TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

DIRETORIA DE CONTROLE DOS MUNICÍPIOS – DMU

Rua Bulcão Viana, 90, Centro – Florianópolis – Santa Catarina.

Fone: (048) 3221 - 3764 Fax: (048) 3221-3730

Home-page: www.tce.sc.gov.br

PROCESSO PCA - 08/00234286
   
UNIDADE Fundo Municipal de Saúde de Caçador
   

INTERESSADO

Sr. Saulo Sperotto - Prefeito Municipal
   

RESPONSÁVEL

Sr. Vilso Soares dos Santos - Gestor da Unidade à época
   
ASSUNTO Prestação de Contas de Administrador referente ao exercício financeiro de 2007 - CITAÇÃO
   
RELATÓRIO N° 4.377/2008

INTRODUÇÃO

O Fundo Municipal de Saúde de Caçador está sujeito ao regime de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial deste Tribunal de Contas, nos termos da Constituição Federal, art. 31; Constituição Estadual, art.113; Lei Complementar Estadual nº 202, de 15/12/2000, arts. 7º a 9º, e da Resolução nº TC - 16/94, de 21/12/1994, arts. 23, 25 e 26.

Em atendimento à Resolução nº TC - 16/94, em especial ao disposto nos artigos acima referidos, foi encaminhado para exame, por meio documental, o Balanço Anual do exercício financeiro de 2006, autuado como Prestação de Contas de Administrador (Processo nº PCA - 08/00234286), bem como bimestralmente, por meio informatizado, as informações dos registros contábeis e de execução orçamentária.

A análise das contas em questão procedeu-se através de exame de consistência do documento acima mencionado, bem como verificação dos aspectos constitucionais e legais que norteiam a Administração Pública Municipal, com abrangência e particularidades próprias da metodologia aplicada, sendo as irregularidades constatadas integrantes deste Relatório, para o qual entende esta Diretoria que deva ser procedida a CITAÇÃO do Sr. Vilso Soares dos Santos - Gestor da Unidade à época, conforme especificado na conclusão deste Relatório.

II - RESTRIÇÕES EVIDENCIADAS

Na análise realizada foram apuradas as restrições seguintes:

exame doS DADOS REMETIDOS EM MEIO INFORMATIZADO

1 – Despesas

1.1 - Contratação ou transferência de recursos a entidades privadas para prestação de serviços na área da Saúde, cujas atribuições são de caráter não eventual e inerentes às funções típicas da administração, devendo estar previstas em Quadro de Pessoal, traduzindo afronta às disposições do inciso II do artigo 37, c/c o 199, § 1º da Constituição Federal

Constatou-se que o Fundo Municipal de Saúde de Caçador procedeu à contratação e transferência de recursos a entidades privadas da área da Saúde, decorrendo as despesas listadas a seguir:

NE Data Empenho Credor Vl. Empenho (R$) Histórico
499 06/02/2007 CLINICA SCHWENGBER & AMER SC LTDA 539,76 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 46/2005IL EM 15/08/2005.
695 02/03/2007 CLINICA SCHWENGBER & AMER SC LTDA 1.510,40 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 46/2005IL EM 15/08/2005.
1080 03/04/2007 CLINICA SCHWENGBER & AMER SC LTDA 1.675,60 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 46/2005IL EM 15/08/2005.
1304 02/05/2007 CLINICA SCHWENGBER & AMER SC LTDA 1.368,80 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 46/2005IL EM 15/08/2005.
1684 04/06/2007 CLINICA SCHWENGBER & AMER SC LTDA 1.517,48 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 46/2005IL EM 15/08/2005.
1906 02/07/2007 CLINICA SCHWENGBER & AMER SC LTDA 1.623,68 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 46/2005IL EM 15/08/2005.
2328 03/08/2007 CLINICA SCHWENGBER & AMER SC LTDA 1.746,40 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 46/2005IL EM 15/08/2005.
2632 03/09/2007 CLINICA SCHWENGBER & AMER SC LTDA 2.076,80 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 46/2005IL EM 15/08/2005.
2958 11/10/2007 CLINICA SCHWENGBER & AMER SC LTDA 1.604,80 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 46/2005IL EM 15/08/2005.
3203 09/11/2007 CLINICA SCHWENGBER & AMER SC LTDA 1.463,20 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 46/2005IL EM 15/08/2005.
3508 05/12/2007 CLINICA SCHWENGBER & AMER SC LTDA 1.680,32 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 46/2005IL EM 15/08/2005.
224 04/01/2007 CLINICA DE FISIOTERAPIA FISIODONTO LTDA 1.602,44 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.
463 05/02/2007 CLINICA DE FISIOTERAPIA FISIODONTO LTDA 2.093,08 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.
696 02/03/2007 CLINICA DE FISIOTERAPIA FISIODONTO LTDA 892,08 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.
697 02/03/2007 CLINICA DE FISIOTERAPIA FISIODONTO LTDA   CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.
1022 02/04/2007 CLINICA DE FISIOTERAPIA FISIODONTO LTDA 1.701,56 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.
1403 07/05/2007 CLINICA DE FISIOTERAPIA FISIODONTO LTDA 1.559,96 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.
1540 01/06/2007 CLINICA DE FISIOTERAPIA FISIODONTO LTDA 1.385,32 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.
1907 02/07/2007 CLINICA DE FISIOTERAPIA FISIODONTO LTDA 1.458,48 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.
2263 01/08/2007 CLINICA DE FISIOTERAPIA FISIODONTO LTDA 1.331,04 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.
2634 03/09/2007 CLINICA DE FISIOTERAPIA FISIODONTO LTDA 1.390,04 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.
2933 04/10/2007 CLINICA DE FISIOTERAPIA FISIODONTO LTDA 1.401,84 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.
3202 09/11/2007 CLINICA DE FISIOTERAPIA FISIODONTO LTDA 1.368,80 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.
3427 03/12/2007 CLINICA DE FISIOTERAPIA FISIODONTO LTDA 1.371,16 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.
237 04/01/2007 EQUILIBRIUM CLINICA DE FISIOTERAPIA LTDA 2.282,12 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.CONTRATO COM TERMINO EM 15/08/2007
464 05/02/2007 EQUILIBRIUM CLINICA DE FISIOTERAPIA LTDA 823,64 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.CONTRATO COM TERMINO EM 15/08/2007
1024 03/04/2007 EQUILIBRIUM CLINICA DE FISIOTERAPIA LTDA 1.255,52 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.CONTRATO COM TERMINO EM 15/08/2007
1903 02/07/2007 EQUILIBRIUM CLINICA DE FISIOTERAPIA LTDA 1.191,96 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.CONTRATO COM TERMINO EM 15/08/2007
2306 02/08/2007 EQUILIBRIUM CLINICA DE FISIOTERAPIA LTDA 1.972,96 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.CONTRATO COM TERMINO EM 15/08/2007
2633 03/09/2007 EQUILIBRIUM CLINICA DE FISIOTERAPIA LTDA 1.618,96 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.CONTRATO COM TERMINO EM 15/08/2007
2932 04/10/2007 EQUILIBRIUM CLINICA DE FISIOTERAPIA LTDA 1.387,68 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.CONTRATO COM TERMINO EM 15/08/2007
3201 09/11/2007 EQUILIBRIUM CLINICA DE FISIOTERAPIA LTDA 1.264,96 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.CONTRATO COM TERMINO EM 15/08/2007
3509 05/12/2007 EQUILIBRIUM CLINICA DE FISIOTERAPIA LTDA 1.392,40 CONTRATAÇÃO DE CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 46/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005.CONTRATO COM TERMINO EM 15/08/2007
723 05/03/2007 EQUILIBRIUM CLINICA DE FISIOTERAPIA LTDA 1.371,16 CONTRATAÇÃO DE CLINICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 49/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005
1302 02/05/2007 EQUILIBRIUM CLINICA DE FISIOTERAPIA LTDA 1.194,16 CONTRATAÇÃO DE CLINICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 49/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005
1596 01/06/2007 EQUILIBRIUM CLINICA DE FISIOTERAPIA LTDA 1.455,60 CONTRATAÇÃO DE CLINICAS DE FISIOTERAPIA PELA TABELA SIA/SUS CFE PROC. 49/2005 INEXIGIBILIDADE 6/2005IL EM 15/08/2005
595 09/02/2007 COOPERPASSO - COOP. DOS TRABALH. AUT. P.F. LTDA 28.933,33 CONTRATAÇÃO DE COOPERATIVA EM CARÁTER DE EMERGÊNCIA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS. (Licitação Nº : 4/2007-DL)
644 01/03/2007 COOPERPASSO - COOP. DOS TRABALH. AUT. P.F. LTDA 29.966,22 CONTRATAÇÃO DE COOPERATIVA EM CARÁTER DE EMERGÊNCIA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS. (Licitação Nº : 4/2007-DL)
939 02/04/2007 COOPERPASSO - COOP. DOS TRABALH. AUT. P.F. LTDA 43.098,79 CONTRATAÇÃO DE COOPERATIVA EM CARÁTER DE EMERGÊNCIA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS. (Licitação Nº : 4/2007-DL)
1242 02/05/2007 COOPERPASSO - COOP. DOS TRABALH. AUT. P.F. LTDA 30.919,53 CONTRATAÇÃO DE COOPERATIVA EM CARÁTER DE EMERGÊNCIA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS. (Licitação Nº : 4/2007-DL)
1561 01/06/2007 COOPERPASSO - COOP. DOS TRABALH. AUT. P.F. LTDA 31.360,00 CONTRATAÇÃO DE COOPERATIVA EM CARÁTER DE EMERGÊNCIA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS. (Licitação Nº : 4/2007-DL)
1594 01/06/2007 COOPERPASSO - COOP. DOS TRABALH. AUT. P.F. LTDA 1.102,70 CONTRATAÇÃO DE COOPERATIVA EM CARÁTER DE EMERGÊNCIA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS. (Licitação Nº : 4/2007-DL)
1845 29/06/2007 COOPERPASSO - COOP. DOS TRABALH. AUT. P.F. LTDA 33.561,41 CONTRATAÇÃO DE COOPERATIVA EM CARÁTER DE EMERGÊNCIA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS. (Licitação Nº : 4/2007-DL)
228 04/01/2007 COOPERPASSO - COOP. DOS TRABALH. AUT. P.F. LTDA 17.200,00 CONTRATAÇÃO DE COOPERATIVA EM CARÁTER EMERGENCIAL PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS. (Licitação Nº : 1/2007-DL)
263 04/01/2007 COOPERPASSO - COOP. DOS TRABALH. AUT. P.F. LTDA 17.200,00 CONTRATAÇÃO DE COOPERATIVA EM CARÁTER EMERGENCIAL PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS. (Licitação Nº : 1/2007-DL)
341 08/01/2007 COOPERPASSO - COOP. DOS TRABALH. AUT. P.F. LTDA 23.932,77 CONTRATAÇÃO DE COOPERATIVA EM CARÁTER EMERGENCIAL PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS. (Licitação Nº : 1/2007-DL)
2301 02/08/2007 COOPERPASSO - COOP. DOS TRABALH. AUT. P.F. LTDA 40.074,36 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS DESTINADOS AO PRONTO ATENDIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E AO PLANTÃO DO HOSPITAL JONAS RAMOS (Licitação Nº : 5/2007-TP)
2956 11/10/2007 COOPERPASSO - COOP. DOS TRABALH. AUT. P.F. LTDA 23.951,97 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS DESTINADOS AO PRONTO ATENDIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E AO PLANTÃO DO HOSPITAL JONAS RAMOS (Licitação Nº : 5/2007-TP)
3172 09/11/2007 COOPERPASSO - COOP. DOS TRABALH. AUT. P.F. LTDA 39.032,84 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS DESTINADOS AO PRONTO ATENDIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E AO PLANTÃO DO HOSPITAL JONAS RAMOS (Licitação Nº : 5/2007-TP)
3539 10/12/2007 COOPERPASSO - COOP. DOS TRABALH. AUT. P.F. LTDA 44.355,50 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS DESTINADOS AO PRONTO ATENDIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E AO PLANTÃO DO HOSPITAL JONAS RAMOS (Licitação Nº : 5/2007-TP)
906 02/04/2007 SARTORI & PINHA LTDA 4.273,50 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS PARA REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS GINECOLÓGICOS. (Licitação Nº : 17/2006-TP)
1239 02/05/2007 SARTORI & PINHA LTDA 2.136,75 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS PARA REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS GINECOLÓGICOS. (Licitação Nº : 17/2006-TP)
1545 01/06/2007 SARTORI & PINHA LTDA 2.408,70 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS PARA REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS GINECOLÓGICOS. (Licitação Nº : 17/2006-TP)
1861 29/06/2007 SARTORI & PINHA LTDA 3.069,15 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS PARA REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS GINECOLÓGICOS. (Licitação Nº : 17/2006-TP)
2491 21/08/2007 SARTORI & PINHA LTDA 6.993,00 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS PARA REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS GINECOLÓGICOS. (Licitação Nº : 17/2006-TP)
2522 24/08/2007 SARTORI & PINHA LTDA 6.993,00 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS PARA REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS GINECOLÓGICOS. (Licitação Nº : 17/2006-TP)
2638 03/09/2007 SARTORI & PINHA LTDA 6.177,15 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS PARA REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS GINECOLÓGICOS. (Licitação Nº : 17/2006-TP)
47 03/01/2007 BENFAM SOC.CIVIL BEM ESTAR FAM BRASIL 6.560,00 CONVENIO DE COOPERACAO TECNICA QUE FAZEM ENTRE SI A SOCIEDADE CIVIL BEM-ESTAR FAMILIAR NO BRASIL - BENFAM PARA EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E DE ASSISTENCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR E PROMOCAO DA SAUDE DA POPULACAO FIRMADO ME 02/01/2007 COM PRAZO ATE 31.12.2007.
242 04/01/2007 BENFAM SOC.CIVIL BEM ESTAR FAM BRASIL 6.560,00 CONVENIO DE COOPERACAO TECNICA QUE FAZEM ENTRE SI A SOCIEDADE CIVIL BEM-ESTAR FAMILIAR NO BRASIL - BENFAM PARA EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E DE ASSISTENCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR E PROMOCAO DA SAUDE DA POPULACAO FIRMADO ME 04/01/2005
563 27/02/2007 BENFAM SOC.CIVIL BEM ESTAR FAM BRASIL 6.560,00 CONVENIO DE COOPERACAO TECNICA QUE FAZEM ENTRE SI A SOCIEDADE CIVIL BEM-ESTAR FAMILIAR NO BRASIL - BENFAM PARA EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E DE ASSISTENCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR E PROMOCAO DA SAUDE DA POPULACAO FIRMADO ME 04/01/2005
1379 02/05/2007 BENFAM SOC.CIVIL BEM ESTAR FAM BRASIL 6.560,00 CONVENIO DE COOPERACAO TECNICA QUE FAZEM ENTRE SI A SOCIEDADE CIVIL BEM-ESTAR FAMILIAR NO BRASIL - BENFAM PARA EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E DE ASSISTENCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR E PROMOCAO DA SAUDE DA POPULACAO FIRMADO ME 04/01/2005
1543 01/06/2007 BENFAM SOC.CIVIL BEM ESTAR FAM BRASIL 6.560,00 CONVENIO DE COOPERACAO TECNICA QUE FAZEM ENTRE SI A SOCIEDADE CIVIL BEM-ESTAR FAMILIAR NO BRASIL - BENFAM PARA EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E DE ASSISTENCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR E PROMOCAO DA SAUDE DA POPULACAO FIRMADO ME 04/01/2005
1807 22/06/2007 BENFAM SOC.CIVIL BEM ESTAR FAM BRASIL 6.560,00 CONVENIO DE COOPERACAO TECNICA QUE FAZEM ENTRE SI A SOCIEDADE CIVIL BEM-ESTAR FAMILIAR NO BRASIL - BENFAM PARA EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E DE ASSISTENCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR E PROMOCAO DA SAUDE DA POPULACAO FIRMADO ME 04/01/2005
1900 02/07/2007 BENFAM SOC.CIVIL BEM ESTAR FAM BRASIL 6.560,00 CONVENIO DE COOPERACAO TECNICA QUE FAZEM ENTRE SI A SOCIEDADE CIVIL BEM-ESTAR FAMILIAR NO BRASIL - BENFAM PARA EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E DE ASSISTENCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR E PROMOCAO DA SAUDE DA POPULACAO FIRMADO ME 04/01/2005
2297 02/08/2007 BENFAM SOC.CIVIL BEM ESTAR FAM BRASIL 6.560,00 CONVENIO DE COOPERACAO TECNICA QUE FAZEM ENTRE SI A SOCIEDADE CIVIL BEM-ESTAR FAMILIAR NO BRASIL - BENFAM PARA EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E DE ASSISTENCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR E PROMOCAO DA SAUDE DA POPULACAO FIRMADO ME 04/01/2005
2688 03/09/2007 BENFAM SOC.CIVIL BEM ESTAR FAM BRASIL 6.560,00 CONVENIO DE COOPERACAO TECNICA QUE FAZEM ENTRE SI A SOCIEDADE CIVIL BEM-ESTAR FAMILIAR NO BRASIL - BENFAM PARA EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E DE ASSISTENCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR E PROMOCAO DA SAUDE DA POPULACAO FIRMADO ME 04/01/2005
2861 01/10/2007 BENFAM SOC.CIVIL BEM ESTAR FAM BRASIL 6.560,00 CONVENIO DE COOPERACAO TECNICA QUE FAZEM ENTRE SI A SOCIEDADE CIVIL BEM-ESTAR FAMILIAR NO BRASIL - BENFAM PARA EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E DE ASSISTENCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR E PROMOCAO DA SAUDE DA POPULACAO FIRMADO ME 04/01/2005
3175 09/11/2007 BENFAM SOC.CIVIL BEM ESTAR FAM BRASIL 6.560,00 CONVENIO DE COOPERACAO TECNICA QUE FAZEM ENTRE SI A SOCIEDADE CIVIL BEM-ESTAR FAMILIAR NO BRASIL - BENFAM PARA EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E DE ASSISTENCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR E PROMOCAO DA SAUDE DA POPULACAO FIRMADO ME 04/01/2005
3367 03/12/2007 BENFAM SOC.CIVIL BEM ESTAR FAM BRASIL 6.560,00 CONVENIO DE COOPERACAO TECNICA QUE FAZEM ENTRE SI A SOCIEDADE CIVIL BEM-ESTAR FAMILIAR NO BRASIL - BENFAM PARA EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E DE ASSISTENCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR E PROMOCAO DA SAUDE DA POPULACAO FIRMADO ME 04/01/2005
2457 14/08/2007 COOPERPASSO - COOP. DOS TRABALH. AUT. P.F. LTDA 801,48 REFERENTE AO DESCONTO INDEVIDO DE IRRF, CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS DESTINADOS AO PRONTO ATENDIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E AO PLANTÃO DO HOSPITAL JONAS RAMOS (Licitação Nº : 5/2007-TP)
525 15/02/2007 SOC. FRANCO BRASILEIRA - HOSPITAL MAICE 15.000,00 TERMO DE CONVENIO DE COOPERAÇAO COM HOSPITAL MAICE, PARA C0MPLEMENTO AO ATENDIMENTO DE ATENÇAO BASICA, ATRAVES DO SISTEMA UNICO DE SAUDE.
694 02/03/2007 SOC. FRANCO BRASILEIRA - HOSPITAL MAICE 15.000,00 TERMO DE CONVENIO DE COOPERAÇAO COM HOSPITAL MAICE, PARA C0MPLEMENTO AO ATENDIMENTO DE ATENÇAO BASICA, ATRAVES DO SISTEMA UNICO DE SAUDE.
1008 02/04/2007 SOC. FRANCO BRASILEIRA - HOSPITAL MAICE 15.000,00 TERMO DE CONVENIO DE COOPERAÇAO COM HOSPITAL MAICE, PARA C0MPLEMENTO AO ATENDIMENTO DE ATENÇAO BASICA, ATRAVES DO SISTEMA UNICO DE SAUDE.
1289 02/05/2007 SOC. FRANCO BRASILEIRA - HOSPITAL MAICE 15.000,00 TERMO DE CONVENIO DE COOPERAÇAO COM HOSPITAL MAICE, PARA C0MPLEMENTO AO ATENDIMENTO DE ATENÇAO BASICA, ATRAVES DO SISTEMA UNICO DE SAUDE.
1559 01/06/2007 SOC. FRANCO BRASILEIRA - HOSPITAL MAICE 15.000,00 TERMO DE CONVENIO DE COOPERAÇAO COM HOSPITAL MAICE, PARA C0MPLEMENTO AO ATENDIMENTO DE ATENÇAO BASICA, ATRAVES DO SISTEMA UNICO DE SAUDE.
1964 02/07/2007 SOC. FRANCO BRASILEIRA - HOSPITAL MAICE 15.000,00 TERMO DE CONVENIO DE COOPERAÇAO COM HOSPITAL MAICE, PARA C0MPLEMENTO AO ATENDIMENTO DE ATENÇAO BASICA, ATRAVES DO SISTEMA UNICO DE SAUDE.
2456 14/08/2007 SOC. FRANCO BRASILEIRA - HOSPITAL MAICE 15.000,00 TERMO DE CONVENIO DE COOPERAÇAO COM HOSPITAL MAICE, PARA C0MPLEMENTO AO ATENDIMENTO DE ATENÇAO BASICA, ATRAVES DO SISTEMA UNICO DE SAUDE.
2613 03/09/2007 SOC. FRANCO BRASILEIRA - HOSPITAL MAICE 15.000,00 TERMO DE CONVENIO DE COOPERAÇAO COM HOSPITAL MAICE, PARA C0MPLEMENTO AO ATENDIMENTO DE ATENÇAO BASICA, ATRAVES DO SISTEMA UNICO DE SAUDE.
2871 01/10/2007 SOC. FRANCO BRASILEIRA - HOSPITAL MAICE 15.000,00 TERMO DE CONVENIO DE COOPERAÇAO COM HOSPITAL MAICE, PARA C0MPLEMENTO AO ATENDIMENTO DE ATENÇAO BASICA, ATRAVES DO SISTEMA UNICO DE SAUDE.
3138 01/11/2007 SOC. FRANCO BRASILEIRA - HOSPITAL MAICE 15.000,00 TERMO DE CONVENIO DE COOPERAÇAO COM HOSPITAL MAICE, PARA C0MPLEMENTO AO ATENDIMENTO DE ATENÇAO BASICA, ATRAVES DO SISTEMA UNICO DE SAUDE.
3365 03/12/2007 SOC. FRANCO BRASILEIRA - HOSPITAL MAICE 15.000,00 TERMO DE CONVENIO DE COOPERAÇAO COM HOSPITAL MAICE, PARA C0MPLEMENTO AO ATENDIMENTO DE ATENÇAO BASICA, ATRAVES DO SISTEMA UNICO DE SAUDE.
58 04/01/2007 SOC. FRANCO BRASILEIRA - HOSPITAL MAICE 22.000,00 TERMO DE CONVENIO DE COOPERAÇAO COM HOSPITAL MAICE, PARA REALIZAÇÃO DE CONSULTAS DE ATENÇÃO BÁSICA EM PRONTO ATENDIMENTO, ATRAVES DO SISTEMA UNICO DE SAUDE.
TOTAL     754.836,31  
               

Há, pois, fortes indícios de que a Unidade Gestora esteja promovendo esteja promovendo a contratação ou a transferência de recursos a entidades privadas para o exercício de atividades contínuas, permanentes e inerentes às atribuições do Fundo Municipal de Saúde de Caçador, que deveriam estar sendo desempenhadas por servidores públicos efetivos, previamente aprovados em concurso público, nos termos do art. 37, II, da Constituição Federal, que dispõe:

A propósito, em relação à saúde pública, a Constituição Federal de 1988 previu um Sistema Público de Atendimento à Saúde da População, intitulado Sistema Único de Saúde (SUS), que é de responsabilidade do Estado, facultando a prestação de serviços de saúde também à iniciativa privada.

É importante destacar que o SUS é financiado com recursos públicos (União, Estados e Municípios), sendo facultada à iniciativa privada a participação complementar, conforme dispõe o art. 199, § 1º, nos seguintes termos:

Observa-se que a Constituição Federal quis que a iniciativa privada ocupasse o papel de simples coadjuvante do Poder Público. Por isso, só excepcionalmente, quando apontada insuficiência das disponibilidades estatais, admite-se a participação de profissionais ou entidades privadas na prestação de serviços de saúde no âmbito do SUS, e, mesmo assim, somente para complementar a atividade estatal, nunca para substituí-la em seus programas de saúde.

Assim, fundamentalmente à vista do montante despendido com a contratação ou com a transferência de recursos a entidades privadas para a prestação de serviços na área da Saúde, aliado ao fato de que o objeto é inerente às funções típicas da administração, de caráter não eventual, tem-se que o procedimento caracteriza afronta às disposições do inciso II do artigo 37 c/c o 199, § 1º da Constituição Federal.

1.2 – Contratação de pessoal por tempo determinado para atendimento ao Programa de Saúde da Família - PSF e Programa dos Agentes Comunitários de Saúde - PACS, em desacordo ao estabelecido no artigo 16 da Lei nº 11.350, de 05/10/2006

Na análise das despesas realizadas pela Unidade verificou-se o empenhamento de R$ 1.822.617,35 no elemento 04 - Contratação por Tempo Determinado, referentes à contratação de pessoal para atendimento do Programa de Saúde da Família - PSF e do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde - PACS.

São as despesas:

NE Data Empenho Credor Vl. Empenho (R$) Histórico
599 28/02/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 147.599,37 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE MENSAL/FÉRIAS 02/07
602 28/02/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 1.594,50 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE RESCISÃO 02/07
863 26/03/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 152.978,41 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE MENSAL/FÉRIAS 03/07
870 28/03/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 6.880,10 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE RESCISÃO 03/07
1177 20/04/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 1.237,50 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE FOLHA COMPLEMENTAR 03/07
1208 26/04/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 155.968,34 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE MENSAL/FÉRIAS 04/07
1211 27/04/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 819,07 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE RESCISÃO 04/07
1530 31/05/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 158.826,45 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE MENSAL/FÉRIAS 05/07
1533 31/05/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 9.963,17 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE RESCISÃO 05/07
1583 01/06/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 9.963,17 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE RESCISÃO 05/07
1586 01/06/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 170,52 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE FOLHA COMPLEMENTAR 05/07
1797 20/06/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 74.379,61 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE 13o. SALARIO ADIANTAMENTO 06/07
1840 29/06/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 155.781,53 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE MENSAL/FÉRIAS 06/07
1843 29/06/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 8.503,09 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE RESCISÃO 06/07
2139 30/07/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 142.837,66 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE MENSAL/FÉRIAS 07/07
2142 30/07/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 13.379,31 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE RESCISÃO 07/07
2545 28/08/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 172.716,45 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE MENSAL/FÉRIAS 08/07
2549 29/08/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 9.993,55 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE RESCISÃO 08/07
2803 25/09/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 122.430,58 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE MENSAL/FÉRIAS 09/07
2816 25/09/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 22.323,27 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE RESCISÃO 09/07
2966 16/10/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 5.700,00 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE FOLHA COMPLEMENTAR 09/07
3080 25/10/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 130.112,22 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE MENSAL/FÉRIAS 10/07
3083 25/10/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 1.355,70 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE RESCISÃO 10/07
3347 30/11/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 15.857,72 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE RESCISÃO 11/07
3353 30/11/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 121.113,95 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE MENSAL/FÉRIAS 11/07
3585 19/12/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 55.523,61 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE 13o. SALARIO INTEGRAL 12/07
3629 26/12/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 113.068,72 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE MENSAL/FÉRIAS 12/07
3632 26/12/2007 PROGRAMA DE SAUDE FAMILIAR 11.539,78 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA REFERENTE RESCISÃO 12/07
TOTAL     1.822.617,35  
               

Ocorre que os profissionais necessários ao atendimento do Programa de Saúde da Família - PSF e do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde - PACS devem exercer suas atividades no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, mediante vínculo direto com o órgão ou entidade da administração direta, autárquica ou fundacional, sendo vedada a contratação temporária ou terceirizada, de acordo com o que dispõe o art. 16 da Lei nº 11.350/2006, a saber:

Sobre o assunto, este Tribunal de Contas manifestou-se no Processo nº CON nº 05/00173222, Decisão nº 1007/2007, de 18/04/2007, Prejulgado nº 1867, cujo excerto se transcreve:

A situação relatada é de relevante gravidade, devendo a Unidade imediatamente adequar-se às disposições legais vigentes.

1.3 – Contratação de pessoal por tempo determinado, sem o atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público, em descumprimento à Constituição da República, art. 37, IX.

Verificou-se que no exercício sob exame foram realizadas contratações de pessoal por prazo determinado, sem atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, em desacordo com o art. 37, IX, da Constituição Federal, que reza:

Há que se considerar, preliminarmente, que tais contratações devem ater-se exclusivamente a três limitações impostas pela Constituição Federal, que são: a limitação do contrato, a necessidade temporária e o excepcional interesse público.

Como os cargos a seguir relacionados não pressupõem que a necessidade seja apenas temporária e tampouco caracterizam atendimento ao excepcional interesse público, pois que seus serviços decorrem das atividades mais corriqueiras da administração pública, a prerrogativa constitucional inserta no inciso IX do artigo 37 da Magna Carta não poderia ter sido utilizada, devendo, o acesso aos mesmos, dar-se unicamente através de concurso público.

Listam-se, a seguir, os nomes e respectivos cargos dos admitidos em caráter temporário, conforme situação descrita:

Nome Cargo Início de exercício
Anna Paola Abatti Atendente de consultório dentário 17/04/06
Deise Cristina F. Bourcschet Atendente de consultório dentário 17/04/06
Eva Joneci B. França Auxiliar de Enfermagem 01/04/06
Iraci de Fátima Robeiro Lopes Atendente de consultório dentário 17/04/06
Jaqueline Lezan Ribeiro Atendente de consultório dentário 10/04/06
Lindacir Ponciano Paze Atendente de consultório dentário 11/04/06
Valéria da Silva Atendente de consultório dentário 17/04/06
Vanessa Antunes Maia Atendente de consultório dentário 10/04/06
Amanda Pegoraro Farmacêutica 02/01/07
Cláudio Rogério Araldi Médico 02/01/07
Any Luizi R. de Lima Atendente de consultório dentário 02/01/07
Dilva Rejane n. Figueiredo Atendente de consultório dentário 02/01/07
Edina Ferreira Lopes Técnico Enfermagem 02/01/07
Eliane Salete Rodrigues Técnico Enfermagem 02/01/07
Elizangela de Liz Leite Auxiliar de Enfermagem 02/01/07
Estala Maris P. de Souza Auxiliar de Enfermagem 02/01/07
Ivanir Weber Atendente de consultório dentário 02/01/07
Jony Carlos Klosterhoff Médico 02/01/07
Juliana Aparecida Cordeiro Auxiliar de Enfermagem 02/01/07
Laurita ap. Faustino Aimi Auxiliar de Enfermagem 02/01/07
Marcelino Juan L. Rodrigues Médico 02/01/07
Maria Lurdes khum Técnico de Enfermagem 02/01/07
Mirian Ficagna Atendente de consultório dentário 02/01/07
Nely Ramos Nizer Cunha Técnico de Enfermagem 02/01/07
Priscila Michelin Atendente de consultório dentário 02/01/07
Rosângela de Araújo Atendente de consultório dentário 02/01/07
Sandra Aparecida Correa Enfermagem 02/01/07
Sara Nadiesa Velasques Atendente de consultório dentário 02/01/07
Virgílio Reggis Médico 02/01/07
Marcelino Llosa Rodrigues Médico 02/02/07
Shana de Nardi Furlin Psicólogo 02/06/07
Ricardo Silva de Carvalho Médico 01/06/07
Cláudio Rogério Araldi Médico 02/07/07
Edina Ferreira Lopes Técnico de enfermagem 02/07/07
Gracieli Fávero Odontólogo 02/07/07
Gustavo Luiz Maffessoni Odontólogo 18/07/07
Priscila Michelin Bioquímico 16/07/07
Débora Cunha de Almeida Psicólogo 02/09/07
Osvaldo Rosa Psicólogo 05/09/07
Lucimar Antunes da Luz Auxiliar de enfermagem 22/10/07
Elaine Raquel Paini Bulat Assistente Social 02/09/07
Marisa Elisa Caramori Assistente Social 03/10/07
Rosemari Santos de Oliveira Enfermeira 10/10/07
Cristiano Homero Bordignon Odontólogo 01/10/07
Daniela Kist B. Cabral Médico 01/10/07
Gustavo Dalmas F. da Silva Odontólogo 16/10/07
Paula de Azambuja Buba Odontólogo 01/10/07
Cristiano Homero Bordignon Odontólogo 01/10/07

Ressalta-se que a situação relatada é de relevante gravidade, posto caracterizar burla ao concurso público, em descumprimento ao que dispõe a Constituição Federal em seu artigo 37, II.

1.4 - Realização de despesas irregulares pelo Fundo de Saúde de Caçador, no montante de R$ 1.757,90, uma vez que não possuem caráter público e não guardam relação com a definição de despesas de custeio, em afronta o artigo 4º, c/c 12, §1º da Lei nº 4.320/64, e Lei Municipal nº 201/88 de instituição da Unidade

Constatou-se a realização de despesas no montante de R$ 1.757,90, referentes ao pagamento de multas de trânsito, conforme empenhos a seguir relacionados:

NE Data Empenho Credor Vl. Empenho (R$) Histórico
2489 21/08/2007 DETRAN TRANSITO 85,13 REFERENTE A INFRAÇÃO DE TRANSITO DEFEITO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO, LAMPADA QUEIMADA, DO VEICULO PLACA MCP5856 DO FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE, CONF. AUTORIZAÇÃO.
774 09/03/2007 SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJ E FAZENDA 127,69 RECOLHIMENTO TAXA REFERENTE INFRAÇÃO VELOCIDADE SUPERIOR DOS VEICULOS MFO9501 DO FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE, CONF. DOC. 1500756719821830
1192 26/04/2007 SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJ E FAZENDA 127,69 RECOLHIMENTO TAXA REFERENTE INFRAÇÃO ULTRAPASSAGEM CONTRAMAO C/MARCAÇÃO LONGETUDINAL DO VEICULO MCW4242 DO FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE, CONF. DOC. 1500890449991030
1800 22/06/2007 DETRAN TRANSITO 153,23 RECOLHIMENTO TAXA REFERENTE INFRAÇÃO ULTRAPASSAGEM CONTRAMAO C/MARCAÇÃO LONGETUDINAL DO VEICULO MBT1204 DO FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE, CONF. DOC. 1500894587791935
2608 03/09/2007 DETRAN TRANSITO 153,23 REFERENTE A INFRAÇÃO DE TRANSITO AVANCAR SINAL VERMELHO, PELO VEICULO PLACA MGA7232 DO FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE, CONF. AUTORIZAÇÃO 1500901698611434.
1180 20/04/2007 SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJ E FAZENDA 153,23 RECOLHIMENTO TAXA REFERENTE INFRAÇÃO ULTRAPASSAGEM CONTRAMAO C/MARCAÇÃO LONGETUDINAL DO VEICULO MCW4242 DO FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE, CONF. DOC. 1500890546361738
1562 01/06/2007 DETRAN TRANSITO 191,54 RECOLHIMENTO TAXA REFERENTE INFRAÇÃO ULTRAPASSAGEM CONTRAMAO C/MARCAÇÃO LONGETUDINAL DO VEICULO MGA7142 DO FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE, CONF. DOC. 1500892608141134
1755 11/06/2007 DETRAN TRANSITO 191,54 RECOLHIMENTO TAXA REFERENTE INFRAÇÃO ULTRAPASSAGEM CONTRAMAO C/MARCAÇÃO LONGETUDINAL DO VEICULO MCH1084 DO FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE, CONF. DOC. 1500891939871538
1863 02/07/2007 DETRAN TRANSITO 191,54 RECOLHIMENTO TAXA REFERENTE INFRAÇÃO FORCAR PASSAGEM ENTRE VEICULOS DO VEICULO MBF5023 DO FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE, CONF. DOC. 1500893048501735
829 19/03/2007 SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJ E FAZENDA 191,54 RECOLHIMENTO TAXA REFERENTE INFRAÇÃO ULTRAPASSAR CONTRAMAO, DO VEICULO MFO9501 DO FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE, CONF. DOC. 1500888158721432
1121 10/04/2007 SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJ E FAZENDA 191,54 RECOLHIMENTO TAXA REFERENTE INFRAÇÃO ULTRAPASSAGEM CONTRAMAO C/MARCAÇÃO LONGETUDINAL DO VEICULO MGA7142 DO FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE, CONF. DOC. 1500760000841934
TOTAL     1.757,90  
               

As despesas relacionadas são totalmente irregulares, por não guardarem relação com a definição de despesa própria do órgão ou de custeio do mesmo, em descumprimento ao artigo 4º c/c 12 § 1º da Lei nº 4.320/64, não podendo o orçamento da mesma suportar despesas desta natureza.

Também, a Lei Municipal nº 201/88, de criação da Unidade, não contempla referidas despesas dentre as atribuições pertinentes à Unidade.

1.5 – Despesas classificadas em elementos impróprios, em desacordo com o previsto na Portaria Interministerial STN/SOF nº 163, de 04/05/2001

Constatou-se, pela análise dos históricos das notas de empenhos a seguir relacionadas, que as mesmas foram classificadas em elementos impróprios, em desacordo com a codificação prevista na Portaria STN/SOF nº 163/2001.

São as despesas:

Classificação: elemento 01 Classificação correta: elemento 30

NE Data Empenho Credor Vl. Empenho (R$) Histórico
1017 03/04/2007 CASA DENTAL NINO LTDA 700,00 REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS ODONTOLÓGICOS. (Licitação Nº : 6/2007-PR)
1019 03/04/2007 COMERCIAL ODONTOMEDICA LTDA 1.900,00 REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS ODONTOLÓGICOS. (Licitação Nº : 6/2007-PR)
2680 03/09/2007 MEDFIO IND. COM. DE ARTIFOS ODONTOLÓGICOS LTDA 1.216,94 REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS ODONTOLÓGICOS. (Licitação Nº : 6/2007-PR)
2833 28/09/2007 MEDFIO IND. COM. DE ARTIFOS ODONTOLÓGICOS LTDA 320,85 REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS ODONTOLÓGICOS. (Licitação Nº : 6/2007-PR)
1087 03/04/2007 POSTO BRASILIA LTDA 202,79 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
1104 03/04/2007 POSTO BRASILIA LTDA 497,39 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
1155 16/04/2007 POSTO BRASILIA LTDA 610,34 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
1158 16/04/2007 POSTO BRASILIA LTDA 693,34 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
1197 26/04/2007 POSTO BRASILIA LTDA 1.024,41 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
1199 26/04/2007 POSTO BRASILIA LTDA 516,10 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
1200 26/04/2007 POSTO BRASILIA LTDA 489,80 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
1377 02/05/2007 POSTO BRASILIA LTDA 1.458,58 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
1726 06/06/2007 POSTO BRASILIA LTDA 8.988,43 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
1727 06/06/2007 POSTO BRASILIA LTDA 3.099,66 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
1728 06/06/2007 POSTO BRASILIA LTDA 1.254,17 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
1740 11/06/2007 POSTO BRASILIA LTDA 1.675,61 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
2018 11/07/2007 POSTO BRASILIA LTDA 5.988,12 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
2220 01/08/2007 POSTO BRASILIA LTDA 1.898,06 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
2559 30/08/2007 POSTO BRASILIA LTDA 2.194,96 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
2657 03/09/2007 POSTO BRASILIA LTDA 2.661,17 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
2658 03/09/2007 POSTO BRASILIA LTDA 2.879,21 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
2659 03/09/2007 POSTO BRASILIA LTDA 4.818,67 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
2707 03/09/2007 POSTO BRASILIA LTDA 2.393,29 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
2710 03/09/2007 POSTO BRASILIA LTDA 2.397,12 REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GASOLINA E ÓLEO DIESEL A SEREM RETIRADOS DIRETO NA BOMBA DESTINADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Licitação Nº : 2/2007-PR)
1018 03/04/2007 PRHODENT COM REPR PROD HOSP E DENT LTDA 594,40 REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS ODONTOLÓGICOS. (Licitação Nº : 6/2007-PR)
               

Classificação: elemento 01 Classificação correta: elemento 30

NE Data Empenho Credor Vl. Empenho (R$) Histórico
5 02/01/2007 CASAN - CIA CATAR. DE AGUA SANEAMENTO 10.000,00 CONSUMO DE ÁGUA DO PRONTO ATENDIMENTO, DOS POSTOS DE SAÚDE E DAS UNIDADES DE SAÚDE - PAB
               

Classificação: elemento 13 Classificação correta: elemento 47

NE Data Empenho Credor Vl. Empenho (R$) Histórico
382 29/01/2007 I N S S - INSTITUTO NAC DO SEGURO SOCIAL 1.478,40 INSS SOBRE VENCIMENTOS DE SERVICOS AUTONOMOSPRESTADOS A PREFEITURA MUNICIPAL DE CACADOR, MES 01/2007
692 02/03/2007 I N S S - INSTITUTO NAC DO SEGURO SOCIAL 426,40 INSS SOBRE VENCIMENTOS DE SERVICOS AUTONOMOSPRESTADOS A PREFEITURA MUNICIPAL DE CACADOR, MES 02/2007
871 28/03/2007 I N S S - INSTITUTO NAC DO SEGURO SOCIAL 386,40 INSS SOBRE VENCIMENTOS DE SERVICOS AUTONOMOSPRESTADOS A PREFEITURA MUNICIPAL DE CACADOR, MES 03/2007
1225 30/04/2007 I N S S - INSTITUTO NAC DO SEGURO SOCIAL 218,40 INSS SOBRE VENCIMENTOS DE SERVICOS AUTONOMOSPRESTADOS A PREFEITURA MUNICIPAL DE CACADOR, MES 04/2007
1527 31/05/2007 I N S S - INSTITUTO NAC DO SEGURO SOCIAL 1.104,80 INSS SOBRE VENCIMENTOS DE SERVICOS AUTONOMOSPRESTADOS A PREFEITURA MUNICIPAL DE CACADOR, MES 05/2007
1832 29/06/2007 I N S S - INSTITUTO NAC DO SEGURO SOCIAL 1.974,80 INSS SOBRE VENCIMENTOS DE SERVICOS AUTONOMOSPRESTADOS A PREFEITURA MUNICIPAL DE CACADOR, MES 06/2007
2125 27/07/2007 I N S S - INSTITUTO NAC DO SEGURO SOCIAL 1.479,00 INSS SOBRE VENCIMENTOS DE SERVICOS AUTONOMOSPRESTADOS A PREFEITURA MUNICIPAL DE CACADOR, MES 07/2007
2538 28/08/2007 I N S S - INSTITUTO NAC DO SEGURO SOCIAL 585,60 INSS SOBRE VENCIMENTOS DE SERVICOS AUTONOMOSPRESTADOS A PREFEITURA MUNICIPAL DE CACADOR, MES 08/2007
2811 25/09/2007 I N S S - INSTITUTO NAC DO SEGURO SOCIAL 350,40 INSS SOBRE VENCIMENTOS DE SERVICOS AUTONOMOSPRESTADOS A PREFEITURA MUNICIPAL DE CACADOR, MES 09/2007
3089 25/10/2007 I N S S - INSTITUTO NAC DO SEGURO SOCIAL 743,20 INSS SOBRE VENCIMENTOS DE SERVICOS AUTONOMOSPRESTADOS A PREFEITURA MUNICIPAL DE CACADOR, MES 10/2007
3358 30/11/2007 I N S S - INSTITUTO NAC DO SEGURO SOCIAL 1.131,20 INSS SOBRE VENCIMENTOS DE SERVICOS AUTONOMOSPRESTADOS A PREFEITURA MUNICIPAL DE CACADOR, MES 11/2007
3638 26/12/2007 I N S S - INSTITUTO NAC DO SEGURO SOCIAL 742,40 INSS SOBRE VENCIMENTOS DE SERVICOS AUTONOMOSPRESTADOS A PREFEITURA MUNICIPAL DE CACADOR, MES 12/2007
               

Pela referida Portaria os elementos, 01 - Aposentadorias e Reformas, 13 - Obrigações Patronais, 38 - Arrendamento Mercantil, se prestam à classificação das seguintes despesas:

Para os elementos de despesas corretos, 30 - Material de Consumo, 39 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica, e 47 - Obrigações Tributárias e Contributivas, a referida Portaria Interministerial estabelece:

Vale aduzir que a Lei Federal nº 4.320/64 define elemento de despesa, em seu artigo 15, §1º, nos seguintes termos:

CONCLUSÃO

À vista do exposto no presente Relatório, referente ao resultado da análise da Prestação de Contas Anuais do Fundo Municipal de Saúde de Caçador, com abrangência ao exercício de 2007, autuado sob o nº PCA 08/00234286, entende a Diretoria de Controle dos Municípios – DMU, com fulcro no artigo 59, c/c o artigo 113 da Constituição do Estado e no artigo 1º, inciso III da Lei Complementar nº 202/2000, que possa o Excelentíssimo Sr. Relator, por despacho singular:

1 – DETERMINAR à Diretoria de Controle dos Municípios - DMU que proceda a CITAÇÃO do Sr. Vilso Soares dos Santos - Gestor da Unidade à época, nos termos do artigo 13 da Lei Complementar nº 202/2000, para, no prazo de 30 (trinta) dias a contar do recebimento desta:

1.1 – apresentar alegações de defesa relativamente à restrição abaixo, passível de imputação de débito:

1.1.1 - realização de despesas irregulares pelo Fundo de Saúde de Caçador, no montante de R$ 1.757,90, uma vez que não possuem caráter público e não guardam relação com a definição de despesas de custeio, em afronta o artigo 4º, c/c 12, §1º da Lei nº 4.320/64, e Lei Municipal nº 201/88 de instituição da Unidade (item 1.4 deste relatório);

1.2 - apresentar justificativas relativamente às restrições abaixo especificadas, sob pena de imputação da multa capitulada no art. 69 da Lei Complementar nº 202/2000:

1.2.1 - contratação ou transferência de recursos a entidades privadas para prestação de serviços na área da Saúde, cujas atribuições são de caráter não eventual e inerentes às funções típicas da administração, devendo estar previstas em Quadro de Pessoal, traduzindo afronta às disposições do inciso II do artigo 37, c/c o 199, § 1º da Constituição Federal (item 1.1);

1.2.2 - contratação de pessoal por tempo determinado para atendimento ao Programa de Saúde da Família - PSF e Programa dos Agentes Comunitários de Saúde - PACS, em desacordo ao estabelecido no artigo 16 da Lei nº 11.350, de 05/10/2006 (item 1.2);

1.2.3 - contratação de pessoal por tempo determinado, sem o atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público, em descumprimento à Constituição da República, art. 37, IX (item 1.3);

1.2.4 - despesas classificadas em elementos impróprios, em desacordo com o previsto na Portaria Interministerial STN/SOF nº 163, de 04/05/2001 (item 1.5).

2 - DETERMINAR à Diretoria de Controle dos Municípios - DMU, que dê ciência deste despacho, com remessa de cópia deste Relatório ao responsável, Sr. Vilso Soares dos Santos - Gestor da Unidade à época.

É o Relatório.

DMU/I4/DCM10, em ___/___/2008.

Mariângela Lobato Correia Veiga

Visto em ___/___/2008.

Moisés de Oliveira Barbosa

Chefe de Divisão

De acordo,

em ___/___/2008.

Rafael Antônio Krebs Reginatto

Coordenador da Inspetoria 4

  TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

DIRETORIA DE CONTROLE DOS MUNICÍPIOS – DMU

Rua Bulcão Viana, 90, Centro – Florianópolis – Santa Catarina.

Fone: (048) 3221 - 3764 Fax: (048) 3221-3730.

Home-page: www.tce.sc.gov.br

PROCESSO PCA - 08/00234286
   
UNIDADE Fundo Municipal de Saúde de Caçador
   
ASSUNTO Prestação de Contas de Administrador referente ao exercício financeiro de 2007 - CITAÇÃO

DESPACHO

Encaminhe-se os autos ao Exmo. Sr. Relator, para que sejam adotadas as providências cabíveis.

TC/DMU, em ___/___/2008.

GERALDO JOSÉ GOMES

Diretor de Controle dos Municípios