 14.000,00
  1.1.2.6 Valores em Trânsito Realizáveis 110.499,76
  2.1.1 Depósitos 6.679.483,39
  2.1.2 Obrigações em Circulação 313.506.307,44
  2.1.2.1.1.01 Fornecedores do Exercício 271.346.587,82
  2.1.2.1.1.02 Fornecedores de Exercício Anteriores 19.469.542,53
  2.1.2.1.6 Recursos Especiais a Liberar 22.690.177,09
  2.1.4 Valores Pendentes 260.878,76
4 6 Resultado Aumentativo - Sist. Financeiro 255.360.382,56
  6.1.2 Interferências Ativas Orçamentarias 233.905.595,54
  6.2.3 Acréacimos Patrimoniais 21.454.787,02
  6.2.3.3.1.05 Restos a Pagar 21.430.209,73
  6.2.3.8.6 Devol Descent Financeira Exercício anteriores 24.577,29
5   Total das Entradas 634.058.332,34
6 3 Despesa Orçamentário 256.229.656,05
  3.3 Despesas Correntes 71.386.056,67
  3.4 Despesas de Capital 184.843.599,38
7 4 Desembolsos Extra-Orçamentários 338.636.869,23
  1.1.2 Créditos em Circulação 149.664,76
  1.1.2.1.9.70.03 Consignações a apropriar 77.919,57
  1.1.2.5.1.05 Depósitos Judiciais 71.745,19
  2.1.1 Depósitos 6.670.169,39
  2.1.2 Obrigações em Circulação 331.556.156,32
  2.1.2.1.1.01 Fornecedores do Exercício 271.346.587,82
  2.1.2.1.1.02 Fornecedores de Exercício Anteriores 20.941.924,51
  2.1.2.1.6 Recursos Especiais a Liberar 39.144.805,00
  2.1.2.1.9.60.09 Patronal - IPESC 830,86
  2.1.2.1.9.60.10 Patronal - Plano de Saúde 122.008,13
  2.1.4 Valores Pendentes 260.878,76
8 5 Resultado Diminutivo - Sist. Financeiro 35.115.849,24
  5.1.2 Interferências Passivas Orçamentarias 31.648.779,84
  5.2.3 Decréscimos Patrimoniais 3.467.069,40
  5.2.3.1.7.08 Baixa de Valores em Trânsito Realizáveis 110.499,76
  5.2.3.8.7 Conversão do Superavit em Recurso Tesouro 3.356.569,64
9   Total das Saídas 629.982.374,52
  1.1.1 Disponível para o período seguinte 16.875.074,93

Fonte: Balancete do Razão de 2007

A Movimentação Financeira demonstra as disponibilidades iniciais, os ingressos, os desembolsos e o saldo existente no término do exercício que será transferido para o exercício seguinte.

De acordo com o art. 103 da Lei Federal n.º 4.320/64, o Balanço Financeiro deve demonstrar a receita e despesa orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

O respectivo balanço financeiro demonstra que, durante o período ora analisado, às entradas de recursos foram de R$ 634.058.332,34 (seiscentos e trinta e quatro milhões cinqüenta e oito mil trezentos e trinta e dois reais e trinta e quatro centavos) e às saídas totalizaram R$ 629.982.374,52 (seiscentos e vinte e nove milhões novecentos e oitenta e dois mil trezentos e setenta e quatro reais e cinqüenta e dois centavos).

Dessa forma, somando-se o saldo financeiro de 31/12/2006, que totalizou R$ 12.799.117,11 (doze milhões setecentos e noventa e nove mil cento e dezessete reais e onze centavos), aos ingressos de recursos e subtraindo deste valor às saídas de recursos do exercício de 2007, obtêm-se o saldo de recursos disponíveis e vinculados em 31/12/2007 que foi de R$ 16.875.074,93 (dezesseis milhões oitocentos e setenta e cinco mil setenta e quatro reais e noventa e três centavos).

2.3 DEMONSTRAÇÃO DAS CONTAS PATRIMONIAIS

O Balanço Patrimonial é o quadro onde se distribuem e individualizam os elementos do patrimônio público contabilizáveis a fim de se apresentar o resultado patrimonial do exercício.

Em razão do patrimônio ser considerado o conjunto dos bens, direitos e obrigações pertencentes a determinada entidade, inclusive pessoas jurídicas de direito público, o Balanço Patrimonial deve evidenciar a formação de cada um desses grupos, oferecendo uma visão estática das contas e os resultados da movimentação ocorrida em cada um dos elementos que formam o patrimônio público.

O quadro a seguir apresenta o saldo patrimonial de 2007.

Em R$

Código Discriminação Contábil Exerc. Anter. Exerc. Atual Variação
    Saldo em 31/12/2006 Saldo em 31/12/2007 Período
1 Ativo 37.886.856,35 192.054.923,42 154.168.067,07
1.1 Ativo Circulante 14.529.657,97 57.111.745,71 42.582.087,74
1.2 Ativo Realizavel a Longo Prazo 280.012,21 112.243.011,48 111.962.999,27
1.4 Ativo Permanente 23.077.186,17 22.700.166,23 -377.019,94
2 Passivo 77.936.891,19 69.951.628,23 -7.985.262,96
2.1 Passivo Circulante 42.901.965,09 24.861.430,21 -18.040.534,88
2.2 Passivo Exigível a Longo Prazo 35.034.926,10 45.090.198,02 10.055.271,92
2.4 Patrim. Líquido/Saldo Patrimonial -40.050.034,84 122.103.295,19 162.153.330,03

Fonte: Balancete do Razão de 2007.

O saldo patrimonial acumulado em 31/12/2007 é de R$ 122.103.295,19 (cento e vinte e dois milhões cento e três mil duzentos e noventa e cinco reais e dezenove centavos) e a variação do período é de R$ 162.153.330,03 (cento e sessenta e dois milhões cento e cinqüenta e três mil trezentos e trinta reais e três centavos).

A variação do período foi ocasionada por lançamentos de créditos nas contas 1.1.3.2.2.01 - Direitos sobre concessões que totalizou em 2007 R$ 39.119.142,08 (trinta e nove milhões cento e dezenove mil cento e quarenta e dois centavos e dezoito centavos) e 1.2.2.5.2 - Direitos sobre concessões que totalizou em 2007 R$ 112.361.842,07 (cento e doze milhões trezentos e sessenta e um mil oitocentos e quarenta e dois reais e sete centavos) relacionados aos direitos a receber por faixa de domínio.

2.4 - DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

Segundo o art. 104 da Lei Federal nº 4.320/64, a Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício, ou seja, inclui as contas representativas das variações positivas e negativas da situação líquida do patrimônio e da apuração do resultado do exercício.

Em R$

Código Discriminação Contábil Valor
4 Receita Orçamentária 58.126.780,43
4.1 Receitas Correntes 58.126.780,43
6 Resultado Aumentativo 418.256.490,99
6.1 Resultado Orçamentário 237.760.825,76
6.2 Resultado Extra-Orçamentário 180.495.665,23
  Total das Variações Ativas 476.383.271,42
3 Despesa Orçamentária 256.229.656,05
3.3 Despesas Correntes 71.386.056,67
3.4 Despesas Capital 184.843.599,38
5 Resultado Diminutivo 58.000.285,34
5.1 Resultado Orçamentário 31.952.858,06
5.2 Resultado Extra-Orçamentário 26.047.427,28
  Total das Variações Passivas 314.229.941,39
6.3.1 Resultado do Período 162.153.330,03

Fonte: Balancete do razão de 2007

As variações ativas somaram R$ 476.383.271,42 (quatrocentos e setenta e seis milhões trezentos e oitenta e três mil duzentos e setenta e um reais e quarenta e dois centavos). Já as variações passivas totalizaram R$ 314.229.941,39 (trezentos e quatorze milhões duzentos e vinte e nove mil novecentos e quarenta e um reais e trinta e nove centavos).

A diferença entre os valores supracitados consiste no superávit patrimonial de R$ 162.153.330,03 (cento e sessenta e dois milhões cento e cinqüenta e três mil trezentos e trinta reais e três centavos) que é o resultado da variação patrimonial do período.

2.5 - MOVIMENTO DAS CONTAS DE COMPENSAÇÃO.

De acordo com o novo plano de contas do Estado de Santa Catarina, aprovado pelo Decreto Estadual nº 3.274/05, as contas de compensação compreendem as contas com função precípua de controle, relacionadas a situações não compreendidas no patrimônio, mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afetá-lo, inclusive as que dizem respeito a atos e fatos ligados a execução do orçamento.

2.5.1 - CONTAS DE CONTROLE DA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO

São contas com função precípua de controle, relacionadas a previsão, movimentação e execução orçamentária e financeira do exercício.

Em R$

Código Discriminação Contábil Saldo do **
    Exercício
1.9.1.1 (D) Arrecadação Orçamentária - Nat. da Receita 132.555.000,00
1.9.2.1 (D) Dotação Orçamentária 392.699.027,88
1.9.2.2 (D) Movimentação de Créditos -3.534.176,67
1.9.3.2 (D) Disponibilidades Financeiras 54.344.991,15
(A) Subtotal Compensações Ativas 576.064.842,36
2.9.1.1 (C) Previsão Orçamentária - Nat. da Receita 132.555.000,00
2.9.2.1 (C) Disponibilidade de Crédito 389.164.851,21
2.9.3.2 (C) Disponibilidades Financeiras - Liquidadas 37.469.916,22
2.9.3.3 (C) Disponibilidades Financeiras - Banco 16.875.074,93
(B) Subtotal Compensações Passivas 576.064.842,36

Fonte: Balancete do Razão de Dezembro/2007

2.5.2 CONTAS DE CONTROLE NÃO COMPREENDIDAS NO PATRIMÔNIO

São contas com função precípua de controle, relacionadas a situações não compreendidas no patrimônio, mas que, direta ou indiretamente, podem vir a afetá-lo.

Em R$
Código Discriminação Contábil Saldo do Saldo do Variação
    Exerc. Anterior Exercício Período
1.9.5.1 (D) Inscrição de Restos a Pagar 42.231.794,55 24.304.784,66 -17.927.009,89
1.9.7.1 (D) Riscos Fiscais e Passivos Contingentes 0,00 871.257.579,17 871.257.579,17
1.9.9.1 (D) Responsab. p/Valores, Tí e Bens 138.678.910,16 56.149.307,43 -82.529.602,73
1.9.9.7 (D) Direitos e Obrig. Contratuais 41.337.438,77 25.190.420,71 -16.147.018,06
1.9.9.9 (D) Outras Compensações 36.004.185,42 33.417.846,89 -2.586.338,53
(C) Subtotal Compensações Ativas 258.252.328,90 1.010.319.938,86 752.067.609,96
2.9.5.1 (C) Restos a Pagar a Liquidar 39.144.805,00 22.690.177,09 -16.454.627,91
2.9.5.4 (C) Restos a Pagar Liquidados 3.086.989,55 1.614.607,57 -1.472.381,98
2.9.7.1 ((C)Controle de Ris. Fis. e Pas. Contingentes 0,00 871.257.579,17 871.257.579,17
2.9.9.1 (C) Valores, Tít. e Bens sob Resp. 138.678.910,16 56.149.307,43 -82.529.602,73
2.9.9.7 (C) Direitos e Obrig. Contratadas 41.337.438,77 25.190.420,71 -16.147.018,06
2.9.9.9 (C) Compensações Diversas 36.004.185,42 33.417.846,89 -2.586.338,53
(D) Subtotal Compensações Passivas 258.252.328,90 1.010.319.938,86 752.067.609,96

Fonte: Balancete do Razão de Dezembro/2007

1.9 (A+C) Total do Ativo Compensado no Final do Exercício 2007 1.586.384.781,22
       
2.9 (B+D) Total do Passivo Compensado no Final do Exercício 2007 1.586.384.781,22

De acordo com o Balancete do Razão de 2007, observando apenas as contas de execução de restos a pagar e as compensações ativas e passivas diversas, a variação do período é de R$ 752.067.609,96 (setecentos e cinqüenta e dois milhões sessenta e sete mil seiscentos e nove reais e noventa e seis centavos).

O total do Ativo e do Passivo compensado no final do exercício de 2007 foi de R$ 1.586.384.781,22 (um bilhão quinhentos e oitenta e seis milhões trezentos oitenta e quatro mil setecentos e oitenta e um reais e vinte e dois centavos).

2.6 - OUTROS ASPECTOS CONSIDERADOS

2.6.1 - NOTAS DE EMPENHO, SUBEMPENHO E NOTAS DE ESTORNO

Os relatórios de auditoria dos balancetes evidenciarão, conforme o caso e no que couber, as restrições, multas, glosas e outras providências saneadoras inerentes à despesa empenhada no exercício.

2.6.2 - ADIANTAMENTOS E QUAISQUER OUTROS RECURSOS ENTREGUES

Os adiantamentos, convênios, subvenções ou quaisquer outros recursos entregues a terceiros, foram objeto de anotação, durante o exercício, para exame e verificação posteriores da regularidade da despesa, quando da prestação de contas dos seus responsáveis, nos prazos regulamentares.

2.6.3 - LICITAÇÕES, CONTRATOS E ATOS JURÍDICOS ANÁLOGOS

As licitações, contratos e outros Atos jurídicos análogos foram levantados, no exercício, a partir dos balancetes. Encaminhados em processos apartados, foram examinados ou se encontram em vias de exame pela Diretoria competente.

2.6.4 - REGISTROS CONTÁBEIS

A título de ressalva ao que dispõe a legislação pertinente à matéria, o presente parecer sobre as contas anuais da unidade teve pôr base, tão somente, os dados e elementos constantes dos demonstrativos e documentos anexos ao Balanço Geral e aos balancetes mensais respectivos.

2.6.5 - A DESPESA DE PESSOAL

A despesa de pessoal ativo e inativo restringiu-se, tão somente, ao exame aritmético, deixando de ser feita quanto ao mérito da legalidade e legitimidade dos pagamentos efetuados.

A auditoria reserva-se ao direito de exame e análise futuras da despesa com pessoal quanto aos aspectos acima ressalvados.

2.6.6 - DOS BALANCETES MENSAIS

A execução orçamentária, assim como os registros contábeis da Unidade, referentes ao período de janeiro a dezembro, serão objeto de auditoria "In loco", cujos relatórios de auditoria, farão parte de processos específicos, com tramitação em separado.

2.6.7 ENTREGA DO BALANÇO GERAL

O Balanço Geral deu entrada nesta Corte de Contas em 24/04/2008 (fls. 02), portanto com um atraso de 55 (cinqüenta e cinco) dias, contrariando assim o art. 17 da Resolução TC - 16/94, a saber:

Portanto, esta Instrução sugere que seja feita a citação do Sr. Romualdo Theophanes de França Júnior, Presidente do Departamento Estadual de Infra-Estrutura- DEINFRA.

3 - CONCLUSÃO 

Ante ao exposto, sugere-se que seja procedida citação, nos termos do inciso II do artigo 15 da Lei Complementar n.º 202/00, do Sr. Romualdo Theophanes de França Júnior, Presidente do Departamento Estadual de Infra-Estrutura- DEINFRA, para apresentação de justificativas, em observância ao princípio do contraditório e da ampla defesa, face ao encaminhamento da Prestação de Contas de Administrador, referente ao exercício de 2007, com 55 (cinqüenta e cinco) dias de atraso, contrariando o art. 17 da Resolução TC - 16/94, irregularidade sujeita à aplicação de multa prevista na Lei Orgânica do Tribunal e no seu Regimento Interno,

É o Relatório.

DCE, Divisão 1, em 25 de setembro de 2008.

Luiz Carlos Medeiros Gerson Luís Gomes
Auxiliar de Atividades Administrativas e de Controle Externo Auditor Fiscal de Controle Externo

Chefe de Divisão

DE ACORDO.

DCE, Inspetoria 1, em ____/____/____.

Jânio Quadros

Coordenador de Controle – Inspetoria 1/DCE