TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

DIRETORIA DE CONTROLE DOS MUNICÍPIOS – DMU

Rua Bulcão Viana, 90, Centro – Florianópolis – Santa Catarina.

Fone: (048) 3221 - 3764 Fax: (048) 3221-3730

Home-page: www.tce.sc.gov.br

PROCESSO PCA - 08/00148282
   
UNIDADE Fundo Municipal de Saúde de Itapema
   

RESPONSÁVEL

Sra. Marlene Madalena Possan Foschiera - Gestora do Fundo
   
ASSUNTO Prestação de Contas de Administrador referente ao exercício financeiro de 2007
   
RELATÓRIO N° 6.570/2008

INTRODUÇÃO

O Fundo Municipal de Saúde de Itapema está sujeito ao regime de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial deste Tribunal de Contas, nos termos da Constituição Federal, art. 31; Constituição Estadual, art.113; Lei Complementar Estadual nº 202, de 15/12/2000, arts. 7º a 9º, e da Resolução nº TC - 16/94, de 21/12/1994, arts. 23, 25 e 26.

Em atendimento à Resolução nº TC - 16/94, em especial ao disposto nos artigos acima referidos, foi encaminhado para exame, por meio documental, o Balanço Anual do exercício financeiro de 2007, autuado como Prestação de Contas de Administrador (Processo nº PCA - 08/00148282), bem como bimestralmente, por meio informatizado, as informações dos registros contábeis e de execução orçamentária.

A análise das contas em questão procedeu-se através de exame de consistência dos documentos acima mencionados, bem como verificação dos aspectos constitucionais e legais que norteiam a Administração Pública Municipal, com abrangência e particularidades próprias da metodologia aplicada, sendo as irregularidades constatadas integrantes deste Relatório, levadas ao conhecimento da Sra. Marlene Madalena Possan Foschiera - Gestora do Fundo, através do Relatório nº 3.509/2008, nos termos do artigo 13 da Lei Complementar nº 202/2000.

III - SITUAÇÃO APURADA

Na análise realizada foram apuradas as restrições seguintes:

A - exame do balanço

A.1 - Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada - Anexo 11 da Lei nº 4.320/64

A.1.1 - Ausência da contribuição previdenciária incidente sobre o total das despesas decorrentes da contratação de serviços de terceiros - pessoa física, podendo caracterizar o não recolhimento da parte da empresa à Seguridade Social, em descumprimento ao disposto no art. 22, III da Lei Federal nº 8.212, de 24/06/91

O Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada - Anexo 11 da Lei nº 4.320/64 - do exercício financeiro de 2007, evidencia o total de R$ 277.021,90 no elemento de despesa 36 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física , sendo que sobre parte deste montante, mais precisamente R$ 231.871,90, há incidência da contribuição previdenciária.

Entretanto, não se verificou qualquer registro referente a contribuição ao INSS no elemento de despesa 47 - Obrigações Tributárias e Contributivas, onde deveria haver o registro da parcela devida à seguridade social a cargo da Unidade Gestora por ocasião da contratação de serviços de terceiros, consoante estabelecido pela Lei Federal nº 8.212/91, art. 22, inciso III, a saber:

Vale acrescentar o que reza o art. 15, inciso I da mesma Lei nº 8.212/91:

São as despesas passíveis da incidência:

NE Data Empenho Credor Nr. Licitação Vl. Empenho (R$) Histórico
702 05/06/2007 ANTONIO JOÃO MEIRELLES ROSADO 5/2007 1.932,00 VALOR CORRESPONDENTE A 240 CONSULTAS MEDICAS DE UROLOGIA EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICIPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA UNICO DE SAUDE -SUS, REFERENTE AO MES DE MAIO/2007, CONFORME CONTRATO.
787 21/06/2007 ANTONIO JOÃO MEIRELLES ROSADO 5/2007 1.932,00 VALOR CORRESPONDENTE A 240 CONSULTAS MÉDICAS DE ESPECIALIDADE EM UROLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE JUNHO/2007, CONFORME CONTRATO.
1134 13/08/2007 ANTONIO JOÃO MEIRELLES ROSADO 5/2007 563,50 VALOR CORRESPONDENTE A 70 CONSULTAS MÉDICAS DE UROLOGIA EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS, REFERENTE AO MÊS DE JULHO/2007, CONFORME CONTRATO.
1229 31/08/2007 ANTONIO JOÃO MEIRELLES ROSADO 5/2007 1.231,65 VALOR CORRESPONDENTE A 153 CONSULTAS MÉDICAS DE UROLOGIA EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS, REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO/2007, CONFORME CONTRATO.
1448 05/10/2007 ANTONIO JOÃO MEIRELLES ROSADO 5/2007 1.932,00 VALOR CORRESPONDENTE A 240 CONSULTAS MÉDICAS DE UROLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE SETEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1601 07/11/2007 ANTONIO JOÃO MEIRELLES ROSADO 5/2007 1.738,80 VALOR CORRESPONDENTE A 216 CONSULTAS MÉDICAS DE UROLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS, REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1776 12/12/2007 ANTÔNIO JOÃO MEIRELLES ROSADO 5/2007 1.932,00 VALOR CORRESPONDENTE A 240 CONSULTAS MÉDICAS DE UROLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS, REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1876 28/12/2007 ANTONIO JOÃO MEIRELLES ROSADO 5/2007 1.585,85 VALOR CORRESPONDENTE A 197 CONSULTAS MÉDICAS DE UROLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS, REFERENTE AO MÊS DE DEZEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
781 21/06/2007 CESAR  HOLANDA LANDIM 5/2007 4.620,00 VALOR CORRESPONDENTE A 330 CONSULTAS MEDICAS DE RADIOLOGIA EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICIPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DA SAÚDE - SUS, REFERENTE AO MES DE JUNHO/07, CONFORME CONTRATO.
693 05/06/2007 CESAR HOLANDA LANDIM 5/2007 1.980,00 VALOR CORRESPONDENTE A 330 CONSULTAS MEDICAS DE RADIOLOGIA EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICIPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DA SAÚDE - SUS, REFERENTE AO MES DE MAIO/07, CONFORME CONTRATO.
1132 13/08/2007 CESAR HOLANDA LANDIM 5/2007 3.978,00 VALOR CORRESPONDENTE A 663 CONSULTAS MÉDICAS DE RADIOLOGIA EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS, REFERENTE AO MÊS DE JULHO/07, CONFORME CONTRATO.
1226 31/08/2007 CESAR HOLANDA LANDIM 5/2007 1.986,00 VALOR CORRESPONDENTE A 331 CONSULTAS MÉDICAS DE RADIOLOGIA EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS, REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO/07, CONFORME CONTRATO.
1445 05/10/2007 CESAR HOLANDA LANDIM 5/2007 2.184,00 VALOR CORRESPONDENTE A 364 CONSULTAS MÉDICAS DE RADIOLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE SETEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1598 07/11/2007 CESAR HOLANDA LANDIM 5/2007 3.636,00 VALOR CORRESPONDENTE A 606 CONSULTAS MÉDICAS DE RADIOLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO/2007, CONFORME CONTRATO.

1772 12/12/2007 CESAR HOLANDA LANDIM 5/2007 3.354,00 VALOR CORRESPONDENTE A 559 CONSULTAS MÉDICAS DE RADIOLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1880 28/12/2007 CESAR HOLANDA LANDIM 5/2007 3.270,00 VALOR CORRESPONDENTE A 545 CONSULTAS MÉDICAS DE RADIOLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE DEZEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1131 13/08/2007 DANIELA ZANARDI 5/2007 259,00 PELA DESPESA EMPENHADA CORRESPONDENTE A 28 CONSULTAS MÉDICAS DE DERMATOLOGIA EM ATENDIMENTO A REDE MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA, MÊS DE REFERÊNCIA JULHO/2007.
1227 31/08/2007 DANIELA ZANARDI 5/2007 1.424,50 PELA DESPESA EMPENHADA CORRESPONDENTE A 154 CONSULTAS MÉDICAS DE DERMATOLOGIA EM ATENDIMENTO A REDE MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA, MÊS DE REFERÊNCIA AGOSTO/2007.
1476 10/10/2007 DANIELA ZANARDI 5/2007 1.776,00 VALOR CORRESPONDENTE A 192 CONSULTAS MÉDICAS DE ESPECIALIDADE EM DERMATOLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE SETEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1602 07/11/2007 DANIELA ZANARDI 5/2007 1.942,50 VALOR CORRESPONDENTE A 210 CONSULTAS MÉDICAS DE ESPECIALIDADE EM DERMATOLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1773 12/12/2007 DANIELA ZANARDI 5/2007 1.859,25 VALOR CORRESPONDENTE A 201 CONSULTAS MÉDICAS DE ESPECIALIDADE EM DERMATOLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1879 28/12/2007 DANIELA ZANARDI 5/2007 1.406,00 VALOR CORRESPONDENTE A 152 CONSULTAS MÉDICAS DE ESPECIALIDADE EM DERMATOLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE DEZEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
698 05/06/2007 EDIVALDO ANTONIO MACHADO 5/2007 3.850,00 VALOR CORRESPONDENTE A 200 CONSULTAS DE ULTRA-SONOGRAFIA EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICIPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA UNICO DE SAUDE -SUS, REFERENTE AO MES DE MAIO/2007, CONFORME CONTRATO.
783 21/06/2007 EDIVALDO ANTONIO MACHADO 5/2007 3.850,00 VALOR CORRESPONDENTE A 200 CONSULTAS MÉDICAS DE ULTRA-SONOGRAFIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE JUNHO/2007, CONFORME CONTRATO.
1079 01/08/2007 EDIVALDO ANTONIO MACHADO 5/2007 3.388,00 VALOR CORRESPONDENTE A 176 CONSULTAS MÉDICAS DE ULTRA-SONOGRAFIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE JULHO/2007, CONFORME CONTRATO.
1224 31/08/2007 EDIVALDO ANTONIO MACHADO 5/2007 3.850,00 VALOR CORRESPONDENTE A 200 CONSULTAS MÉDICAS DE ULTRA-SONOGRAFIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO/2007, CONFORME CONTRATO.

1447 05/10/2007 EDIVALDO ANTONIO MACHADO 5/2007 3.850,00 VALOR CORRESPONDENTE A 200 CONSULTAS MÉDICAS DE ULTRA-SONOGRAFIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE SETEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.

1600 07/11/2007 EDIVALDO ANTONIO MACHADO 5/2007 3.850,00 VALOR CORRESPONDENTE A 200 CONSULTAS MÉDICAS DE ULTRA-SONOGRAFIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO/2007, CONFORME CONTRATO.

1779 12/12/2007 EDIVALDO ANTONIO MACHADO 5/2007 3.850,00 VALOR CORRESPONDENTE A 200 CONSULTAS MÉDICAS DE ULTRA-SONOGRAFIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1881 28/12/2007 EDIVALDO ANTONIO MACHADO 5/2007 3.850,00 VALOR CORRESPONDENTE A 200 CONSULTAS MÉDICAS DE ULTRA-SONOGRAFIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE DEZEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
700 05/06/2007 FLAVIO ANTONIO LEMES MARANO 5/2007 3.850,00 VALOR CORRESPONDENTE A 280 CONSULTAS MÉDICAS OFTALMOLÓGICAS EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICIPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA UNICO DE SAUDE -SUS, CONFORME CONTRATO.
786 21/06/2007 FLAVIO ANTONIO LEMES MARANO 5/2007 3.850,00 VALOR CORRESPONDENTE A 280 CONSULTAS MÉDICAS OFTALMOLÓGICAS, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE JUNHO/2007, CONFORME CONTRATO.
1081 01/08/2007 FLAVIO ANTONIO LEMES MARANO 5/2007 3.561,25 VALOR CORRESPONDENTE A 259 CONSULTAS MÉDICAS OFTALMOLÓGICAS, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE JULHO/2007, CONFORME CONTRATO.
1225 31/08/2007 FLAVIO ANTONIO LEMES MARANO 5/2007 3.038,75 VALOR CORRESPONDENTE A 221 CONSULTAS MÉDICAS OFTALMOLÓGICAS, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO/2007, CONFORME CONTRATO.
1446 05/10/2007 FLAVIO ANTONIO LEMES MARANO 5/2007 2.983,75 VALOR CORRESPONDENTE A 217 CONSULTAS MÉDICAS DE OFTALMOLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE SETEMBROO/2007, CONFORME CONTRATO.
1599 07/11/2007 FLAVIO ANTONIO LEMES MARANO 5/2007 2.103,75 VALOR CORRESPONDENTE A 153 CONSULTAS MÉDICAS DE OFTALMOLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1775 12/12/2007 FLAVIO ANTONIO LEMES MARANO 5/2007 2.846,25 VALOR CORRESPONDENTE A 207 CONSULTAS MÉDICAS DE OFTALMOLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1877 28/12/2007 FLAVIO ANTONIO LEMES MARANO 5/2007 1.567,50 VALOR CORRESPONDENTE A 114 CONSULTAS MÉDICAS DE OFTALMOLOGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE DEZEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
696 05/06/2007 FREDERICO ROSTON GATTE 5/2007 240,00 VALOR CORRESPONDENTE A 15 CONSULTAS MÉDICAS ORTOPEDICAS EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICIPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA UNICO DE SAUDE -SUS, REFERENTE AO MES DE MAIO/2007, CONFORME CONTRATO.
782 21/06/2007 FREDERICO ROSTON GATTE 5/2007 1.920,00 VALOR CORRESPONDENTE A 120 CONSULTAS MÉDICAS ORTOPÉDICAS, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE JUNHO/2007, CONFORME CONTRATO.
1133 13/08/2007 FREDERICO ROSTON GATTE 5/2007 2.032,00 VALOR CORRESPONDENTE A 127 CONSULTAS MÉDICAS ORTOPÉDICAS EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS, REFERENTE AO MÊS DE JULHO/2007, CONFORME CONTRATO.
1228 31/08/2007 FREDERICO ROSTON GATTE 5/2007 1.664,00 VALOR CORRESPONDENTE A 104 CONSULTAS MÉDICAS ORTOPÉDICAS EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS, REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO/2007, CONFORME CONTRATO.
1494 15/10/2007 FREDERICO ROSTON GATTE 5/2007 2.656,00 VALOR CORRESPONDENTE A 166 CONSULTAS MÉDICAS ORTOPÉDICAS EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS, REFERENTE AO MÊS DE SETEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.

1603 07/11/2007 FREDERICO ROSTON GATTE 5/2007 2.000,00 VALOR CORRESPONDENTE A 125 CONSULTAS MÉDICAS ORTOPÉDICAS EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS, REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1774 12/12/2007 FREDERICO ROSTON GATTE 5/2007 2.720,00 VALOR CORRESPONDENTE A 170 CONSULTAS MÉDICAS ORTOPÉDICAS EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS, REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1878 28/12/2007 FREDERICO ROSTON GATTE 5/2007 2.800,00 VALOR CORRESPONDENTE A 175 CONSULTAS MÉDICAS DE ORTOPEDIA EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS, REFERENTE AO MÊS DE DEZEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
344 29/03/2007 HERCILIO HABITZREUTER 12/2007 2.400,00 PELA DESPESA EMPENHADA CORRESPONDENTE MÃO DE OBRA EXECUTADAS NA PINTURA INTERNA E EXTERNA DA ANTIGA SEDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DOS MOTORISTAS, LOCALIZADA NA AV. GOV. CELSO RAMOS Nº 354 CENTRO N/MUNICIPIO, CONFORME CONTRATO FIRMADO ENTRE AS PARTES.
1615 12/11/2007 JOÃO FELIPE PETROLI   1.889,00 CORRESPONDENTE A MÃO-DE-OBRA EXECUTADA NA COLOCAÇÃO DE FORRO NA SALA DO ALMOXARIDO DA SECRETARIA DESTE FUNDO MUNICIPAL, CONFORME CONTRATO.
697 05/06/2007 JOSE SEBASTIÃO AFONSO 5/2007 3.859,00 VALOR CORRESPONDENTE A 170 CONSULTAS MÉDICAS DE GINECOLOGIA OBSTETRA PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICIPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA UNICO DE SAUDE -SUS, REFERENTE AO MES DE MAIO/2007, CONFORME CONTRATO.
789 21/06/2007 JOSE SEBASTIÃO AFONSO 5/2007 3.859,00 VALOR CORRESPONDENTE A 170 CONSULTAS MÉDICAS DE ESPECIALIDADE EM GINECOLOGIA OBSTETRA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE JUNHO/2007, CONFORME CONTRATO.
1231 31/08/2007 JOSE SEBASTIÃO AFONSO 5/2007 7.854,20 VALOR CORRESPONDENTE A 346 CONSULTAS MÉDICAS DE GINECOLOGIA OBSTETRA PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICIPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA UNICO DE SAUDE -SUS, REFERENTE AOS MESES DE JULHO/2007 E AGOSTO/2007, CONFORME CONTRATO.
1444 05/10/2007 JOSE SEBASTIÃO AFONSO 5/2007 4.540,00 VALOR CORRESPONDENTE A 200 CONSULTAS MÉDICAS DE GINICOLOGIA OBSTETRA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE SETEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1597 07/11/2007 JOSE SEBASTIÃO AFONSO 5/2007 3.859,00 VALOR CORRESPONDENTE A 170 CONSULTAS MÉDICAS DE GINICOLOGIA OBSTETRA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1780 12/12/2007 JOSE SEBASTIÃO AFONSO 5/2007 4.812,40 VALOR CORRESPONDENTE A 212 CONSULTAS MÉDICAS DE GINECOLOGIA OBSTETRA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1882 28/12/2007 JOSE SEBASTIÃO AFONSO 5/2007 3.859,00 VALOR CORRESPONDENTE A 170 CONSULTAS MÉDICAS DE GINECOLOGIA OBSTETRA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE DEZEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.

1017 25/07/2007 JULIO CEZAR MARCHI   650,00 PELA DESPESA EMPENHADA CORRESPONDENTE A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORIA, CONSTITUINDO-SE DE UMA PALESTRA MINISTRADA NA ABERTURA DOS TRABALHOS DA SEGUNDA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITAPEMA, PROMOVIDA POR ESTE FUNDO.

692 05/06/2007 LUCAS GONÇALVES 5/2007 3.996,00 VALOR CORRESPONDENTE A 666 CONSULTAS MÉDICAS DE AUDITORIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICIPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA UNICO DE SAUDE -SUS, REFERENTE AO MES DE MAIO/2007, CONFORME CONTRATO.
780 21/06/2007 LUCAS GONÇALVES 5/2007 3.996,00 VALOR CORRESPONDENTE A 666 CONSULTAS MÉDICAS DE AUDITORIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE JUNHO/2007, CONFORME CONTRATO.
1080 01/08/2007 LUCAS GONÇALVES 5/2007 3.996,00 VALOR CORRESPONDENTE A 666 CONSULTAS MÉDICAS DE AUDITORIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE JULHO/2007, CONFORME CONTRATO.
1245 31/08/2007 LUCAS GONÇALVES 5/2007 3.996,00 VALOR CORRESPONDENTE A 666 CONSULTAS MÉDICAS DE AUDITORIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO/2007, CONFORME CONTRATO.
1443 05/10/2007 LUCAS GONÇALVES 5/2007 3.996,00 VALOR CORRESPONDENTE A 666 CONSULTAS MÉDICAS DE AUDITORIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE SETEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1596 07/11/2007 LUCAS GONÇALVES 5/2007 3.996,00 VALOR CORRESPONDENTE A 666 CONSULTAS MÉDICAS DE AUDITORIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1778 12/12/2007 LUCAS GONÇALVES 5/2007 5.382,00 VALOR CORRESPONDENTE A 897 CONSULTAS MÉDICAS DE AUDITORIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1883 28/12/2007 LUCAS GONÇALVES 5/2007 5.748,00 VALOR CORRESPONDENTE A 958 CONSULTAS MÉDICAS DE AUDITORIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, REFERENTE AO MÊS DE DEZEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
204 01/03/2007 PAULO D. DE MOURA   365,00 PELA DESPESA EMPENHADA CORRESPONDENTE MÃO DE OBRA EXECUTADAS NOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E CONSERTO DE 01 APARELHO CONDICIONADOR DE AR, 02 LAVADORAS DE ROUPAS, 01 PLACA ELETRONICA, 01 BEBEDOURO, 01 TERMOSTATO E 01 CELENÓIDE DE FRIOS DAS UNIDADES DE SAUDE DA MUNICIPALIDADE.
279 13/03/2007 PAULO D. DE MOURA   60,00 MÃO DE OBRA EXECUTADAS NO CONSERTO DE 01 APARELHO CONDICIONADOR DE AR E 01 BEBEDOURO DESTA SECRETARIA, SETOR VIGILANCIA SANITARIA.
280 13/03/2007 PAULO D. DE MOURA   180,00 MÃO DE OBRA EXECUTADAS NO CONSERTO DE 01 APARELHO CONDICIONADOR DE AR DESTA SECRETARIA.
302 22/03/2007 PAULO D. DE MOURA   103,00 MÃO DE OBRA EXECUTADAS NO CONSERTO DE 01 APARELHO CONDICIONADOR DE AR E DE 01 BEBEDOURO DAS DEPENDENCIAS DESTA SECRETARIA, PROGRAMA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA.
303 22/03/2007 PAULO D. DE MOURA   47,00 MÃO DE OBRA EXECUTADAS NO CONSERTO DE 01 APARELHO CONDICIONADOR DE AR 7.500BTUs DA SALA DO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO NESTA SECRETARIA.
934 12/07/2007 PAULO D. DE MOURA   90,00 PELA DESPESA EMPENHADA PARA CONTRATAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA P/ CONSERTO DO AR CONDICIONADO DOS PRÉDIOS DO PSF CENTRO E CAPS DO BAIRRO MORRETES, DESTE FUNDO MUNICIPAL.
699 05/06/2007 RAFAEL AMORIM 5/2007 1.930,00 VALOR CORRESPONDENTE A 200 CONSULTAS DERMATOLÓGICAS EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICIPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA UNICO DE SAUDE -SUS, CONFORME CONTRATO.
784 21/06/2007 RAFAEL AMORIM 5/2007 1.850,00 VALOR CORRESPONDENTE A 200 CONSULTAS MÉDICAS DERMATOLÓGICAS, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE JUNHO/2007, CONFORME CONTRATO.

1135 13/08/2007 RAFAEL AMORIM 5/2007 462,50 VALOR CORRESPONDENTE A 50 CONSULTAS DERMATOLÓGICAS EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS, CONFORME CONTRATO.
701 05/06/2007 RODRIGO MACIEL DE FREITAS 5/2007 3.864,00 VALOR CORRESPONDENTE A 240 CONSULTAS MÉDICAS NEUROLÓGICAS EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICIPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA UNICO DE SAUDE -SUS, REFERENTE AO MES DE MAIO/2007, CONFORME CONTRATO.
785 21/06/2007 RODRIGO MACIEL DE FREITAS 5/2007 3.864,00 VALOR CORRESPONDENTE A 240 CONSULTAS MÉDICAS DE ESPECIALIDADE EM NEUROCIRURGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE JUNHO/2007, CONFORME CONTRATO.
1082 01/08/2007 RODRIGO MACIEL DE FREITAS 5/2007 3.864,00 VALOR CORRESPONDENTE A 240 CONSULTAS MÉDICAS DE ESPECIALIDADE EM NEUROCIRURGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE JULHO/2007, CONFORME CONTRATO.
1230 31/08/2007 RODRIGO MACIEL DE FREITAS 5/2007 4.314,80 VALOR CORRESPONDENTE A 268 CONSULTAS MÉDICAS DE ESPECIALIDADE EM NEUROCIRURGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO/2007, CONFORME CONTRATO.
1471 05/10/2007 RODRIGO MACIEL DE FREITAS 5/2007 3.928,40 VALOR CORRESPONDENTE A 244 CONSULTAS MÉDICAS DE ESPECIALIDADE EM NEUROCIRURGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE SETEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1604 07/11/2007 RODRIGO MACIEL DE FREITAS 5/2007 4.282,60 VALOR CORRESPONDENTE A 266 CONSULTAS MÉDICAS DE ESPECIALIDADE EM NEUROCIRURGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1777 12/12/2007 RODRIGO MACIEL DE FREITAS 5/2007 4.540,20 VALOR CORRESPONDENTE A 282 CONSULTAS MÉDICAS DE ESPECIALIDADE EM NEUROCIRURGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1884 28/12/2007 RODRIGO MACIEL DE FREITAS 5/2007 3.944,50 VALOR CORRESPONDENTE A 245 CONSULTAS MÉDICAS DE ESPECIALIDADE EM NEUROCIRURGIA, EFETUADAS PARA PACIENTES CARENTES DESTE MUNICÍPIO, USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, REFERENTE AO MÊS DE DEZEMBRO/2007, CONFORME CONTRATO.
1611 07/11/2007 ROSANGELA MARIA RIGO   4.800,00 CORRESPONDENTE A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORIA, INCLUINDO DESPESAS COM PASSAGENS DE AVIÃO, HOSPEDAGEM E HORAS AULA PARA PALESTRANTE QUE IRÁ MINISTRAR 04 OFICINAS SOBRE OS TEMAS DST/AIDS, SEXUALIDADE E DROGAS, P/ OS AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E P/ OS AGENTES COMUNITÁRIOS, NOS DIAS 08 E 09/11/2007, NA CÂMARA DE VEREADORES DESTA MUNICIPALIDADE.

Total Vl. Empenho (R$): 231.871,90 de 277.021,90

Sobre a diferença remanescente de R$ 45.150,00, relativa a despesa com locação de imóvel no valor de R$ 44.750,00 e adiantamento no valor de R$ 400,00, pela sua natureza, não há incidência.

(Relatório nº 3.509/2008, de Prestação de Contas de Administrador - citação, item A.1.1)

A Unidade, em atenção ao apontado, apresentou os seguintes esclarecimentos:

Do valor de R$ 231.871,90 (duzentos e trinta e um mil, oitocentos e setenta e um reais e noventa centavos), empenhados na dotação 33.90.36.00.00.00.00 Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Física, houve a devida retenção previdenciária e o devido recolhimento a previdência social pelo valor total do Município, que é recolhido mensalmente, efetuado pelo Dpto. de Recursos Humanos, quando antecede pós processamento geral da folha e informado através da Gefip, para posteriormente ser descontados da parcela do FPM.

Tal procedimento estava acontecendo devido ao RH informar junto ao Gefip, além da folha de pagamento, também os serviços terceirizados de pessoas físicas, como o caso específico.

Atualmente, em 2008, seguindo determinação da STN, estamos empenhando as contribuições previdenciárias no elemento (47) – Obrigações Tributárias e Contributivas, o que corrige a falha.

Estamos juntando, com anexo (doc. 01), a relação dos encargos de INSS e FGTS, o protocolo de envio de Arquivo de Conectividade Social, bem como a relação de comprovante de declaração das contribuições a recolher para a Previdência Social, e para outras entidades e fundos por FPAS.

Diante das justificativas e documentos enviados pela Unidade, desconsidera-se o apontado, pois constatou-se que as contribuições previdenciárias incidentes sobre o total das despesas decorrentes da contratação de serviços de terceiros - pessoa física foram recolhidas. No entanto, destaca-se que essas contribuições foram classificadas indevidamente no elemento de despesa 13, juntamente com as demais contribuições, o que dificultou a identificação de tais despesas, o que será destacado no item B.1.1.

A.2 - Balanço Financeiro - Anexo 13 da Lei nº 4.320/64

A.2.1 - Procedimento contábil para o cancelamento de Restos a Pagar efetuado de forma imprópria, em desacordo ao artigo 85 da Lei nº 4.320/64 e Portaria STN nº 219/2004.

O Balanço Financeiro - Anexo 13, da Lei nº 4.320/64, demonstra na coluna "Receita Extraorçamentária" o valor de R$ 135.767,01, referente a cancelamento de restos a pagar.

Tal procedimento é considerado impróprio, tendo em vista o fato de que cancelar uma obrigação não traduz, necessariamente, repercussão no Ativo Financeiro e, assim, não deveria ser apresentado no Anexo 13.

Este Tribunal de Contas, por intermédio do Prejulgado nº 1595, pronunciou-se quanto ao tratamento a ser dado à figura do cancelamento de restos a pagar, resumidamente nos seguintes termos:

A Portaria STN nº 219/2004 também corroborou com o entendimento acerca do registro contábil do cancelamento de restos a pagar, indicando que sua movimentação será, sim, extraorçamentária, mas não com influência no financeiro, apenas repercutindo no patrimônio da Instituição Pública, incrementando-o.

Assim, fica evidente o desatendimento ao disposto no artigo 85 da Lei nº 4320/64, que reza:

O procedimento também contraria o entendimento manifestado na Portaria STN nº 219/2004, vigente à época, a saber:

B - exame doS DADOS REMETIDOS EM MEIO INFORMATIZADO

B.1 – Despesas

B.1.1 – Despesas classificadas em elemento impróprio, em desacordo com o previsto na Portaria Interministerial STN/SOF nº 163, de 04/05/2001

Constatou-se, pela análise dos históricos das notas de empenhos a seguir relacionadas, que as mesmas foram classificadas em elemento impróprio, de código 36 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física, em desacordo com a codificação prevista na Portaria STN/SOF nº 163/2001.

 

São as despesas:

NE Data Empenho Credor Vl. Empenho (R$) Histórico
820 27/06/2007 MARLENE MADALENA POSSAN FOSQUEIRA 200,00 CONCESSÃO DE ADIANTAMENTO PARA CUSTEAR DESPESAS REALTIVAS AO PAGMENTO DE INSCRIÇÕES PARA AS SRAS. MARLENE MADALENA POSSAN FOSCHIEIRA E DIRCE MARIA SCHNEIDER, PARA PARTICIPAREM DO XXIII CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE E IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE CULTURA DE PAZ E NÃO - VIOLÊNCIA, DIAS 27, 28, 29 E 30 DE JUNHO/2007, A REALIZAR-SE NA CIDADE DE JOINVILLE/SC, PARA POSTERIOR PRESTAÇÃO DE CONTAS.
935 12/07/2007 SIMONE CRISTINA PEDROLLO LORA 200,00 PELO ADIANTAMENTO DE DESPESA PARA A INSCRIÇÃO DA SERVIDORA SIMONE C. PEDROLLO LORA E DO SERVIDOR RODRIGO FRITZEN NO SEMINÁRIO "O MUNICÍPIO FRENTE AO NOVO MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO", A SER REALIZADO EM FLORIANÓPOLIS/SC NOS DIAS 11 E 12/07/07.

Total Vl. Empenho (R$): 400,00

Obs.: Os empenhos relativos à concessão de adiantamentos devem ser classificados nos elementos de despesas próprios ao objeto do gasto, isto é: se for para aquisição de material de consumo, o elemento a ser utilizado é o de código 30; no caso da contratação de serviços de terceiros (pessoas jurídicas) o elemento a ser utilizado é o de código 39.

 

Pela referida portaria o elemento 36 – Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Física se presta à classificação das seguintes despesas:

Vale aduzir que a Lei Federal nº 4.320/64 define elemento de despesa, em seu artigo 15, §1º, nos seguintes termos:

 

Deve a Unidade observar a correta classificação da despesa, segundo a sua natureza, de acordo com o que estabelece a Portaria STN/SOF nº 163/2001.

(Relatório nº 2.091/2008, de Prestação de Contas de Administrador - citação, item B.1.1)

Os esclarecimentos da Unidade foram os seguintes:

Em referência as Notas de Empenho nºs 820 e 935, ambas de 2007, visto se tratar de pessoas físicas, servidores com direitos a adiantamentos legais, o sistema de informática determina automaticamente para a classificação(lotação) em Pessoa Física, já que consta o CPF do servidor solicitante.

Também, é importante lembrar, que quando da realização da Nota de Empenho, ainda não se sabe a natureza da despesa, por esta não estar definida, sendo conhecida após retorno do servidor do seu compromisso – viagem.

Informa-se à Unidade que o apontamento se refere à classificação da despesa e não ao credor. Realmente, quando se processa o empenho de adiantamento não se sabe antecipadamente o credor, por isso que foi feita uma ressalva no Relatório 3.251/2008, nos seguintes termos "Os empenhos relativos à concessão de adiantamentos devem ser classificados nos elementos de despesas próprios ao objeto do gasto, isto é: se for para aquisição de material de consumo, o elemento a ser utilizado é o de código 30; no caso da contratação de serviços de terceiros (pessoas jurídicas) o elemento a ser utilizado é o de código 39", ou seja, o que vai definir o elemento de despesa quando da classificação, não é o credor, mas a natureza do gasto.

Observa-se, por exemplo, que o empenho 935 deveria ter sido classificado no elemento de despesa 39, posto que o adiantamento serviu para cobrir despesas de inscrição da Sra. Simone Cristina Pedrollo Lora no Seminário "o Município frente ao novo marco regulatório do saneamento", sendo que o pagamento realizado, provavelmente, foi feito a uma pessoa jurídica.

Assim, o apontado permanece na íntegra.

Ressalta-se, ainda, que do total das despesas, abaixo relacionadas, R$ 46.374,38 foram classificados indevidamente no elemento de despesa 13 - Obrigações Patronais, posto que se referem ao pagamento de contribuição previdenciária incidente sobre despesas decorrentes da contratação de serviços de terceiros - pessoa física e deveriam ter sido classificadas no elemento de despesa 47 - Obrigações Tributárias e Contributivas:

NE Data Empenho Credor Vl. Empenho (R$) Histórico
192 28/02/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 29.989,24 RECOLHIMENTO DE INSS PARTE EMPRESA, REFERENTE JANEIRO/07, DEDUZIDO DA COTA FPM NO MES DE JANEIRO/07.
193 28/02/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 480,00 RECOLHIMENTO DE INSS PARTE EMPRESA, REFERENTE JANEIRO/07, DEDUZIDO DA COTA FPM NO MES DE JANEIRO/07.
363 29/03/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 39.644,20 PELA DESPESA EMPENHADA CORRESPONDENTE RECOLHIMENTO DE INSS PARTE EMPRESA, REFERENTE FEVEREIRO/07, DEDUZIDO DA COTA FPM DO MES DE MARÇO/07.
364 29/03/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 480,00 PELA DESPESA EMPENHADA CORRESPONDENTE RECOLHIMENTO DE INSS DE TERCEIROS, REFERENTE FEVEREIRO/07, DEDUZIDO DA COTA FPM DO MES DE MARÇO/07.
502 30/04/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 5.723,75 PELA DESPESA EMPENHADA CORRESPONDENTE RECOLHIMENTO DE INSS PARTE EMPRESA, REFERENTE AO MES DE MARÇO/07, DEDUZIDO DA COTA FPM DO MES DE ABRIL/07.
503 30/04/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 60.120,38 PELA DESPESA EMPENHADA CORRESPONDENTE RECOLHIMENTO DE INSS PARTE EMPRESA, REFERENTE AO MES DE MARÇO/07, DEDUZIDO DA COTA FPM DO MES DE ABRIL/07.
788 21/06/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 67.333,22 PELA DESPESA EMPENHADA CORRESPONDENTE RECOLHIMENTO DE INSS PARTE EMPRESA, REFERENTE AO MES DE ABRIL/07, DEDUZIDO DA COTA FPM DO MES DE MAIO/07.
849 29/06/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 4.276,15 RECOLHIMENTO DE INSS PARTE EMPRESA, REFERENTE AO MES DE MAIO/07, DEDUZIDO DA COTA FPM DO CORRENTE MES.
850 29/06/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 64.050,44 RECOLHIMENTO DE INSS PARTE EMPRESA, REFERENTE AO MES DE MAIO/07, DEDUZIDO DA COTA FPM DO CORRENTE MES.
1003 23/07/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 69.755,78 RECOLHIMENTO DE INSS PARTE EMPRESA, REFERENTE AO MES DE JUNO/07, DEDUZIDO DA COTA FPM DO CORRENTE MES.
1207 30/08/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 71.693,09 RECOLHIMENTO DE INSS PARTE EMPRESA, REFERENTE JULHO/07, DEDUZIDO DA COTA FPM DO MES DE AGOSTO/07.
1410 28/09/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 38.970,45 RECOLHIMENTO DE INSS PARTE EMPRESA, REFERENTE AGOSTO/07, DEDUZIDO DA COTA FPM NO CORRENTE MÊS.
1564 30/10/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 119.794,22 RECOLHIMENTO DE INSS PARTE EMPRESA, REFERENTE SETEMBRO/07, DEDUZIDO DA COTA FPM NO CORRENTE MÊS.
1763 12/12/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 82.042,37 RECOLHIMENTO DE INSS PARTE EMPRESA, REFERENTE OUTUBRO/07, DEDUZIDO DA COTA FPM NO CORRENTE MÊS.
1764 12/12/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 79.630,43 RECOLHIMENTO DE INSS PARTE EMPRESA, REFERENTE NOVEMBRO/07, DEDUZIDO DA COTA FPM NO CORRENTE MÊS.
1765 12/12/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 57.416,06 RECOLHIMENTO DE INSS PARTE EMPRESA, REFERENTE COMPETENCIA 13º SALÁRIO/2007.
1897 28/12/2007 INSS INST. NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL 77.144,39 RECOLHIMENTO DE INSS PARTE EMPRESA, REFERENTE COMPETENCIA DEZEMBRO/07.
               

Total Vl. Empenho (R$): 868.544,17

B.1.2 – Inconsistência nas informações apresentadas ao sistema e-SFINGE, posto não demonstrar adequadamente a situação orçamentária do exercício, revelando deficiência de controle interno e contrariando o artigo 4º da Resolução nº TC-16/94

Na análise das contas prestadas pelo Administrador verificou-se que as informações a respeito do total da despesa, enviadas em meio informatizado pelo sistema e-SFINGE, não apresenta correspondência àquela registrada no Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada – Anexo 11 da Lei nº 4.320/64, integrante do Balanço Geral, a saber:

Informado pelo e-SFINGE Registrado no Anexo 11 Divergência
8.522.546,00 8.649.111,45 126.565,45

Resta evidenciada, portanto, divergência de R$ 126.565,45, situação que revela deficiência de controle interno na Unidade, em desconformidade com o disposto no art. 4º da Resolução nº TC-16/94, redigido nos seguintes termos:

(Relatório nº 3.509/2008, de Prestação de Contas de Administrador - citação, item B.1.2)

Em relação ao apontado, a Unidade se reportou nos seguintes termos:

O Coordenador do Controle Interno do Município de Itapema, Sr. Reneu Nyland, informa, e apresenta provas, demonstrando que as informações apresentadas ao sistema e-SFINGE, pelo Município de Itapema, Secretaria de Saúde, estão absolutamente corretas, considerando equivocados os apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, quando a este item, já que os documentos (anexo 02) demonstram que não houve qualquer divergência entre os valores informados no sistema e-SFINGE, calculando os valores empenhados, menos os valores estornados, permanecendo o saldo exato de R$ 8.649.111,45, que é o que foi informado no sistema e-SFINGE.

Destaca-se que em uma nova consulta no sistema e-SFINGE, verificou-se que o valor correto é de R$ 8.649.111,45, conforme tabela extraída do sistema. Portanto, desconsidera-se o apontado.

Código Despesa por Elementos Empenhada (R$) Liquidada (R$) Paga (R$)
3.1.90.04 Contratação por Tempo Determinado 2.776.167,57 2.775.431,25 2.775.106,95
3.1.90.11 Vencimentos e Vantagens Fixas (Pessoal Civil) 1.521.517,86 1.521.517,86 1.521.517,86
3.1.90.13 Obrigações Patronais 938.645,63 938.645,63 861.501,24
3.1.90.92 Despesas de Exercícios Anteriores 41.572,97 41.572,97 41.572,97
3.1.90.94 Indenizações e Restituições Trabalhistas 46.976,46 46.976,46 45.124,21
3.3.90.14 Diárias Civil 49.427,00 49.062,00 48.692,00
3.3.90.30 Material de Consumo 558.175,14 523.409,19 521.320,19
3.3.90.32 Material de Distribuição Gratuita 464.403,92 440.510,26 437.004,64
3.3.90.33 Passagens e Despesas com Locomoção 4.506,96 4.506,96 4.506,96
3.3.90.36 Outros Serviços de Terceiros (Pessoa Física) 288.271,90 271.771,90 286.021,90
3.3.90.39 Outros Serviços de Terceiros (Pessoa Jurídica) 1.109.842,18 1.075.747,85 1.079.192,65
3.3.90.92 Despesas de Exercícios Anteriores 4.465,16 4.465,16 4.465,16
4.4.90.51 Obras e Instalações 378.943,48 196.675,97 148.891,67
4.4.90.52 Equipamentos e Material Permanente 447.445,22 356.210,22 324.902,72
4.4.90.92 Despesas de Exercícios Anteriores 18.750,00 18.750,00 18.750,00
         

Total Empenhada (R$): 8.649.111,45

B.1.3 – Contratação de pessoal por tempo determinado para atendimento ao Programa de Saúde da Família - PSF / Programa dos Agentes Comunitários de Saúde - PACS, em desacordo ao estabelecido no artigo 16 da Lei nº 11.350, de 05/10/2006

Na análise das despesas realizadas pela Unidade verificou-se o empenhamento de R$ 1.725.482,24 no elemento 04 - Contratação por Tempo Determinado, referentes à contratação de pessoal para atendimento ao Programa de Saúde da Família - PSF / Programa dos Agentes Comunitários de Saúde - PACS.

São as despesas:

NE Data Empenho Credor Vl. Empenho (R$) Histórico
361 29/03/2007 ADELITE DE BRITO SANTOS E OUTROS 131.991,68 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE FOLHA DE PAGAMENTO DE SERVIDORES CONTRATADOS, LOTADOS NO PROGRAMA -PSF-, REFERENTE MARÇO/07.
506 30/04/2007 ADELITE DE BRITO SANTOS E OUTROS 131.701,91 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE FOLHA DE PAGAMENTO DE SERVIDORES CONTRATADOS, LOTADOS NO PROGRAMA PSF, REFERENTE ABRIL/07.
645 28/05/2007 ADELITE DE BRITO SANTOS E OUTROS 139.841,29 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE FOLHA DE PAGAMENTO DE SERVIDORES CONTRATADOS, LOTADOS NO PROGRAMA PSF, REFERENTE MAIO/07.
875 29/06/2007 ADELITE DE BRITO SANTOS E OUTROS 145.382,57 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE FOLHA DE PAGAMENTO DE SERVIDORES CONTRATADOS, LOTADOS NO PROGRAMA DA SAÚDE DA FAMILIA - PSF, REFERENTE JUNHO/07.
1044 30/07/2007 ADELITE DE BRITO SANTOS E OUTROS 159.673,98 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE FOLHA DE PAGAMENTO DE SERVIDORES CONTRATADOS, LOTADOS NO PROGRAMA - PSF, REFERENTE JULHO/07.
1083 02/08/2007 ADELITE DE BRITO SANTOS E OUTROS 16.069,62 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DAS SERVIDORAS E DOS SERVIDORES CONTRATADOS E LOTADOS NO PSF DESTE FUNDO, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.
1184 23/08/2007 ADELITE DE BRITO SANTOS E OUTROS 161.995,73 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE FOLHA DE PAGAMENTO DE SERVIDORES CONTRATADOS, LOTADOS NO PROGRAMA PSF, REFERENTE AO MES DE AGOSTO/07.
1409 28/09/2007 ADELITE DE BRITO SANTOS E OUTROS 156.904,68 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE FOLHA DE PAGAMENTO DE SERVIDORES CONTRATADOS, LOTADOS NO PROGRAMA -PSF-, REFERENTE SETEMBRO/07.
1691 23/11/2007 ADELITE DE BRITO SANTOS E OUTROS 150.011,53 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE FOLHA DE PAGAMENTO DE SERVIDORES CONTRATADOS, LOTADOS NO PROGRAMA - PSF -, REFERENTE NOVEMBRO/07.
1752 12/12/2007 ADELITE DE BRITO SANTOS E OUTROS 84.897,71 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE FOLHA DE PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO DE SERVIDORES CONTRATADOS, LOTADOS NO PROGRAMA PSF, REFERENTE EXERCICIO DE 2007.
1834 21/12/2007 ADELITE DE BRITO SANTOS E OUTROS 150.449,58 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE FOLHA DE PAGAMENTO DE SERVIDORES CONTRATADOS, LOTADOS NO PROGRAMA PSF, REFERENTE DEZEMBRO/07.
54 05/02/2007 ADELITE DE BRITO SANTOS E OUTROS 124.521,71 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONEDENTE FOLHA DE PAGAMENTO DE SERVIDORES CONTRATADOS, LOTADOS NO PROGRMA PSF, REFERENTE AO MES DE JANEIRO/07.
168 20/02/2007 ADELITE DE BRITO SANTOS E OUTROS 142.651,95 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE FOLHA DE PAGAMENTO DE SERVIDORES CONTRATADOS, LOTADOS NO PROGRAMA DE SAUDE DA FAMILIA -PSF-, REFERENTE FEVEREIRO/07.
1619 13/11/2007 ALESSANDRA SILVA DOS SANTOS 346,06 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO DE SERVIDOR C/ O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, DESTE FUNDO MUNICIPAL.
1007 23/07/2007 ANA CLÁUDIA RAULINO LEMOS 218,00 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DA SERVIDORA CONTRATADA E LOTADA NO PSF, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.
1744 07/12/2007 ANA CLÁUDIA RAULINO LEMOS 190,40 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO DE SERVIDOR C/ O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, DESTE FUNDO MUNICIPAL.
1097 10/08/2007 ANA PAULA MELLO E OUTROS 6.182,91 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DAS SERVIDORAS CONTRATADAS E LOTADAS NO PSF DESTE FUNDO, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.
1011 23/07/2007 ANGELITA FERRETTI HENSCHEL 483,27 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DA SERVIDORA CONTRATADA E LOTADA NO PSF, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.
1466 05/10/2007 ARI OJEDA OCAMPO MORE 840,66 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO DA SERVIDORA C/ O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, DESTE FUNDO MUNICIPAL.
1594 07/11/2007 ARIANE DE SOUZA 158,07 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO DE SERVIDOR C/ O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, DESTE FUNDO MUNICIPAL.
1023 27/07/2007 CARMEN LÚCIA SEIXAS DA CUNHA 219,39 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DA SERVIDORA CONTRATADA E LOTADA NO PSF, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.
1031 27/07/2007 DEBORA LUCIENE FRITSCH 1.207,52 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DA SERVIDORA CONTRATADA E LOTADA NO PSF, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.
1024 27/07/2007 DEISE FÁTIMA DE LIMA 225,81 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DA SERVIDORA CONTRATADA E LOTADA NO PSF, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.
1015 23/07/2007 DEJANIRA CAMPAGNOLO 218,00 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DA SERVIDORA CONTRATADA E LOTADA NO PSF, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.
1593 07/11/2007 EINAR MÁRIO RAMM 4.467,67 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO DE SERVIDOR C/ O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, DESTE FUNDO MUNICIPAL.
1025 27/07/2007 FABIANA LUCARINI 218,40 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DA SERVIDORA CONTRATADA E LOTADA NO PSF, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.
1468 05/10/2007 FABIANO CAMPOS 2.341,77 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO Do SERVIDOR C/ O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, DESTE FUNDO MUNICIPAL.
1014 23/07/2007 GRACA MARIA GOMES SALES 218,00 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DA SERVIDORA CONTRATADA E LOTADA NO PSF, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.
1495 15/10/2007 GUNNAR LEONARDO CHANDOHA 3.518,20 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE AO PAGAMENTO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO DO SERVIDOR C/ O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, DESTE FUNDO MUNICIPAL.
1908 28/12/2007 JOCE MORAES 153,40 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE FOLHA DE PAGAMENTO DE SERVIDOR CONTRATADO, LOTADO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF), REFERENTE DEZEMBRO/07.
1008 23/07/2007 LEONISSE BERNADETH CORREA 218,00 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DA SERVIDORA CONTRATADA E LOTADA NO PSF, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.
1462 05/10/2007 LIANA TEREZINHA ALVES 261,01 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO DA SERVIDORA C/ O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, DESTE FUNDO MUNICIPAL.
1010 23/07/2007 MARCIA LÚCIA BRAUN 499,09 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DA SERVIDORA CONTRATADA E LOTADA NO PSF, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.

1595 07/11/2007 MARCIA MARIA SERPA 372,93 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO DE SERVIDOR C/ O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, DESTE FUNDO MUNICIPAL.

1461 05/10/2007 MARIA CONCEIÇÃO SCHORN HARB 746,88 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO DA SERVIDORA C/ O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, DESTE FUNDO MUNICIPAL.
1009 23/07/2007 MARILUCI GONÇALVES DO NASCIMENTO GEHLEN 487,09 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DA SERVIDORA CONTRATADA E LOTADA NO PSF, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.
1026 27/07/2007 PAULO RICARDO DAS PALMAS NASCIMENTO 218,40 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DO SERVIDOR CONTRATADO E LOTADO NO PSF, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.
1029 27/07/2007 RAFAELA COSTA SILVA 219,64 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DA SERVIDORA CONTRATADA E LOTADA NO PSF, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.
1027 27/07/2007 REGINA MARIA JONSSON 218,40 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DA SERVIDORA CONTRATADA E LOTADA NO PSF, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.
1592 07/11/2007 ROSANA PEREIRA 361,46 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO DE SERVIDOR C/ O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, DESTE FUNDO MUNICIPAL.
1016 23/07/2007 ROSEMERI DA SILVA SÁ 200,28 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A 50% (CINQUENTA POR CENTO) DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DA SERVIDORA CONTRATADA E LOTADA NO PSF, REFERENTE AO EXERCÍCIO 2007.
1467 05/10/2007 ROSIMEIRE GOMES CORREIA 242,82 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO DA SERVIDORA C/ O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, DESTE FUNDO MUNICIPAL.
1748 10/12/2007 SUELI GOMES DOS SANTOS RABELO 410,00 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE AO PAGAMENTO DE DIFERENÇA SALARIAL DA SERVIDORA CONTRATADA, LOTADA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF), REFERENTE NOVEMBRO/07.
1709 29/11/2007 VANICE TUZZIN 3.363,31 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO DE SERVIDOR C/ O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, DESTE FUNDO MUNICIPAL.
1591 07/11/2007 WALTER LUIZ VARGAS JUNIOR 361,46 PELA DESPESA DE PESSOAL EMPENHADA CORRESPONDENTE A RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO DE SERVIDOR C/ O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, DESTE FUNDO MUNICIPAL.

Total Vl. Empenho (R$): 1.725.482,24

Ocorre que os profissionais necessários ao atendimento do Programa de Saúde da Família - PSF / Programa dos Agentes Comunitários de Saúde - PACS devem exercer suas atividades no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, mediante vínculo direto com o órgão ou entidade da administração direta, autárquica ou fundacional, sendo vedada a contratação temporária ou terceirizada, de acordo com o que dispõe o art. 16 da Lei nº 11.350/2006, a saber:

Sobre o assunto, este Tribunal de Contas manifestou-se no Processo nº CON nº 05/00173222, Decisão nº 1007/2007, de 18/04/2007, Prejulgado nº 1867, cujo excerto se transcreve:

A situação relatada é de relevante gravidade, devendo a Unidade imediatamente adequar-se às disposições legais vigentes.

(Relatório nº 3.509/2008, de Prestação de Contas de Administrador - citação, item B.1.3)

As justificativas da Unidade foram as seguintes:

Ao assumir a condição de Gestora do Fundo Municipal de Saúde, na metade do ano de 2006, a Alegante deparou-se com uma situação delicada em relação à saúde pública.

Havia falta de cargos efetivos criados em lei, que possibilitassem a realização de concurso público para prestação de serviços de saúde, entre eles o pessoal para o atendimento ao Programa de Saúde da Família – PSF / Programas dos Agentes Comunitários de Saúde – PACS.

Havia, contudo, várias Leis Municipais que autorizavam a contratação emergencial e temporária, a saber: Lei nº 1826/2001; Lei nº 1889/01; Lei nº 2283/2004; Lei nº 2181/2004; Lei nº 2289/2005; Lei nº 2300/2005; Lei nº 2355/2005; Lei nº 2368/2005, conforme cópias em anexo.(Doc.07)

Ou seja, o Fundo Municipal de Saúde, criado em 1992 nunca teve a preocupação, por seus Gestores, em solucionar tal situação, e esta Gestora, que assumiu por menos de seis meses no exercício de 2006, tomou todas as precauções necessárias para acabar com as contratações temporárias, necessárias ao funcionamento da saúde pública.

Prova disso que em 2007 foi apresentado o Projeto de Lei na Câmara de Vereadores, para a Reforma Administrativa na Saúde, onde estão previstos a criação de todos os cargos e empregos necessários para resolver a situação ora apontada pelo TCESC.

Este projeto foi transformado em Lei Municipal em 2007, adotando o nº 2.584, de 19/12/2007, estando previsto concurso público para o mês de novembro de 2008, conforme prova a documentação acostada a estas alegações. (Portaria de nomeação de servidores responsáveis pelo concurso).

Conclui-se, portanto, que a Gestora, em cinco meses do final do exercício de 2006, e no ano de 2007, ano em que foi criado os cargos e empregos públicos, nada pode fazer para solucionar o problema gerado por outros Gestores, como a continuidades das contratações temporárias, que já duravam mais de 12 anos, ou seja, não seria possível assumir em agosto de 2006, enviar o projeto de Lei a Câmara em 2007(pois havia a necessidade de previsão específica na LDO, seg. art. 169, da CRFB/88), esperar a aprovação da Lei pelos Edis, promulgar e publicar a Lei da Reforma da Saúde, licitar a empresa para a realização do concurso, realizar o concurso público, nomear novos servidores concursados em lugar dos Contratados Temporariamente, como sugere o TCE.

Assim, em 2007, com a aprovação da Lei que criou os cargos e empregos públicos, para que houvesse a substituição dos Contratados Temporariamente, o Município de Itapema, através da Secretaria de Saúde estará encerrando o ciclo desmedido de contratações temporárias, resolvendo definitivamente a situação herdada.

Recentemente (06 de outubro de 2008) o Ministério Público Federal do Trabalho, situado em Florianópolis, solicitou a presença do Sr. Prefeito e do Procurador Geral do Município de Itapema para firmar termo de acordo de conduta, onde foi acertado que, após o concurso, que se realizará ainda neste ano de 2008, deverão estar findados todos os contratos por tempo determinado, em cumprimento a Constituição e a Legislação Específica.

Diante de todo o exposto, e estando esclarecido os fatos que levaram aos apontamentos REQUER sejam acatadas as alegações de defesa da acusada, para anular, desconsiderar e arquivar as glosas elencadas acima, tida como irregulares, visto que se tratou de poucos equívocos de ordem formal, não material, já corrigidos pelo setor de contabilidade do Município, onde, ressalta-se, esta Requerente não teve qualquer ingerência, pois era a Gestora do Fundo Municipal da Saúde de Itapema-SC, não tendo qualquer responsabilidade sobre os procedimentos contábeis e de pessoal de sua Secretaria de Saúde.

Ante as justificativas encaminhadas pela Unidade e da consulta à Lei Complementar nº 2.584, de 19 de dezembro de 2007, anexada aos autos (fls. 141 - 164), verificou-se que foram criadas 75 vagas de empregos públicos para agentes comunitários de saúde e 08 vagas de empregos públicos para agentes de combate às endemias, e que existe uma previsão para realização de concurso público para preenchimento das vagas ainda no ano de 2008. Assim, diante das providências informadas pela Unidade Gestora, desconsidera-se o apontado, sem prejuízo de verificações futuras, acerca da efetividade do alegado.

CONCLUSÃO

À vista do exposto no presente Relatório, referente ao resultado da análise da Prestação de Contas Anuais do Fundo Municipal de Saúde de Itapema, com abrangência ao exercício de 2007, autuado sob o nº PCA 08/00148282, apuraram-se as seguintes restrições:

a. procedimento contábil para o cancelamento de Restos a Pagar efetuado de forma imprópria, em desacordo ao artigo 85 da Lei nº 4.320/64 e Portaria STN nº 219/2004 (item A.1.2 deste Relatório).

b. despesas classificadas em elemento impróprio, em desacordo com o previsto na Portaria Interministerial STN/SOF nº 163, de 04/05/2001 (item B.1.1).

Assim, a Diretoria de Controle dos Municípios, por sua Inspetoria 4 e Divisão de Contas Municipais 10, considerando o disposto na Constituição Estadual, inciso II do artigo 59 c/c o artigo 113; e no artigo 1º, inciso III da Lei Complementar nº 202/2000, sugere que possa o Tribunal Pleno decidir por:

1 - JULGAR REGULARES COM RESSALVA as contas anuais do exercício financeiro de 2007 do Fundo Municipal de Saúde de Itapema, dando quitação à responsável, Sra Marlene Madalena Possan Foschiera - Gestora do Fundo, nos termos da Lei Complementar nº 202/2000, artigo 18, inciso II, c/c o artigo 20, face às restrições relacionadas nos itens "a" e "b" desta conclusão.

2 - RECOMENDAR, nos termos do art. 20 da Lei Complementar nº 202/2000, ao Fundo Municipal de Saúde de Itapema que adote as medidas necessárias à correção das faltas identificadas e previna a ocorrência de outras semelhantes.

3 - DAR CIÊNCIA do Voto e da decisão à Sra Marlene Madalena Possan Foschiera - Gestora do Fundo.

É o Relatório.

DMU/I4/DCM 10, em ___/___/2008.

Mariângela Lobato Correia Veiga

Visto, em ___/___/2008.

Moisés de Oliveira Barbosa

Chefe de Divisão

De acordo,

em ___/___/2008.

Rafael Antônio Krebs Reginatto

Coordenador da Inspetoria 4

  TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

DIRETORIA DE CONTROLE DOS MUNICÍPIOS – DMU

Rua Bulcão Viana, 90, Centro – Florianópolis – Santa Catarina.

Fone: (048) 3221 - 3764 Fax: (048) 3221-3730.

Home-page: www.tce.sc.gov.br

PROCESSO PCA - 08/00148282
   
UNIDADE Fundo Municipal de Saúde de Itapema
   

RESPONSÁVEL

Sra. Marlene Madalena Possan Foschiera - Gestora do Fundo
   
ASSUNTO Prestação de Contas de Administrador referente ao exercício financeiro de 2007

ÓRGÃO INSTRUTIVO

Parecer - Remessa

A(o) Senhor(a) (Conselheiro ou Auditor) Relator(a), ouvida a Douta Procuradoria, submetemos à consideração o Processo em epígrafe.

TC/DMU, em ___/___/2008.

GERALDO JOSÉ GOMES

Diretor de Controle dos Municípios